A armada brasileira na Libertadores escancara a diferença econômica

Oitavas de final da Taça Libertadores de 2013. Crédito: pasionlibertadores.com

O avanço econômico do futebol brasileiro é nítido nas últimas temporadas. Contratações milionárias, invertendo o fluxo de jogadores, novos estádios, cotas de transmissão com valores inimagináveis na Série A até bem pouco tempo.

Por isso, não surpreende  recorde estabelecido pelo país, com seis clubes nas oitavas de final da Taça Libertadores da América de 2013. Atlético-MG (1º), Corinthians (4º), Fluminense (6º), Palmeiras (8º), Grêmio (15º)e São Paulo (16º) seguem na disputa pelo título continental. Confira o chaveamento aqui.

A presença brazuca é tão forte que Galo ou São Paulo poderão conquistar a Libertadores apenas com confrontos nacionais, desde que os conterrâneos sigam avançando. Assim, após o já agendado duelo nas oitavas, teria Palmeiras nas quartas, Corinthians na semifinal e Flu ou Grêmio na decisão.

O Brasil já proporcionou duas finais caseiras, em 2005 (São Paulo x Atlético-PR) e 2006 (Internacional x São Paulo). Na época, o poderio fez com que a Conmebol mudasse as regras, obrigando que dois times de um mesmo país se enfrentassem na semifinal, independentemente do chaveamento.

Porém, com uma presença massiva, não será tão difícil a partir de agora emplacar três times entre os quatro melhores, superando esta barreira.

Cabe projetar quanto tempo mais irá durar esse domínio. Nem uma eventual derrota neste ano mudará o cenário de fato para os próximos anos.

Atlético-MG x São Paulo – Bastava um “empate” ao Galo de Ronaldinho para despachar o Tricolor na fase de grupos. Derrotado, encara de novo o tricampeão da Libertadores, agora de ânimo renovado. Luís Fabiano pode voltar ao Tricolor.

Tijuana x Palmeiras – Mesmo na Série B, o Verdão faz uma campanha digna na Liberta. Vai encarar o time mexicano em um campo sintético, único deste tipo nas oitavas. O clube paulista vem jogando na base da garra.

Corinthians x Boca Juniors – A decisão continental de 2012 será reeditada logo nas oitavas de 2013. Apesar da camisa pesada, o time de Bianchi vem mal. Chegou a sofrer um 6 x 1 no campeonato argentino. Regular, o Timão é favorito.

Vélez Sarsfield x Newell´s Old Boys – Bom duelo argentino envolvendo dois times que brigaram recentemente pelo título nacional no país vizinho. O Vélez busca repetir a taça 1994. Bi-vice em 1988 e 1992, o Newel´s sonha o feito.

Fluminense x Emelec – O campeão brasileiro ainda precisa “engrenar”. Além de voltar a contar com Fred, o time precisa da torcida. Desfalcado do Maracanã e do Engenhão, o Flu jogou com apenas 10 mil pessoas em São Januário.

Olimpia x Tigre – O time paraguaio, três vezes campeão, passou sem sustos na 1ª fase. Vai encarar o time argentino mais fraco desta edição. O Tigre, porém, se classificou justamente goleando um paraguaio, o Libertad, fora de casa.

Santa Fé x Grêmio – Após conquistar o título colombiano depois de 37 anos, o Santa Fé mantém o embalo. Já a equipe comandada por Luxemburgo, repleta de estrelas, não mostrou regularidade no torneio, mas tem mais qualidade.

Nacional x Real Garcilaso – Um jogo de extremos. De um lado, um dos maiores participantes da Libertadores, com três títulos. Do outro, um estreante, fundado há apenas quatro anos. Se não der zebra, Nacional nas quartas.

Pitacos dos classificados? São Paulo, Tijuana, Corinthians, Newell´s, Fluminense, Olimpia, Grêmio e Nacional.

5 Replies to “A armada brasileira na Libertadores escancara a diferença econômica”

  1. e isso não é bom até para o próprio torneio esse monte de Brasileiro(os 6 classificados).mas,como temos uma das PIORES imprensas do Mundo,a imprensa de São Paulo,essa,tá nem ai.libertadores?o negócio é enfrentar quem vem da Europa!

  2. Cássio, me desculpe, me enganei, o gramado lá é um tapete natural!

    Melhor assim, já que esse gramados artificiais são horríveis para o futebol, a bola quica muito e corre demais.

    Por falar nisso, lembra que o Sport chegou a pensar em colocar esse tipo de gramado? Na época de Milton Bivar. Ainda bem que a idéia não foi adiante.

  3. Marcelo,

    O Estádio Inca Garcilaso de la Vega também tem grama sintética? Não achei registros aqui ainda.

  4. Cássio, assim como o Tijuana, o Real Garcilaso também manda seus jogos em gramado sintético. Então nessas oitavas 2 jogos serão realizados nesse tipo de gramado, que a meu ver deveria ser proibido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*