Uma decisão ímpar no mapa do Brasileiro

Mapa do Brasileiro da Série C 2013, com 21 times. Crédito: Wikipedia

A disputa nos tribunais entre Gama e CBF no ano 2000 durou 251 dias.

E o clube candango ganhou a queda de braço, forçando a confederação a aceitar a sua inclusão no Campeonato Brasileiro.

As seguidas vitórias do time na justiça comum resultaram numa competição nacional, rebatizada de Copa João Havelange, com 25 clubes.

Número ímpar, deixando claríssimo o buruçu causado. Mas o tempo passou, com a Fifa apertando ainda mais o cerco sobre ações fora da esfera esportiva.

Ainda assim, por mais que grite, que pressione, a verdade é que essa norma não se sobrepõe à soberania brasileira – o blog havia abordado o tema aqui.

E de vez em quando alguém se aventura no universo das liminares. Veio Treze e um pedido pouco ortodoxo para disputar a Série C de 2012.

O time paraibano não havia alcançado o acesso ao torneio no ano anterior, mas viu uma brecha causada pelo acordo extrajudicial entre Rio Branco e CBF, que haviam se engalfinhado na justiça.

Começou assim um roteiro bem semelhante, com ameaças da CBF, bravatas de dirigentes, até mesmo do presidente da FPF, e pouca ação de fato.

O Treze jogou a terceira divisão nacional de 2012 e o Rio Branco acabou se dando mal. Obviamente, o excluído da vez se mexeu e a confusão só aumentou.

Foi parar no Supremo Tribunal Federal, que, francamente, tem mais o que fazer.

Contudo, o ministro Luiz Fux acabou mediando a conciliação. Sem surpresa, todos foram contemplados. E o Brasileiro da Série C deste ano terá 21 clubes.

Número ímpar, de novo….

No mapa da competição, uma longa viagem até o Acre. O desfecho refletiu diretamente no Santa Cruz. O grupo A ganhou mais um integrante. Em vez de 18 partidas, 20. O tempo de toda a história? Foram nada menos que 371 dias.

Justiça Comum x Justiça Desportiva. Não se decide do dia pra noite, no grito…

7 Replies to “Uma decisão ímpar no mapa do Brasileiro”

  1. Pingback: O cancelamento da apresentação coral em MogiBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Pingback: Tabela da Série C revisada e com 21 timesBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Serão 5 clubes rebaixados na Série C 2013, com o acesso de 4 na Série D. Essa é a solução para a Terceirona voltar a ter 20 clubes em 2014.

    Na Terceirona deste ano serão 3 rebaixados no grupo A (o do Santa) e 2 no B.

  4. O blog esqueceu de informar se caem 5 esse ano por conta da brincadeira do Treze, alguém sabe informar?

  5. O TREZE FUTEBOL CLUBE NÃO ABRE NEM P/ UM TREM CARREGADO DE DINAMITE!!!!! TEM Q NOS ENGOLIR!!!! RUMO A SERIE B!!! CHUPA EVANDRO CARVALHO, MARIM E QUEM ACHAR RUIM!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*