Setorização de ingressos via Fifa e segundo a realidade

Esquema de venda de ingressos do Porto de Portugal para a temporada 2013/2014. Crédito: site do Porto

A distribuição de ingressos para a Copa das Confederações revelou uma faceta da Fifa, com a localização disforme dos bilhetes, apesar dos valores.

Ingressos mais baratos em locais mais nobres para o público brasileiro, próximos ao campo, e entradas mais caras atrás do gol, no anel superior.

A direção da entidade disse “entender” a situação, mas que isso seria um reflexo da transição sobre os setores mais nobres no Brasil, com as novas arenas. Na explicação, o processo seria o mesmo no futebol europeu.

No mínimo, isso é uma meia verdade…

Acima, o gráfico com o sistema de vendas do Porto de Portugal para a temporada 2013/2014. Os preços consideram 18 jogos do clube, sendo 15 pela primeira divisão lusitana e 3 pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa.

O setor mais barato está… atrás do gol. Choca com o discurso da Fifa.

Abaixo, a setorização da Arena Pernambuco. Comparando com os valores do Porto, quais seriam os lugares mais nobres? Parece óbvio? Para a Fifa não.

Além da setorização, a comercialização de pacotes do Porto serve para ilustrar o futuro do futebol local, via Arena Pernambuco.

O esforço por um pacote gera um desconto a longo prazo. No caso mais barato, cada jogo sairia por 7,22 euros, ou R$ 19. A tendência é que o consórcio aplique esta ideia nos próximos anos em todos os locais.

Setorização da Arena Pernambuco. Crédito: Arena Pernambuco

5 Replies to “Setorização de ingressos via Fifa e segundo a realidade”

  1. Aconteceu o mesmo comigo. Comprei o de Categoria 1, “de preço mais elevado, localizada em áreas nobres dentro do estádio.” e me jogaram no último anel, na área 406. Absurdo!
    Fora a descrição dos ingressos, que é patética:
    • A categoria 1 é a de preço mais elevado, localizada em áreas nobres dentro do estádio.
    • A categoria 2 está localizada fora da categoria 1.
    • A categoria 3 está localizada fora das categorias 1 e 2.
    • A categoria 4 é a mais acessível e é reservada exclusivamente a residentes no Brasil.
    Como deixa isso acontecer? É fazer a pessoa de idiota.

    Janio, segue o link com os setores:
    http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/ticketing/02/09/75/01/fcc2013-ticketguide-por_portuguese.pdf

  2. Estranhei de cara na hora da compra não visualizar o setor… optei por um ingresso um pouco mais caro para não correr o risco de ficar atrás da barra. Na hora da retirada do ingresso achava que seria a hora de escolher pelo mapa, para minha surpresa: escolha aleatória do local e atrás da barra, local que raramente fico, só quando vou para o campo adversário e não existe outra opção. Me senti um otário. Decidi que na copa só vou pra um jogo e o restante acompanharei pelos telões.

  3. Isso só acontece porque é no Brasil, país vendido por natureza, vocês tem alguma duvida que estes lugares que pagamos caros e fomos jogados para quase atrás da barra vão ser usados pelas empresas que vendem pacotes de viagens, mais infelizmente somos um povo acomodado por natureza e vamos ter de engolir a FIFA dona do Brasil por um mês.

  4. Duvido que essa FIFA faça tal coisa com os europeus. Dizer que atrás do gol é área nobre e de melhor visão! E o pior é que o Guia de Ingressos é totalmente capcíoso. Comprei ingressos categoria um (a mais cara, dita para a área nova e de melhor visão) e fui alocado no anel superior na linha da bandeira de escanteio (setor 408). Só nos critérios esdruxulos da dessa FIFINHA isto é nobre. Pior é o sentimento de ter sido enganado, ludribiado, roubado mesmo.
    Não vou comprar mais nenhum ingresso para nenhuma das Copas. Não vou passar por perto de nada que tenha algo a ver com essa FIFA, que não nos respeita, não respeita nosso Código do Consumidor, que faz propaganda enganosa, que nos trata como submundo. Sou Brasileiro e me dou ao respeito. E exijo respeito de quem quer que seja. Do mesmo modo deveriam proceder nossas autoridades em todos os níveis. Parece que infelizmente não está sendo assim…

  5. Cassio, vc saberia onde tem um mapa da arena PE com mais detalhes? tipo: setores>níveis>blocos

    e que distribuição tosca essa da Fifa. Se fosse aqui no Evandrão, TCN ia pras sociais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*