Filatelia nos grandes torneios esportivos no Brasil, uma tradição dos Correios

Selos oficiais dos Correios para a Copa das Confederações 2013. Crédito: divulgação

A história dos Correios completou 350 anos no Brasil em 2013. Foram várias transformações, com decretos federais e novos nomes. A denominação atual, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, surgiu em 20 de março de 1969, vinculada ao Ministério das Comunicações. No monopólio postal brasileiro, os selos históricos transformaram-se em peças para colecionadores. Modelos de vários tipos, incluindo esportes, sempre com grande procura.

Selo oficial dos Correios para a Copa do Mundo de 1950

Nesta quinta foram lançados dois selos da Copa das Confederações, realizada pela primeira vez no Brasil, este ano. Serão 150 mil cópias de cada um. Nada muito diferente do que já aconteceu em outras competições, como na Copa do Mundo de 1950, com destaque para o Maracanã, cuja capacidade era de 200 mil pessoas. Por sinal, em 2014 deverão ser lançados mais selos para a nova edição da Fifa. Seria interessante ver o principal selo de 1950 repaginado.

Selos oficiais dos Correios para a Copa do Mundo de 1950

Mesmo sendo um evento de menor porte, os Jogos Pan-americanos também tiveram espaço. O país já organizou duas vezes o evento, em 1963, em São Paulo, e em 2007, no Rio de Janeiro. Por sinal, os dois selos mostram de certa forma o avanço no design nos 44 anos que separaram os dois Jogos.

Selos oficiais dos Correios para os Jogos Pan-Americanos de 1963 (São Paulo) e 2007 (Rio de Janeiro)

6 Replies to “Filatelia nos grandes torneios esportivos no Brasil, uma tradição dos Correios”

  1. Prezado,

    Tenho selos das copas de 50 (da foto), 58 e 62, estou interessado em vede-los.

  2. Boa tarde. Meu nome é Cícero Mota, eu tenho centenas de celos antigos dos correios e gostaria vender os mesmo alguém pode me falar como posso saber os preços? (11) 4115-3955

  3. Cássio, o selo que tu se refere de 88 é comemorativo ao título nacional de 87. Fazia parte de uma “série” chamada de Campeões Brasileiros. Eu tenho esta série completa, eram 4 selos, não lembro os outros times. Tenho com o carimbo de 1º dia – Carimbo dado pelos Correios na Agência Central do Recife para os selos comprados por filatelistas no dia do lançamento – tenho também o envelope e o bloco.

    Por este motivo, vai ser difícil mesmo encontrar algum do Náutico ou Santa Cruz.

    * Aliás, tenho todos os selos, envelopes e blocos brasileiros de 85 a 88 ou 89 com o carimbo de primeiro dia. Graças a Deus me livrei desse vício, hahahahaha.

  4. José Carlos Gonçalves,

    Bacana. Nesse post eu também tinha a ideia de colocar selos dos grandes clubes pernambucanos. Porém, achei apenas um selo do Sport, campeão estadual de 1988.

  5. Muito legal o post, Cassio. Sou colecionador de selos e também gosto muito de futebol — essa é uma junção que sempre rende bons frutos. É bom divulgar a filatelia, para a garotada de hoje ter um lazer instrutivo e sair um pouco da frente do computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*