A responsabilidade social no futebol via redes sociais, vigiadas por todos

Negro e branco

“Vou confessar. Perder pra esse time de pobre preto e puta me incomoda.”

De cabeça quente, numa brincadeira de mal gosto ou num círculo de amigos. Descabido. Não foi num estádio, mas no universo virtual.

A declaração postada em uma rede social após o desfecho entre alvirrubros e tricolores na semifinal do campeonato estadual, no domingo, não passou batida.

A mensagem direcionada ao Santa Cruz foi replicada centenas de vezes por torcedores de outros times, não importando a bandeira.

Indignação de tricolores, rubro-negros e até alvirrubros, pois os três rivais contam com torcedores nas camadas sociais mais baixas. Não há demérito.

A resposta oficial saiu nesta terça-feira, com a direção coral acionando o Ministério Público de Pernambuco para que seja investigada a autoria e veracidade das declarações de preconceito racial (veja aqui).

Twitter, Facebook, Google+ e Orkut podem ser espaços virtuais para brincadeiras no futebol, debates acalorados, mas para tudo há um limite. Casos de processos na internet não são raros no país.

Pois é. É preciso ter o mínimo de responsabilidade ao escrever, além de educação e inteligência, até mesmo para compreender o termo “rede” com a proliferação das mensagens de forma muito maior do que a vida real.

Uma frase dita após mais uma dura eliminação pode ser “ouvida” por milhares de pessoas minutos depois. E o preço pode ser enorme….

11 Replies to “A responsabilidade social no futebol via redes sociais, vigiadas por todos”

  1. Descobri a identidade secreta do AESN.

    Trata-se do Sr. Antônio Eduardo Simões Neto.

  2. Um clube que se gaba por ter a maioria de sua pequena torcida na ‘elite’ não merece meu respeito

  3. no brasil tem uma tv,que manda e desmanda,diz o que quer,amostra o que quer,engana os cidadoes,a todo momomento,amostra estatisticas ridiculas,e ainda diz o que e bom pra gente..e nao dar em nada,nada de nadica. ha sai fora jacare.

  4. alias:a nossa imprensa recifense vem dando um banho de cinismo!vi agora a noite o”jornal da clube”e os apresentadores estavam constrangidos com o fato.e ainda enchem a boca pra falar mal das”torcidas organizadas”.duvido q eles iriam falar um negócio desse.mas estou amando ver as máscaras desabando da cara das pessoas.mas,mesmo assim,os caras ainda mantem a pose.quero ver o q o tal de”aqui pe”(o jornal mais tirador de onda com o náutico aqui em Recife)vai dizer?não duvido da hipocrisia deles tambem!

  5. olha o asno:voce perdeu uma boa oportunidade de ficar quieto!o q ele(EASN)e o Fernando Alvirrubro falaram é a atual sociedade não só pernambucana.Hipocrisia acima de tudo.e pior,os caras não se acham dessa forma.

  6. Gente, deixa isso pra lá , a menina da barbie q fez esse comentario estava de cabeça quente elas são farinha do mesmo saco , depois fica tudo bem .

  7. O passado racista do Náutico, que não foi o único, inclusive daqui do Recife, é uma vergonha, acho que o clube deveria se posicionar sobre isso e combater esse tipo de coisa, hoje têm muitos alvirrubros negros e pobres que merecem tanto respeito quanto os brancos e ricos, mas daí a usar o passado racista pra condenar eternamente clube e torcida é uma covardia, e eu li coisas desse tipo domingo, gente falando que a torcida do Náutico ou parte dela é racista, pessoas racistas existem nas três torcidas, inclusive na do Santa Cruz, é bom ter cuidado antes de cagar regra e querer ser mais correto que os outros por torcer para determinado clube, e se foi alguma gréia do alvirrubro, vale lembrar que torcedores do Santa Cruz e do Sport também se provocam falando que outro é time de ladrão, presos, e tiram onda com o Náutico chamando de barbie, esse caso mostrou muita hipocrisia

  8. Esse dançou, afinal está em moda no Brasil o preconceito às avessas.
    Pobre atropelou ? Coitadinho, temos que entender a condição social dele.
    Rico atropelou ? Rico safado, deve pagar uma indenização gorda.
    Pobre falou mal do rico ? Senso crítico.
    Rico falou mal do pobre ? Preconceito. Crime.
    O cara falou isso ? Preconceito.
    Alguém, num site, comentando o assunto, disse : “Isso é uma barbie chorona, que fca com raiva do namorado e quer descontar nos outros, vai barbete chorona…” Vai ser processado ?

  9. se for assim tem que entrar com processo em todos os torcedores que xingarem outra torcida no estádio.
    o cara errou em ser preconceituoso, mas isso não é de agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*