Clube-empresa de volta a Pernambuco, com novo modelo econômico

Unibol e Intercontinental

Todos os clubes da premier league inglesa são privados. Bilhões de euros de ex-soviéticos, petrodólares, investidores americanos etc. Capital aberto, proporcionando o campeonato nacional mais rico do mundo, midiático. O regimento do futebol na terra da rainha é o maior caso de sucesso relacionado à clube-empresa. No Brasil, esse formato econômico ainda não decolou. O caso pioneiro foi o do União São João, do interior de São Paulo.

Fundado em 1981, o clube de Araras passou a ser administrado sob o novo formato em 1994, ainda sob a Lei Zico. Nada de amadores, mas sim um corpo gestor com executivos profissionais e planilha de cobranças de investidores. Sem apelo popular e focado na revelação de atletas, entre eles o lateral-esquerdo Roberto Carlos, chegou a ser campeão da Série B em 1996. A fonte secou onze anos depois, colocando o sistema em xeque. Outros times no país, com o mesmo perfil – sem grandes conquistas e torcida – foram criados, como o Malutrom, no Paraná, também em 1994. Este se mantém sem identidade alguma, mudando constantemente de nome. Atualmente se chama “J.Malucelli”.

Pernambuco também dois exemplos neste ramo. Em 16 de outubro de 1996, o Unibol Pernambuco Futebol Clube foi criado como uma revolução no estado, com o primeiro exemplo de clube-empresa. Criado pelo Grupo Moura sob orientação do renomado José Carlos Brunoro, o time acabou sendo vendido por R$ 50 mil dois anos depois, sem posse alguma, à rede de lojas Via Sports. Passou das mãos de Pedro Ivo Moura para Jaildo Dantas. A última temporada de atividade profissional foi em 2004, na segunda divisão estadual. Atualmente, a instituição mantém um modesto centro de treinamento com dois campos em frente ao cemitério de Paulista apenas para o trabalho nas categorias de base.

O meia Hernanes, hoje na Lazio, surgiu no Unibol, em 1999. Com o investimento escasso no CT, o clube ainda não conseguiu firmar uma grande negociação. O outro exemplo na região metropolitana surgiu em 26 de dezembro de 1999 através do empresário Walberto Dias. Ele fundou o Interncontinental, com escritório no Derby, centro de treinamento com cinco campos em Paratibe e mando de campo em Nossa Senhora do Ó, comprovando a tese de que identidade não era prioridade. Rebaixado da primeira divisão pernambucana em 2003, acabou abandonando o projeto por falta de verba. Licenciou-se da FPF em 2006. Dois anos depois, o empresário vendeu o CT ao Sport por R$ 2 milhões.

A partir de agora, mais um exemplo, aprendendo com o passado. O tradicional América Futebol Clube, que completa 99 anos nesta sexta, será gerido pela recém-criada empresa “AFC Participações e Projetos S/A”. Não por acaso a gestão será em um formato derivado, com prazo de execução de cinco anos. À frente, dez empresários. Não necessariamente torcedores do Mequinha, mas sim interessados em investir na base do Alviverde.

Para não repetir o erro do Unibol, que não investiu na sua infraestrutura e abandonou a disputa profissional, o Mequinha já busca parcerias para a base e está inscrito na Série A2. Por sinal, alugou o CT do Unibol e irá bancar uma necessária reforma. Para não vacilar como o Intercontinental, com poder concentrado, a AFC Participações terá mais vetores de investimento, reduzindo os riscos de crise, algo comum em times menores neste conceito. Além disso, deve propor projetos ao Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte.

A profissionalização do América é um bom exemplo para os demais. A conferir.

Centro de Treinamento do Unibol, em Paulista. Foto: Washington Vaz/J.R. Maciel/Blog do Mequinha

9 Replies to “Clube-empresa de volta a Pernambuco, com novo modelo econômico”

  1. Pingback: Seleção de base no raio de influência do clube-empresaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Alexandre,

    E você está certo! kkkk A categoria correta é “Nacional”, que aqui no sistema fica ao lado. No box, cliquei ao lado, no “Náutico”. Ajetei. Valeu pela observação.

  3. EL CAMPEÓN-87 - O CABULOSO E FOLGADO TRINACIONAL, TETRANORDESTE, e de quebra, CAMPEÃO NACIONAL DA LIGA NACIONAL FEMININA!!! (Puts!)t no dia disse:

    ATÉ O ÇANTA CRUI E A BARBIE pensando em clube-empresa, IMAGINE!

    *** BRASIL INTEIRAÇO ASSOMBROSAMENTE, INCRÉDULO, ESCANDALIZADO, COM O SACO ESTICADO E ASSUSTADORAMENTE DOLORIDO *** O filósofo, dramaturgo, mágico, gato noturno e poeta ROMARETE, aquele DEPUTA que se DISPUTA, explodindo: *DIZES COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS*. UALÁ!
    FINALMENTE ESCLARECIDO! AS ORGANIZAÇÕES CABULOSO&ZÉ DO RÁDIO – Divisão de Pesquisas Alucinantes -, voltando ao passado, CAPTARAM informações dando conta de que SEMPRE houvera, em um DETERMINADO momento, DELEGACIA que não possuía local GRADEADO para TROMBADINHAS,CHEIRA-COLA, SALTIMBANCOS, LANCEIROS…
    Seu *SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?* considerava-os FRUTOS DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL, TODOS IRMÃOS EM CRISTO, portanto, PERDÃO ABSOLUTO, TENTANDO CONVERTÊ-LOS PELA PREGAÇÃO BIBLIAL. Espetacular! Na sua DELEGA, só entravam cidadãos em busca de IDENTIDADE, FOLHA CORRIDA DA POLIÇA ou TODOS COM A NOTA.
    Recentemente, MARINETE soube desta BENESSE ALUCINANTE – já arrumando os seus malotes para se transferir para a Veneza Leonina, assustadoramente FELIZ. Durou pouco. O tal DELEGA aposentou-se: trocou a BALA por qualquer tipo de BOLA. Agora, só GRADAÇAS PARA OS FORAS DA LEI. MARIN já voltado
    para as ILHAS CAYMAN – dispensa-se MACACO, a energia lá abundante e barata. MORDOMIAS DE OUTRAS GALÁXIAS (para si e para seus INCONDICIONAIS SEGUIDORES: Limousine, Cartão de Crédito SEM LIMITE, cabeleireira, manicure, pedicure, boquetecure, acompanhantes deslumbrantes, os mais espetaculares vinhos do
    Planeta, MASSAGENS MEGAERÓTICAS a 8 mãos, manjares endeusados), com seus BIZACOS fabulosamente abarrotados de LASKAS-EUROS-DÓLARES. Para a MULTIDÃO ESMAGADORA, citado cidadão UM MONSTRUOSO IMORAL; para MINORIA-ÍNFIMA, o MARINZINHO um fantástico REPRESENTANTE DA RETIDÃO. Ô lasqueira!

    PELO MEGASPORT ESPETACULAR, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, AQUELE MANIAS DE SER CAMPEÃO BRASILEIRO TAMBÉM NO BASQUETE E INAUGURAR ARENAS ESPALHADAS POR VÁRIOS RECANTOS DO PLANETA, O FOLGADO E CABULOSO TRINACIONAL E TETRANORDESTE, TUDO!!!

  4. Agora comentando sobre post. Acho interessante esta proposta de transformar o América num clube empresa.
    Se os empresários fizerem um bom planejamento e seguirem à risca é grande a chance de conseguir um alto nível no futebol. Oq ñ pode ocorrer é o dinheiro começar a entrar e cada um pegar sua parte e deixar o clube sem nada.
    O futebol pernambucano só ñ é maior e melhor justamente por isso. Nossos clubes, principalmente o Santa Cruz, só tiveram diretorias cujo principal objetivo era eleitoreiro e/ou se aproveitar do sucesso do futebol ($$$) pegar sua parte e cair fora deixando um rombo no clube.
    Se esses empresários fizerem no mínimo oq Porto faz já está de bom tamanho. Vejam quantos jogadores se destacaram nacionalmente e até internacionalmente oriundos do Porto.

  5. Cássio tem como vetar comentários q fogem do assunto postado e/ou sefvem só p/ denegrir a imagem de outrem?
    As vezes vc quer ler um comentário p/ saber a opinião de outro torcedor sobre o assunto tratado e só se depara com um monte de retardado postando os mesmos comentários em vários posts, discriminando os outros por torcer por x ou y e etc.
    Acho q a pessoa tirar uma com a cara do outro pq o time perdeu é uma coisa, mas os caras aqui fogem dessa liberdades de zoação e partem pro preconceito e violência.
    Para o bem do blog, filtra esses comentários.

  6. Bruno,

    As imagens estão creditadas, inclusive com a autorização de Washington Vaz. Basta passar o mouse em cima da imagem. Todas as fotos no blog, e em outros sites, são creditadas assim.

  7. EL CAMPEÓN-87 - O CABULOSO E FOLGADO TRINACIONAL, TETRANORDESTE, e de quebra, CAMPEÃO NACIONAL DA LIGA NACIONAL FEMININA!!! (Puts!)t no dia disse:

    CLUBE EMPRESA é o xodó até do ÍBI . Mas, usufruamos da MEGABOMBA da Veneza Leonina, detonada recentemente.

    FINALMENTE ESCLARECIDO! AS ORGANIZAÇÕES CABULOSO&ZÉ DO RÁDIO – Divisão de Pesquisas Alucinantes -, voltando ao passado, CAPTOU informações dando conta de que SEMPRE houvera, em um DETERMINADO momento, DELEGACIA que não possuía local GRADEADO para TROMBADINHAS, CHEIRAS-COLA, SALTIMBANCOS, LANCEIROS, PEDÓFILOS, ESTUPRADORES… Seu SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? considerava-os OS INJUSTIÇADOS-PERSEGUIDOS DA SOCIEDADE, NENHUMA CULPA NO TOITICE, TODOS SEUS IRMÃOS EM CRISTO, portanto, PERDÃO ABSOLUTO E IRRESTRITO. Puts! Na sua DELEGA, só entravam cidadãos em busca de IDENTIDADE, FOLHA CORRIDA DA POLIÇA ou TODOS COM A NOTA. Recentemente, MARIN soube desta BENESSE ALUCINANTE – já arrumando os seus malotes para se transferir para a Veneza Leonina, assustadoramente FELIZ. Para ele, lamentavelmente, durou pouco: soube, de imediato, que TAL DELEGA JÁ SE APOSOSENTOU. Hoje, só GRADAÇAS PARA OS FORAS DA LEI. MARIN já voltado para as ILHAS CAYMAN, com seus BIZACOS assustadoramente abarrotados de LASKAS-EUROS-DÓLARES, além de VOTOS ESTONTEANTES DE TOTAL SOLIDARIEDADE POR TUDO ELE QUE FEZ, FAZ E FARÁ. Para uma multidão petrificante, só MALEFÍCIOS emanou dele; para uma minoria-mínima, ele,o PATRÃO DA BONDADE-RETIDÃO-HONESTIDADE, EXEMPLO DE CONDUTA ILIBADA. UALÁ, UALITA! PELO REI TUDO!!! Puts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*