Análise da semifinal 2013 – Náutico

Náutico em 2013. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Recomeço em cima da hora. Único representante do estado na Série A, com a pré-classificação à Copa Sul-americana, orçamento acima de R$ 40 milhões e estável em janeiro. O favoritismo do Náutico, que busca o título estadual desde 2004, era mais do que óbvio. Agora, em abril, foco no novo trabalho de Silas.

Algumas peças deixaram o elenco que terminou o Brasileirão em 12º lugar, sendo Kieza o principal desfalque, mas a base permaneceu. Fora do Nordestão, o Timbu ainda teve o primeiro turno como “pré-temporada”. Mas desandou. A saída de Gallo para a seleção brasileira de base foi o ponto-chave. Indicado pelo ex-treinador, Vágner Mancini assumiu o time ainda no primeiro turno.

O Náutico chegou a empolgar, com seguidas goleadas, artilheiro e vice. Mas vieram os clássicos e as duas derrotas balançaram o clube. A apatia ofensiva contra rubro-negros e tricolores, a marcação passiva e as improvisações minaram Mancini. Assim, o Náutico repete de certa forma o mata-mata do Estadual 2012. Ali, Gallo assumiu o Timbu no jogo de volta. Silas chega ainda no jogo de ida, consciente do trabalho de psicólogo. Cabe ao grupo aceitar.

Esquema tático do Náutico no Pernambucano 2013. Arte: this11.com

Destaque
Rogério, sem dúvidas. Após a saída de Kieza, para o futebol chinês, o atacante tomou as rédeas do setor, calibrou o pé e emendou um golaço atrás do outro. No embalo, dando assistências, viu Elton assumir a artilharia. A velocidade de Rogério é o principal vetor ofensivo do time em busca da retomada da boa fase.

Aposta
O lateral-esquerdo Douglas Santos não vinha fazendo um grande campeonato, mas viu a sua carreria ser sacudida com a convocação para o time principal da Seleção Brasileira. Ganhou confiança após a passagem na Canarinha e pode ser a surpresa timbu no mata-mata.

Ponto fraco
A defesa teve inúmeras formações durante a caminhada no Pernambucano. Pior, viu o seu melhor jogador, Jean Rolt, desfalcar o Náutico em várias oportunidades, inclusive nos dois clássicos inteiros. O retorno do defensor é essencial para a zaga.

Campanha no 2º turno (11 jogos)
21 pontos (2º lugar)
7 vitórias (quem mais venceu)
0 empate (quem menos empatou)
4 derrotas (o 4º que menos perdeu)
32 gols marcados (melhor ataque)
12 gols sofridos (a 3ª melhor defesa)

Geral: 40 pontos, 19 jogos, 13 vitórias, 1 empate, 5 derrotas, 49 GP, 20 GC.

Melhor apresentação: Náutico 8 x 0 Petrolina, em 24 de fevereiro.

Confira também as análises de Sport, Santa Cruz e Ypiranga.

Qual é a sua opinião sobre o desempenho do Timbu na fase final?

4 Replies to “Análise da semifinal 2013 – Náutico”

  1. Pingback: Análise da semifinal 2013 – YpirangaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Pingback: Análise da semifinal 2013 – Santa CruzBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Pingback: Análise da semifinal 2013 – SportBlog de Esportes | Blog de Esportes

  4. Pingback: Vai começar o 99º Campeonato PernambucanoBlog de Esportes | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*