Até a Arena Pernambuco, todos os caminhos passam pelo metrô

O esquema organizado pelo governo do estado para o primeiro evento teste de fato da Arena Pernambuco, com o amistoso internacional Náutico x Sporting, será baseado no traslado via metrô. Apesar de o estacionamento do estádio ter cinco mil vagas, o local não será liberado para o público, devido às restrições da Fifa. Assim, com o empreendimento numa nova centralidade, o caminho será mesmo pelos trilhos, com um público estimado em 30 mil pessoas.

Trata-se de uma demanda considerável. Quando o projeto da arena foi concebido, em 2009, a ideia era deslocar 1/3 da capacidade total (15 mil dos 46.214 torcedores) de metrô. Nota-se uma sobrecarga agora….

Para se ter uma ideia, o acesso via táxi será até o TIP. Depois, bloqueio na pista. No projeto, o torcedor poderá se deslocar de carro a cinco estações de metrô com vagas para carros. Ao todo, 5.200 vagas nesses pontos. Na prática, o número será menor, sobretudo pelo uso comum no público, à parte do futebol. Confira os estacionamento anexados ao metrô, segundo o governo.

Estação Aeroporto (Aeroporto Internacional dos Guararapes)  – 2.000 vagas

Aeroporto Internacional dos Guararapes. Crédito: governo do estado/divulgação

Estação Castelo Branco (Ginásio Geraldão) – 400 vagas

Ginásio Geraldão. Crédito: governo do estado/divulgação

Estação Centro – 400 vagas

Estação Centro do metrô do Recife. Crédito: governo do estaod/divulgação

Estação Joana Bezerra – 400 vagas (estacionamento particular)

Estação de metrô da Joana Bezerra, no Recife. Crédito: governo do estado/divulgação

Parqtel, próximo à Estação TIP (Terminal Integrado de Passeiros) – 2.000 vagas

Terminal Integrado de Passageiros, no Curado. Crédito: governo do estado/divulgação

13 Replies to “Até a Arena Pernambuco, todos os caminhos passam pelo metrô”

  1. pior EASN não é isso(uma critica ao Lula).pior é a turma endeusar uma ivete sangalo q é assumidamente uma grande sonegadora de impostos(uma das maiores deste país)!e só como exemplo.essa mentalidade de endeusar o individualismo,ou culto ao”Deus Carro”,levou essa vergonha q passamos hoje(17/5/2013).nunca pensei q Recife e seu povo fossem tão imbecilizados como estão.quando falo aqui q meia duzia de espertos estão podres de ricos(não falo somente dos cardinots,muçãos geraldos freires da vida),a turma acha ruim.continuem endeusando essa gente e se ferrando bem!

  2. Caríssimos sirvo-me do presente para solicitar aos Srs como deverei ir de carro de Carpina/PE para a Arena Pernambuco. Comprei ingresso para o jogo Espanha x Uruguai no dia 16 de junho pela Copa das Confederações. Sabemos que veículos não autorizados não poderão ter acesso ao local e que o transporte será feito pelas estações do metrô. Resido em Carpina, Zona da Mata Norte Pernambucana e o único acesso da cidade para Arena da Copa é pela BR 408 e não há transporte público de passageiros de Carpina a Recife pela BR 408. Pergunto, para eu ir de carro, terei que pegar a BR 408, passar pelos pontos de verificação de veículo, estacionar no TIP e pegar o metrô para estação Cosme e Damião? Irão me autorizar passar pela BR 408 até o Tip? A secopa pensa que só os torcedores residente em Recife vão para os jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo e os que residem em Carpina, Paudalho, Nazaré da Mata, Timbaúba, Limoeiro, Aliança, Surubim que para deslocar-sem a Recife, terão que ir pela BR 408.

  3. Quando eu digo que o Brasil é um lixão a turma que se vende por bugigangas parceladas em 60 X me chama de reacionário, direitista e etc. Pois bem, toda Recife tomou naba hoje num projeto de cidade que daqui a um ano vai sediar uma Copa do Mundo. Espero que papai do céu ajude e dê um toró do caralho (perdoe o palavrão, Cássio) nos dias de jogos da Copa para o Brasil mostrar sua faceta à comunidade internacional pois quem sabe assim o povo brasileiro deixa de ser primata e aprende a votar e cobrar as coisas das pessoas certas (Brasileiro pensa que cobrar é dar piti contra professor, policial e médico, meros peões do sistema. Mas vota com cara de bunda em qualquer ladrão que bota trio elétrico e se diz socialista mesmo financiado ppor construtora)..

  4. Gostaria que repetissem esse post com as imagens de hoje, todas estações do metrô debaixo d’água, passageiros com água pelos joelhos, funcionários abandonando as bilheterias e abrindo as catracas para os passageiros que não puderam pegar os ônibus de integração porque eles não conseguiam chegar nos terminais, tamanho o alagamento.
    E ainda seria interessante apresentar como é que se comportou a drenagem da Arena Pernambuco depois de toda esta chuva.

  5. Joca:Geraldo Julio,vai de Carro De Luxo.essa história de ir de”Bike”,é conversa mole pra boi dormir!e o q é pior,a turma engole numa facilidade impressionante.

  6. Glub,Glub,Glub,Glub,Glub!quem mandou o povo de Recife engolir corda da imprensa local ao eleger Geraldo Julio(homem forte de Dudu Campos q”fez tudo”)?aliada a total falta de educação e civilidade do pessoal,ninguem foi trabalhar hoje.mas não era essa turma q chamava o João Da Bosta?cadê os mesmos?e não sou amante de Política(Partidos).quanto mais o EASN fala e desce o pau,mais ele está correto.até a cervejinha(tomar uma)de sexta foi prejudicada.realmente,a imprensa local tá na mão do Dudu.mas a arrogancia do pessoal daqui não permite comentários contrários sobre Recife!

  7. Isso que dá colocar Copa do Mundo em cidades com nível de organização subsaariano. Recife foi escolhida meramente por politicagem pois não tem condições alguma de transportar seu cidadão de forma decente e muito menos somente de trem (que os recifenses insistem em chamar de metrô).
    Dudu tá tranquilo porque a imprensa local tá na mão e certamente vai abafar os casos dos turistas assaltados e/ou esfaqueados nos trens recifenses.

  8. QUANTA BURRICE!

    O metrô no horário de pico não tem espaço pra mais ninguém!

  9. Permita-me chamar isso que o Governo está fazendo, jogando tudo nas costas do Metrorec de desonestidade e imbecilidade de conhecimento!

    Não é jogando de forma estúpida, todos os torcedores que irão ao jogo, no já super lotado metrô do Recife, diga-se de passagem, está entre os melhores do Brasil, pode acreditar, que o Governo conseguirá fazer a população (entenda Classe média) deixar seu carro em casa e usar o transporte público de uma hora pra outra, ou como dizem, de um evento pro outro.

    Primeiramente, melhora-se o transporte público, oferecendo conforto, pontualidade e deslocamento fácil aos que já são usuários e ampliando a todas as camadas da sociedade, para conseguir atrair os usuários de carros.

    Desses burocráticos do Governo de Eduardo Campos, no quesito mobilidade, incapazes de compreender qualquer coisa, sequer na vida andaram de ônibus, muitos deles, conhecem metrô pelo nome, sequer sabem a complexidade do sistema.

    Esse Governo medíocre em planejamento de transporte não conseguiu finalizar o Terminal Integrado Cosme e Damião, a Radial Cidade da Copa, e os corredores BRT andam se arrastando mas se tudo é pra 2014 o que o Sr. Eduardo Campos estava pensando em comprar a Copa das Confederações, pois sim, Recife foi eleita não foi por que a FIFA achou Boa Viagem linda! acordem!

    Momento de descontração:
    O Governo mandou estacionar no aeroporto! é piada? o cidadão quando voltar terá que pagar uns 120,00 e a passarela que saiu mais cara, por km, que o Aeromóvel de Porto Alegre/RS não está pronta, é só atravessar uma das vias mais perigosas do Recife até a Estação; mandou estacionar no TIP pra pagar 40,00 e esse dinheiro vai pra o NAC, AACD? ficou mais caro que o preço médio do ingresso, sabiamente mandou em Joana Bezerra, cercado pela tranquilidade, a mesma do Poço da Panela, mas tem o Geraldão, né Duduzão, maravilhoso!

    A desculpa é que “estamos seguindo recomendação da FIFA, é assim que ela faz em seus eventos” isso é balela, não é motivo de se fazer um planejamento contendo inúmeros equívocos! Você não joga toda a demanda em um único modal, isso é primário!

    Mas como já falaram, eles irão de carros, e que carros! todos automáticos, cercados de batedores, os abre-alas, terão estacionamento, os bares e banheiros do setor deles estarão funcionando… o do seu setor pobre mortal, estará?

    Vídeo abaixo da Estação central do Recife, dia 14/05/13
    http://www.youtube.com/watch?v=3ozzqw6HcVI

    É assim nas principais estações, inclusive Joana Bezerra que receberá todos os torcedores oriundos da linha Sul, para seguir até Cosme e Damião, antes dela tem a temida estação Barro, afogados é fichinha!

    Repito: Você não joga toda a demanda de torcedores em um único modal

    Apesar de tudo, confio na capacidade dos funcionários do Metrorec, eles serão os nossos heróis, salvarão a quadrilha do Governo, já que estaremos em festas juninas em breve!

    Bom, mas que você torcedor, vai se sentir uma sardinha amassada dentro de uma lata, isso não tenha dúvida, no horário de pico, é assim mesmo!

    Desculpe o desabafo Cássio!

  10. Falar é fácil, as autoridades, vocês da imprensa e os jogadores do Náutico e quem sabe do Sporting Lisboa irão de metrô também?

    Sequer o Governo teve a coragem de propiciar ônibus a custo zero para aqueles com ingressos a mão, tem-se tantos impostos, qual problema de um simplório benefício pontual?

    Já andou de metrô na linha centro no horário de pico Cássio?

    Geraldo Julio vai de bike?

    Falar é fácil!!!!

  11. O bom de ir de metrô será admirar a paisagem pela janela. Seria bom que o jornalista assim o faça para que os “turistas” não fiquem desavisados ou surpresos com os contrastes desta cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*