Pentacampeonato tricolor nas arquibancadas do Recife

Pernambucano 2013, final: Santa Cuz 1x0 Sport. Crédito: Rede Globo/reprodução

No gramado, com a bola rolando, o Santa Cruz conquistou o tricampeonato estadual. Nas arquibancadas, em presença de público, uma sequência ainda maior, com o penta. Apesar de ter registrado mais um índice acima de 20 mil pessoas, a Cobra Coral teve neste ano o menor entre os dados do tri no futebol.

Na postagem, reproduções de imagens áreas na transmissão da final de 2013, no Arruda e na Ilha do Retiro. Apesar do visual, o total de torcedores nos dois clássicos foi de 65.017, o mais baixo das últimas três finais das multidões. Em 2012 foram 76.080. Em 2011, a melhor marca, com 92.412 pessoas.

Esse dado se reflete na média dos três grandes clubes na recém-encerrada competição, com uma grande redução em relação à edição passada. As quedas foram de 27,9% (Alvirrubro), 22,2% (Tricolor) e 32,3% (Rubro-negro).

Média de público de Náutico, Santa Cruz e Sport no Campeonato Pernambucano de 2005 a 2013. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Abaixo, os números de Náutico, Santa e Sport nos jogos como mandante no Estadual, com dados absolutos e confrontos apenas contra os clubes pequenos. A diferença no número de partidas se deve ao fato de o Timbu ter disputado o primeiro turno, enquanto os rivais estavam na Copa do Nordeste.

1º) Santa Cruz – 8 jogos como mandante no Arruda
Total: 165.751. Média: 20.718. Contra pequenos (5): 66.202 e média de 13.240

2º) Sport – 8 jogos como mandante na Ilha do Retiro
Total: 103.913. Média: 12.989. Contra pequenos (6): 58.500 e média de 9.750

3º) Náutico – 12 jogos como mandante nos Aflitos
Total: 98.425. Média: 8.202. Contra pequenos (10): 67.735 e média de 6.773

Pernambucano 2013, final: Sport 0x2 Santa Cruz. Crédito: Rede Globo/reprodução

27 Replies to “Pentacampeonato tricolor nas arquibancadas do Recife”

  1. O boi será campeão ate quinta, porque O PAPAI DA CIDADE ESTA VIAJANDO E O VICE ASSUME! RSRSRSR

    CHUPA TRI VICE!

  2. Porque nenhuma seleção vai usar a casa dos festejos na copa das confederações? Cade o maior clube do nordeste? cade o campeão da serie B DE 87? vcs são muito pequenos TRI vices… kkkk…

    Já mandei trocar meu gramado de novo ou então não libero o quarto maior estádio particular do Mundo!

    CHUPA BOI!

  3. Porque o boi, Paulista e Santo Andre não ganha a copa do Brasil agora? ta facinho feito antes, kkkk.

    Vocês boiolegros vão falar o que para seus filhos quando eles pedirem para ver a fita da final do Brasileiro de 87? e quem foi o árbitro? e o público? kkk, é ser muito pequeno…

    e a final da série B contra o Guarani? afinal, quem ganhou? os penaltis acabaram mesmo? quem venceu?

    o Pernambucano começou quando o Santa Cruz (PAPAI DA CIDADE) foi fundado, e o Boi com 11 anos de estrutura nas costas não ajuda em nada não é? não cita a Barbie como exemplo, pois, Barbie é Barbie.

    Tanto dinheiro, tanto lucro, é tão rico e tem um campo ao inves de um estadio e tem uma quadra que é de Emerson Leão, uma piscina de Xepo, outra quadra de Leomar… é tudo leiloado…

    SOU PENTA CAMPEÃO DE PÚBLICO EM PE E NO BRASIL… QUE PESQUISA É ESSA?

    CHORA BOI! KKKKKKKKKKKKKK

  4. Santa cruz F.C: MAIOR ESTÁDIO DO NORDESTE, MAIOR TORCIDA DO NORDESTE COMPROVADO EM CAMPO E TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL!

    CHORA BOIOLEGROS!

  5. Eu quero saber quando vai ser o terceiro jogo, procuro em todos os sites e não encontro.

  6. O cara dizer que o Santa Cruz tem menos títulos estaduais porque é o mais novo entre os 3 grandes da capital é uma burrice sem tamanho, pois não conhece a própria história do clube. O Santa Cruz é o único que jogou TODOS os Campeonatos Pernambucos, o Náutico tem uma participação a menos e o Sport têm duas a menos que os burrinhos aí. Não tem mais porque na maioria das vezes são fracos mesmo! Aliás, só campeão 16 anos depois.

  7. Então, Sérgio Rocha, me explica como o Arruda cabem mais de 80.000 pessoas se a capacidade oficial é de 66.000? Adorador de cobra!

  8. Valter Barros SCR, saiba que em um estádio que cabem 30 mil pessoas (muito apertado) e tem 56.875 só se ficaram um em cima do outro, LITERALMENTE. Isso significa que vc gostam de levar nas costas, ter alguém atrás, em cima, LITERALMENTE. rsrsrsrs

  9. É por essas colocações, surtos , mentiras e mania de grandeza, que apelidaram o Sport, no resto do País, de ” CAMPEÃO DE ANEDOTAS” . Até nós, pernambucanos que não torcemos pelo rubro-negro, quando chegamos lá somos ridicularizados. Já não nos chamam de ” Paraíbas”, agora é : ” lá vem os CAMPEÕES DE ANEDOTAS ” . Tudo isso por causa dessa mentira de 87.

  10. Maior público na Ilha do Retiro:

    7/6/1998 Sport 2 x 0 Porto – 56.875 pessoas
    última partida do Campeonato Pernambucano daquele ano – Sport Tricampeão invicto.

  11. O que acho engraçado é que todas as veses que o Santa Cruz ganha do leão morto os fanáticos vão vivenciar os títulos já ganhos e se gloriar do passado e esquecem que passado não ganha titulos. Quem vive de passado é museu. então BaMbis provem que são melhores e não deixem acobra, Opa! cobra não ANACONDA ENGOLIR O RATO DE JUBA.

  12. Realmente, o Santa Cruz é o mais pobre dos grande de Pernambuco, agora, quero lembrar que o Santa Cruz é o time mais novo, o centenário do santinha é em 2014, e vocês já tem mais de cem anos, já são vovôs, e pra completar o SANTA CRUZ F. CLUBE é tri campeão pernambuco, posso fazer nada tri vi, pois! si tu vais ser o fiasco do brasileiro de 2013, isso eu tenho certeza absoluta, a serie ” C ” te aguarda miséria.

  13. com 11 mil ingressos todos com a nota e ingressos trocados por feijão e fácil ser penta campeão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ultimo colocado em arrecadação , sport mais rico do norte nordeste
    # chupa tricobarbie

  14. é engraçado a lombriga do canal foi fundado em 1914 e o campeonato pernambucano nasceu neste mesmo ano mas o sport tem o maior numeros de titulos estaduais e sem falar que ficamos 11 anos sem ganhar estadual,no hexa do rato e penta da lombriga e somos o unico dos trés que não participou de todas as edicoes,sem falar que em mais de 20 pesquisas realizadas sempre somos a maior torcida de forma esmagadora,desafio qualquer um a ir a qualquer escola ,faculdade,repartição,empresa,favela,morro,até em locais q vocês dizem q são redutos de tricolores como casa amarela e região norte para pravarem q a torcida do sport é e sempre será a maior do nordeste,o ibope diz q a globo tem maior audiência,diz que o flamengo tem maior torcida,acerta a preferencia politica,vocês não questionam.só questionam quando é conveniente. Pelo o sport tudooooooooooooooo

  15. É INTERESSANTE, NA FINAL DA COPA DO BRASIL DE 2008 EU PAGUEI 100 REAIS NO INGRESSO E COLOCAMOS APROXIMANDAMENTE 45 MIL PAGANTES, A 12 ANOS SOMOS ELEITOS A MAIOR TORCIDA DO NORTE – NORDESTE, E COMO É QUE UMA TORCIDA FEITO A DO SANTA CRUZ VAI PAGAR UM VALOR DESSE PARA ASSISTIR JOGOS, A PESQUISA FOI FEITA ATRAVES DA INSTITUIÇÃO IBOPE QUE É A MESMA QUE PESQUISA AS CAMPANHAS POLITICAS E NUNCA ERRAM. O SPORT TEM MAIS TITULOS E TEM MENOS ANOS QUE O NÁUTICO QUE DEVERIA TER MAIS TITULOS DO QUE O SPORT, NO HEXA DO NÁUTICO E NO PENTA DO SANTA, O SPORT PASSOU 11 ANOS SEM GANHAR TITULOS, ENTÃO NÃO PODEMOS COMPARAR UM CLUBE TÃO GRANDE FEITO O SPORT COM OS OUTROS MENORES FEITO O YPIRANGA, CENTRAL, PORTO, SANTA CRUZ, PETROLINA, NÁUTICO, SALGUEIRO. O SPORT É UM CLUBE GRANDE E O MAIS RICO DO NORDESTE, PENA QUE A INVEJA MATA, MORRAM DE INVEJA E PELO SPORT TUDO!!!

  16. A torcida do mais querido novamente mostrando quem domina o estado: O povo! Vamos parar de falar besteira boiolegros, No todos com a nota esse ano, o número de ingressos é igual para os 03 clubes da capital, sem falar que o ingresso do PAPAI DA CIDADE, de 2012 para cá, tem sido mais caro que os demais clubes do Pernambucano. Vocês querem viver se iludindo, mas, não queiram iludir os outros: único clube no planeta que tem coragem de falar que é campeão de um campeonato onde não disputou nem final, se vangloria de ter ganho uma copinha onde ganham timecos como: Santo André, Paulista, sport…. e dizem que tem mais t´tulos no estado, mas, esquecem que são 11 anos mais velhos que mais querido, o clube das multidões! Temos o maior estadio do nordeste e o quarto maior do mundo, e a maior e mais apaixonada torcida do Norte Nordeste! Chora TRI-VICE, CHUPA BOI!

  17. domingo no chiqueiro tinha 26 mil torcedores mais 7 mil era do santa , a capacidade do chiqueiro é 32 mil e a COISA nunca botou 30 mil que torcida mequetrefe é essa .!!!!!!!!!!! chora cachorra de peruca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. juntando copa do nordeste, Pernambucano , copa do Brasil, e o Brasileiro o SANTA É TIME QUE VAI BOTA MAIS TORCEDOR EM CAMPO , AUGUEM TEM DUVIDA ?

  19. Eu quis dizer, JOÃO.

    Só mais uma observação: o Santa Cruz também lidera no quesito PÚBLICO PAGANTE. Pode tirar o Todos com a Nota dos dois que mesmo assim o Santa Cruz ainda está na frente. kkkk

  20. Júlio,

    A torcida do Santa esse ano não comemorou muito. Comemoramos muito mais em 2011 e 2012. Em 2013 foi algo que já perdeu a graça. E que venha o Náutico na final de 2014, para ver se temos um jogo mais emocionante!

    Saudações TRIcolores!!!!

  21. Pingback: O Pernambucano mais esvaziado do TCNBlog de Esportes | Blog de Esportes

  22. Basta ver a festa que o sport fez no aeroporto quando subiu para série A, nem se compara com a festinha que fizeram hoje, na viagem para Porto Alegre. É como falei, tratamento igual para todos. O santa passa o sport, justamente no todos com a nota, é simples, é matemática

  23. Depois que foi criado o todos com a nota que é muito maior para eles. A torcida do sport é muito pobre, também deveria receber igual tratamento para o time do governo.

  24. Peço a gentileza, se porventura algum pesquisador de instituto de plantão estiver lendo, que explique à população como é que pode haver durante 05 anos uma diferença de público tão grande do Santa Cruz com relação ao Sport ( eu nem falo do Clube Náutico São Lourenço) . Será que os torcedores do Sport que vão aos estádios estão morrendo ao milhares. Só pode ser. Pois os institutos de “pesquisa” afirmam que ele tem 98% de torcedores do Estado, mais ou menos quase toda a população. Se continuar dessa forma, toda a população de PE, metade do Brasil um terço do mundo torcerá pelo Sport, mas nos estádios só irá o presidente. Com a palavra os luminares dos institutos de “pesquisa”, ou melhor, de ” CAÇA SIMPATIZANTES …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*