O Maracanã volta a impressionar do alto

Maracanã em 2013, sendo preparado para a Copa do Mundo de 2014. Crédito: Odebrecht/divulgação

Um gigante de concreto difícil de ignorar.

A cada voo no Rio de Janeiro o velho Maracanã está ali, bem visível da janela.

Se destaca das demais construções vizinhas. Virou um cartão-postal lá do céu mesmo. Seu formato tornou-se referência em estádios de futebol.

Os registros aéreos datam desde 1950, quando foi inaugurado com 183.354 lugares, segundo o cronograma de obras para o Mundial daquele ano.

Foram utilizados 500 mil sacos de cimento e 10 mil toneladas de ferro.

Em mais uma investida rumo à Copa do Mundo, a de 2014, veio o orçamento de R$ 1 bilhão para remodelar o maior estádio do país, agora com 78.639 lugares.

Após meses com a carcaça exposta, eis a nova cobertura com as membranas tensionadas esticando as lonas produzidas com teflon e fibra de vidro.

Com 68,4 metros de comprimento, a cobertura é bem maior que a antiga armação de concreto. Reconduziu os olhares das alturas ao Maraca.

Esta segunda versão, próxima dos 100%, deverá consumir 140 toneladas de ferro e 8,6 toneladas de cimento.

Seria mesmo difícil ignorar tanto concreto assim no horizonte…

Maracanã em 1950. Crédito: site História do Rio

12 Replies to “O Maracanã volta a impressionar do alto”

  1. Isso aí André Alvirrubro, aterroriza essa gentalha. Você é showww de bola amigo. Juntos fazemos a torcida mais high society e luxuosa do mundooooooooooooooo!!!!

  2. Caros,

    Como havia dito em meu comentário anterior, os pontos de corte nas estatísticas não podem ser usados de maneira subjetiva.

    Eu posso dar uns exemplos usando o Náutico:

    1 – Usando o ranking de pontos não unificado (após 1971) o Náutico é o time com pior rendimento em Recife

    2 – Nos últimos 30 anos o Náutico tem apenas 15% de conquistas pernambucanas comparado com o Sport, e, 43% do Santa Cruz.

    3 – O Náutico tem o menor número de participações entre os clubes pernambucanos na elite após o torneio ter sido organizado pela CBF, nesses moldes o Náutico nunca terminou entre os 8 primeiros classificados nos poucos anos em que disputou a elite.

    4 – O Sport foi fundado em 13/05/1905 no campeonato de 2005 que terminou no mês de abril quando o Sport ainda tinha 99 anos não disputou o título pernambucano sendo desclassificado pelo Náutico. Em 2006 no já com 100 anos o Sport no Campeonato pernambucano que terminou antes de 13/05/2006 foi campeão depois de desclassificar o Náutico.

    São só alguns dos exemplos, sem esquecer das façanhas pontuais que o Náutico possui como: Ser o único time em qualquer divisão do campeonato brasileiro a perder um jogo com 4 jogadores a mais que o adversário…

    Sem mais…

  3. Pessoal, vamos entender a carência do André Alvirrubro! Ele quer um obrigado pela participação…. Valeu pela participação man! Continue assim, sendo pioneiro, participando e não dando trabalho algum ao adversários! O Náutico é o time que todos adversários pedem aos céus em um campeonato. Perigo zero!

  4. Alguém falou porque não citei o RanKing de 1959-2012, aí vai:

    Eo Náutico será o clube pernambucano mais bem posicionado no Ranking da CBF, ao término de 2013, entre 16º a 18º e o Leão provavelmente ficará fora dos 20.

    É que Série A vale mais pontos….

    Comemorem……….

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Náutico – o pioneiro no estado nas duas principais competições internacionais: a Libertadores e a Sulamericana.

  5. Amigos, o que o Sport ganhou em 1990? Não sei, é que um amigo colocou aí.

    Ah, já não bastassem Módulo Amarelo, módulo dos times médios, vocês comemoram SÉRIE B???

    E o Campeão do Centenário, escrito no estadiozinho caquético de vocês, vocês também foram né??? Ah tá….

    Os baianos que o digam, bagunçam tanto de vocês: um estrela de mentira e uma estrela da Série B no escudo.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    nada poder ser menor!!!!

  6. Andre Alvirrubro, por que você não fala do ranking de pontos desde 1959? Época em que seu time foi vice, foi quarto…..Não fala porque seu time não está nem entre os top 20. Meu caro, quem gosta de dados é estatístico, eu gosto é de títulos…precisar falar mais alguma coisa? Quanto títulos seu time ganhou nos ultimos 40 anos? Apenas 7….Quando seu time crescer e chegar perto do meu SPORT começamos a trocar algumas palavras sobre time grande.

  7. A Barbie tem porra nenhuma. Tais com essa conversa de merda ainda é?! Vai ganhar alguma coisa doido, começar por algum clássico pelo menos, pois título ainda é uma palavra de sonho nos Aflitos…

  8. Depois de um texto tão longo faltou colocar um título do Náutico. Cadê André Alvirrubro?

  9. André,

    Você está postando as mesmas asneiras em todos os posts.
    Como estatístico que sou posso te falar que fazer pontos de corte no tempo para destacar “façanhas” é muito bom para discussões em mesas de bar, mas, de maneira alguma evidenciam a grandeza de um clube em detrimento dos outros…

    Sobre o Maracanã, posso dizer que ficou muito bonito e aparentemente funcional, vamos ver como será administração desse equipamento público a partir de agora.

  10. André Alvirrubro, tô com uma peninha da barbies sonhadoras !!! Vocês luxuosos não tem nenhum título nacional, de luxo não tem nada !!! 1987 / 1990 / 2008, esses anos talvez lhe refresque a memória !!! Sport “O eterno papai da cidade” !!!

  11. A nível de Campeonato Brasileiro, atual e histórico, o Náutico têm números de dar inveja a qualquer clube pernambucano e nordestino.
    Na nova fase do Campeonato Brasileiro, o Náutico é o maior clube Pernambucano em pontuação e o 2º colocado no Nordeste.

    E a diferença só vai aumentar este ano, sem falar no fato de que o Náutico será o clube pernambucano mais bem posicionado no Ranking da CBF, ao término de 2013 e o pioneiro no estado nas duas principais competições internacionais: a Libertadores e a Sulamericana.

    Se hoje já temos a folha mias cara do estado e ao longo do ano no Campeonato Brasileiro, o quer dizer quando o Shopping nos Aflitos tiver pronto e mais 1,5 milhão POR MÊS nos cofres alvirrubros.

    Único clube Pernambucano na Série A, o Alvirrubro recomeça a construir uma história de SUPERIORIDADE ao seu maior rival. E o rivalzinho pobrinho afundar ladeira abaixo, no poço da Séries D e C.

    Por isso que digo, apesar de tudo, o futuro VERMELHO, está escrito.

    Ranking de pontos do Campeonato Brasileiro a partir de 2003 (era dos pontos corridos):

    Classificação – Pontos (2003-2012)
    (Excetuando-se a temporada de 2013)

    1) Vitória – 246
    2) Náutico – 180
    3) Sport – 175
    4) Fortaleza – 142
    5) Bahia – 139
    6) Ceará – 86
    7) Santa Cruz – 28
    8) América de Natal – 17

    Participações oficias na Série A (1959-2013):
    Bahia – 44
    Náutico -35
    Sport – 35
    Vitória – 33
    Santa Cruz – 23 (eita clube de expressão nacional, kkkkkkk), 17 vezes
    Ceará – 21
    Fortaleza – 20

    Série C:
    Santa – 3

    Série D:
    Santa – 3

    Na história doi Campeonato Breasileiro, o Náutico chegou entre os quatro primeiros colocados por cinco vezes, ficando apenas atrás do Santos neste quesito na fase do Campeonato Brasileiro/Taça Brasil. Nas seis edições em que participou deste torneio, o Náutico disputou 38 jogos, com 19 vitórias, 6 empates, 13 derrotas, 62 gols a favor e 46 contra. O vice-campeonato de 1967 foi a melhor colocação, com o Timbu ficando 2 vezes em terceiro e outras 2 em quarto, além do sétimo lugar em 1964, na colocação menos brilhante do Náutico na Taça do Brasil.

    Considerando a terceira colocação na Copa do Brasil de 1990, por seis vezes o Náutico ficou entre os quatro melhores colocados de torneios disputados em formato de copas/campeonatos nacionais, melhor performance de um clube do Norte-Nordeste, considerando este parâmetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*