Todos os congestionados caminhos até a Arena

Metrô do Recife na noite da abertura da Arena Pernambuco, em 22 de maio de 2013. Foto: Brenno Costa/DP/D.A Press

Quando o metrô foi anunciado como a principal via de acesso à Arena Pernambuco foi imediata a dúvida sobre o sucesso do esquema.

Foram quase 27 mil torcedores, com 57% do público se deslocando pela rede metroviária e desembarcando na nova e pequena estação Cosme e Damião. Isso corresponde a 15.200 pessoas, num cálculo do próprio governo do estado.

O aperto na ida no amistoso Náutico x Sporting foi enorme. Na volta idem. O Diario de Pernambuco preparou um esquema especial de cobertura naquela noite, com repórteres saindo de pontos estratégicos, todos às 18h. Além do metrô, a reportagem saiu de carro do Marco Zero, Derby, Rosarinho, Iputinga e até de Caruaru. O resultado é o vídeo abaixo.

Para a Copa das Confederações são esperados públicos entre 30 mil e 44 mil pessoas nos jogos locais. A Secopa adianta que a frota de trens será ampliada e de que as vias arteriais da capital estarão desobstruídas.

Nota-se, porém, que a preocupação ainda não vai além dos torneios da Fifa, sem um planejamento para os grandes jogos do Náutico na Série A, sem feriado algum, e, sobretudo, os clássicos em 2014.

Questionado sobre como seria o percurso das torcidas no metrô (Um vagão para cada uma? Um trem para cada uma? Todos juntos?), o secretário admitiu que isso não foi discutido…

7 Replies to “Todos os congestionados caminhos até a Arena”

  1. Infelizmente o problema está assentado. Não existe a menor mobilidade para se chegar à arena do fim-do-mundo. Na Copa vão decretar feriado, mas depois entregarão a ” bomba ” ao Náutico. Quando começarem os jogos do Pernambucano, as torcidas organizadas vão incendiar o metrô, ônibus, sequestrar, matar e bloquear a única artéria de acesso, a BR 408 para cometer crimes. O Náutico só aguentará jogar lá enquanto todos estiverem conhecendo ” a Gaiola das Loucas” . Quando terminar , pouca gente ou quase ninguém, principalmente à noite, s e atreverá a comparecer naquela arapuca do Governo. Coitado do Náutico, que por conta dela, até já mudou de nome, começando a circular o seu novo apelido, puramente, SÃO LOURENÇO…

  2. Ricardo:vossa senhoria cometeu um erro.os terminais integrados do SEI estão sendo entregues.o próximo é o do TIP!tirando isso,levaram com a barriga essas obras estruturadoras da copa!só para ganharem mais dinheiro!

  3. Dia 23/06 é rigorosamente um dia de congestionamento na Abdias de Carvalho e BR232/BR408.
    Vai ter jogo da Copa das Confederações;
    Quero ver só o tamanho da bronca.

  4. Jovem Cássio,

    Primeiramente, quero parabenizar toda a equipe do Grupo Associados pela excelente reportagem.

    Aconteceu o que muita gente sabia, inclusive, os burocratas do Governo Eduardo Campos (teve gente à frente da organização da mobilidade que nunca andou de ônibus na vida), aliás, foram eles que também proibiram Táxis (procure algum evento no mundo que não tenham Táxis).

    Não faltaram alertas a eles, inclusive com números de demanda e falta de capacidade de transporte e locomoção, chega-se a conclusão que fizeram de propósito, para beneficiar ou atrapalhar o que ou a quem, não sabemos!!!

    Tudo era de se esperar, pois as obras estruturadoras da RMR não estão prontas, principalmente os corredores BRT, a requalificação da BR-101, bem como a Via Mangue, a via metropolitana Sul e Norte, o Binário de Jaboatão, Terminais Integrados, chegada de todos os novos trens, Navegabilidade no Capibaribe, dentre inúmeras outras.

    Para um evento desses funcionar a RMR precisa está pronta em termos de mobilidade, infraestrutura viária, tecnologia e engenharia de tráfego e transporte público todos integrados, erro fatal é se pensar isoladamente.

    Diversos trabalhos mostram que a questão da mobilidade deve ser pensada para toda a RMR, não apenas pensar em Recife, e esquecer de Olinda ou outra cidade. Só vai dar certo, quando esse Governo pensar em mobilidade de Norte a Sul e Leste a Oeste de toda a RMR.

    Pior, não tem o que fazer para a Copa das Confederações… Aguardando novas e excelentes reportagens!

  5. Meu Deus! Como pode? Esqueceram o povo que vai a campo – um detalhe!
    Penso que ainda há tempo de corrigir estes diversos problemas.
    1) Restaurar ou revigorar a cidade de São Lourenço da Mata que não obteve benefício algum par ser sede deste belíssimo estádio;
    2) Prover o estádio de transporte adequado até próximo do mesmo. Que tal um BRT ?
    3) Adotar o esquema de torcida única para os clássicos e, ainda assim tenho dúvidas se funcionará visto que há gangs aliadas entre times interestaduais que não podem ser excluídas dos jogos nos campeonatos nacionais;
    O importante é que se faça algo urgente. Já pensou as torcidas do Sport (Jovem) e do Santa (TOIC) frequentando estes metrôs e ônibus????????????
    Não é para chora?!

  6. Quanto tempo leva esse mesmo pessoal para chegar aos estádios da capital, é essa a mobilidade prometida? E a tal herança que a copa vai deixar para a capital e para todo o Estado? Mais uma vez fica obvio que forçaram a barra para construir novos estádios, para poderem faturar mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*