O dia em que a BR-101 parou por causa da Fifa

Escolta da seleção espanhola na Copa das Confederações de 2013 no Recife. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Uma escolta com inúmeras motos possantes da Polícia Rodoviária Federal, com bloqueios provisórios da Polícia Militar a cada esquina e acompanhamento de uma ambulância e uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Impressiona o esquema de mobilidade traçado para as seleções na Copa das Confederações, no traslado para os hotéis, campos de treinamento e estádios, num modelo adotado em todas as seis sedes do torneio.

Não se trata de um comboio abrindo espaço nas asfixiadas vias da capital do estado, mas um verdadeiro corredor exclusivo para a Fifa, aberto centenas de metros antes da chegada do ônibus da delegação.

No percurso da seleção espanhola, com 45 minutos, a reta final via BR-101 teve um visual quase surreal para quem conhece a movimentada estrada que corta o Recife. Às 19h, no pico do trânsito local, nenhum veículo na pista. Até o ônibus.

A pista ficou travada num bloqueio até a passagem completa da escolta. O reflexo disso costuma ser sentido quilômetros depois. É o jogo da Copa…

Escolta da seleção espanhola na Copa das Confederações de 2013 no Recife. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

12 Replies to “O dia em que a BR-101 parou por causa da Fifa”

  1. é isso mesmo EASN.esse JÁ É O LEGADO DA COPA do ano q vem! e sem falar na PÉSSIMA educação do povo Recifense. neste Domingo,mais uma confusão daquelas na”arena PE”. gente FURANDO FILA para embarcar nos ônibus e no metrô,emporcalhando os banheiros(alguns foram danificados), gente tomando banho de chuva, dificuldade de acesso(SIM! e o Jogo foi Domingo). Recife começa a dar Show,mas de horrores!

  2. Esse é o legado da Copa??????? Isso é a prova cabal de a infraestrutura de Recife é subsaariana. Se precisam interditar vias significa que elas são insuficientes. Acho é bom!!! O povo de Recife acha que vive em Genebra mas a cidade é nível Bissau pra baixo.

  3. mané é esse junior(1:32),q não sabe nem o q está dizendo! Thiago:essa linha 207-TI Barro/TI Macaxeira(BR-101),tem duração de 25 MINUTOS da Macaxeira pro Barro e vice-versa. como disse o vitor(9:05),estamos sacrificando nosso povo e BEM FEITO pro povo de Recife! agora, ninguem aqui falou(mal)da nossa imprensa Recifense q do lado dos amigos,com certeza NÃO ESTÁ!

  4. Velho na boa ontem foi complicado, fiquei 1h30min esperando o Barro/Macaxeira (BR 101) quando saí da UFPE. Quando eu cheguei na parada um carro em cima do outro tanto na pista lateral, quanto no viaduto. Quarenta minutos depois do nada, não tinha nenhum carro passando, literalmente deserto, totalmente diferente do que ocorre diariamente.
    Eis que depois passa a procissão, digo o ônibus escoltado da Espanha, soberano na BR 101.

  5. Tudo isso é culpa do próprio Brasileiro que só pensa em futebol e carnaval e a corrupção correndo solta e o nosso dinheiro através do BNDS é que paga todo esse investimento que só enriquece empreiteiras e políticos.

  6. Enquanto vc grita gol na TV, eles roubam seu dinheiro e fazem isso ai na BR, é brincadeira????? #CopaPraQuem

  7. Vamos sacrificar uma cidade inteira, pq o que importa mesmo é futebol.
    Obrigado aos nossos governantes.

  8. Isso aconteceu na quinta tb, Cássio.
    Causou um trânsito enorme… um baita transtorno para população.
    E, certamente com toda esta gente parada, um enorme prejuízo econômico.

    Enfim… tá aí o início do nosso “benefício” com a copa.

  9. Como moro em Abreu e Lima, passo pela BR-101 praticamente todos os dias, e imagino o caos que a estrada, que já anda uma desgraça por causa dos buracos sem fim, ficou com esse bloqueio. E mesmo assim a Espanha levou mais de uma hora pra ir de Boa Viagem até a Guabiraba.

  10. isso é de uma PALHAÇADA sem tamanho. obrigado Lula por trazer uma copa cujo país é sem estrutura! e querem saber: bem feito pro povo hipocrita de Recife q se arrombou pra chegar em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*