Campeonatos estaduais cada vez mais esvaziados, arenas à parte

Média de público dos campeonatos estaduais de 2013. Crédito: Pluri Consultoria

Em tempos de modernas arenas no país, com a polêmica elitização do público e projeções sobre o aumento na média de assistência nas arquibancadas, é um choque notar a realidade do futebol brasileiro, com o pífio índice registrado nos campeonatos estaduais desta temporada.

Em 2013, as 25 competições com dados oficiais das federações registraram uma média de apenas 2.526 pagantes, com uma queda de 9,4% em relação ao ano passado. Ao todo foram 6,2 milhões de torcedores em 2.467 partidas. Isso corresponde a uma redução de 868 mil pessoas nos jogos locais.

A maior queda na média aconteceu justamente em Pernambuco, segundo o estudo da Pluri Consultoria. Líder disparado nos últimos anos, o Estadual caiu de 9,1 mil para 5,3 mil pessoas a cada partida, ou 42% a menos. Perdeu o posto de maior índice do país, feito usado inclusive em publicidade (veja aqui).

8, o número de campeonatos que tiveram uma elevação na média de público.

14, a quantidade de competições cuja média passou de 1.000 pessoas.

83%, o aumento na média de público do certame do Distrito Federal, potencializada pela final, na abertura do Mané Garrincha, com 22 mil pessoas.

1 milhão, marca alcançada pelo campeonato paulista, o único a ultrapassar esta barreira de torcedores.

11.675, o total de pagantes no campeonato rondoniense, o menor.

Apenas o estado de Roraima não forneceu os dados sobre o borderô. Enquanto isso, o torneio do Amapá começará apenas no segundo semestre.

4 Replies to “Campeonatos estaduais cada vez mais esvaziados, arenas à parte”

  1. Pingback: Desnível entre presença na arquibancada e arrecadação no borderôBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Gostaria de saber por que a imprensa de Pernambuco publica estatísticas do campeonato pernambucano mas não publica em relação aos clubes?
    SIMPLES: PORQUE O SANTINHA HÁ EXATOS 10 ANOS SEGUIDOS É CAMPEÃO DE PÚBLICO E RENDA AQUI EM PERNAMBUCO. É TAMBÉM RECORDISTA DE PÚBLICO NO BRASIL EM TODAS AS SÉRIES (A, B, C e D). É TAMBÉM O MELHOR CLASSIFICADO MUNDIALMENTE EM PÚBLICO (39ª COLOCAÇÃO). O CORINTHIANS É O 62º CLASSIFICADO. O BAHIA É O 100º CLASSIFICADO.
    POR QUÊ A IMPRENSA DE PERNAMBUCO NÃO DÁ O DESTAQUE DEVIDO?

  3. como que pode a média ter caido pow? eu fui no estádio todo jogo, levei meus amiguinhos porra cássio que merda é essa? eu tava lá cara como que a média caiu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*