Sporting de Lisboa reativa o pioneirismo internacional do Náutico

Amistoso internacional em 2013: Náutico x Sporting

Em 29 de janeiro de 1937 o Náutico se tornou o primeiro clube pernambucano a disputar um amistoso internacional. No início da era profissional no estado, o Alvirrubro enfrentou o poderoso Atlanta, profissional há anos e que havia acabado de terminar o campeonato argentino em 6º lugar. O 10 x 6 para os hermanos não tirou o pioneirismo timbu, o primeiro de muitos.

O clube seria o primeiro local a excursionar no exterior, em 1950, no Suriname. Fez a primeira viagem à Europa, em 1953, a primeira participação na Taça Libertadores da América, em 1968, a primeira na Copa Sul-americana, agendada para este ano. Também será assim na Arena Pernambuco.

Enfim, foi marcado o amistoso que irá abrir oficialmente o novo estádio em São Lourenço da Mata. No dia 22 de maio, o Náutico enfrentará o Sporting de Portugal. O clube alviverde, que tem um leão como mascote, soma dezoito conquistas nacionais e uma taça europeia.

O Sporting já esteve no Recife, em 1952. Sequência dos amistosos: perdeu do Sport (2 x 1), empatou com o Náutico (2 x 2) e goleou o Santa Cruz (4 x 1).

O contrato para o amistoso em 2013 foi assinado em Lisboa, na sede do adversário português, com uma forte comitiva pernambucana, incluindo os presidentes do executivo timbu, Paulo Wanderley, do conselho deliberativo do clube, Berillo Júnior, do consórcio Arena Pernambuco, Sinval Andrade, e o diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Bruno Dourado.

Apesar da capacidade de 46.214 lutgares, o evento-teste terá 30 mil ingressos.

Presidentes do Sporting (Bruno de Carvalho) e do Náutico (Paulo Wanderley) acertando um amistoso em 2013. Crédito: divulgação

2 Replies to “Sporting de Lisboa reativa o pioneirismo internacional do Náutico”

  1. ATÉ QUE EMFIM ESSE NOSSO PRESIDENTE RESOLVEU SAIR DA TOCA E DIVULGAR NOSSO CLUBE. ANTES TARDE DO QUE NUNCA. VAMOS FAZER UMA GRANDE FESTA CONTRA O SPORTING. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS.

  2. Num livro sobre o Náutico, têm um amistoso Náutico 2×2 Sporting, em 1952

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*