A avaliação governista da estreia na Copa das Confederações

Coletiva sobre a organização de Espanha 2x1 Uruguai, na Arena Pernambuco, pela Copa das Confederações 2013. Foto: Cecília Sá

A execução do plano de mobilidade do governo do estado sobre o primeiro jogo na Arena Pernambuco pela Copa das Confederações teve nota “8”.

Confira os depoimentos do secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

Plano de mobilidade mantido
“O plano de mobilidade foi testado no dia 22 (de maio) e operacionalizado ontem (domingo) será mantido. Não haverá alteração estrutural. O metrô continuará como principal modal de acesso à Arena. O acesso pela BR-408 segue com veículos credenciados pela Fifa, como seleções, árbitros, autoridades, patrocinadores etc. E ainda temos o esquema de estacionamentos remotos (nos shoppings), próximos à estações de metrô, através do Expresso Torcida, e também o Parqtel.”

Ajustes para a operação
“Na nossa avaliação, o plano aprovado pela Fifa e pelo conjunto de órgãos do governo do estado é um plano que evidentemente precisa ser melhorado, mas os aconteceimentos de domingo não decorrem de erros do plano, mas de problemas de sincronia, entre operações dos ônibus e o metrô na Estação Cosme e Damião. Essa sincronia será buscada, já discutimos isso. Queremos alcançar o que o plano projeta, a chegada de ônibus na estaçao compatibilizada com a saída e chegada de trens.”

Mau comportamento
“Houve, além da falta de sincronia, um comportamento inadequado de alguns torcedores, derrubandos barreiras, o que acabou prejudicando o esquema (de volta) também.”

Teste difícil
“Tivemos o teste mais difícil para a Arena, com o público quase total, de 42 mil pessoas, o máximo que a Fifa conseguiu vender. Para o jogo de quarta (Itália x Japão) a expectativa é de 32 mil pessoas. Gostaria de pedir mais uma vez a colaboração de todos e destacar que na quarta o torcedor poderá chegar na Arena às 15h e assistir lá, nos telões, ao jogo da Seleção Brasileira.”

Serviços desorganizados na arena
“O torcedor é um consumidor e ele tem razão em sair chateado do jogo, com os problemas que enfrentou, com acesso, filas enormes nos bares, falta de produtos, ingressos sem assento e banheiros sujos. Tudo isso foi conversado com o operador, até porque este tem o maior interesse de que dentro do jogo corra tudo bem, pois só assim vem a continuidade das receitas. Repito: o torcedor tem razão de ter saído chateado”

Mea culpa
“Queríamos que as pessoas chegassem com conforto na arena, e isso não foi alcançado. Temos que trabalhar para dar mais segurança e conforto para o publico.”

Operação pós-Copa
“A operação na Copa não será a mesma a partir de julho, quando o estacionamento com 4.700 vagas e a BR-408 estarão liberados, diminuindo a demanda do metrô.”

Sem estacionamento extra
“O Parqtel fica numa área excelente, na margem da BR-408 e próximo à arena. E é uma terreno do governo, com licitação por dois anos. Não tem mais nenhuma área perto do estádio. Se você encontrar uma, pode me ligar.” 

BR-101 esburacada
“O controle da BR-101 é do Dnit, ligado ao governo gederal. Há muito tempo solicitamos que a recuperação da pista fosse delegada ao governo do estado, mas o governo federal não permitiu. Somente em um trecho para usar o canteiro central, num corredor viário. Mas queríamos restaurá-la. Estamos com um problema que é o fato de a população pensar que esse trecho urbano da BR-101 é de nossa responsabilidade. Temos que pressionar o governo federal.”

Imagem arranhada
“Não concordo com o adjetivo “péssimo”. Tivemos um problema num dia específico, com a chegada do Uruguai até o campo de treinamento, com lama. O campo em si não teve problema, tanto que o Uruguai treinou lá de novo. Isso é suficiente para criar uma imagem ruim do Recife no plano mundial? A imagem que vi quando abriu a transmissão para o mundo inteiro foi a da Arena Pernambuco iluminada, bonita. Antes do jogo a Fifa mostrou três minutos com o que a nossa sede tem de melhor.” 

Voto de confiança
“Temos um crédito de confiança, suponho que sim, para dizer que (o plano) vai ser ‘igual e melhor’.”

8 Replies to “A avaliação governista da estreia na Copa das Confederações”

  1. EASN(14:45): faço minhas as suas palavras. a imprensa Recifense é tão cínica q está”tirando o seu da reta”. já viu a furada q se meteu. e não só os almofadinhas. o próprio povo local tem q deixar de ser egoista,violento e MAL EDUCADO!

  2. Só de Recife (com sua infraestrutura de Guiné Equatorial) ter se queimado já me deixa felicíssimo. Quem sabe agora os almofadinhas que nunca pisaram numa favela recifense (E Recife tem uma tuia) parem de achar que vivem em Amsterdã e parem de cair no engodo dos que governaram esse lixão nos últimos 30 anos,seja prefeitos, seja governadores, inclusive os atuais, que sem vendem como excelente gestores mas são tão medíocres como os antecessores!!!

  3. Relato de um amigo, via facebook, que é voluntário na arena:

    “parece que vão transmitir o jogo do brasil (na arena, quarta-feira). é uma estratégia pras pessoas não decidirem sair todas de uma vez qd acabar o jogo doo brasil, mas tenho que confirmar ainda. eu sai da arena quase 11 horas e ainda encontrei torcedor no metrô!

    Aqui n tem estrutura pra copa!
    ainda não vi nada das críticas do jogo de ontem, mas sei que vão cair em cima.
    Nem sei se Recife vai ficar pra COpa2014

    Perderam chave de portão, os seguranças OCUPARAM LUGARES pra assistir ao jogo, faltou água, venderam lugar que n existia, tinha bar sem computador fazendo conta em celular e guardando a grana em caixa de papelão!”

    a gente voluntário sofreu muito. se a gente quisesse água ou banheiro tinha que achar um substituto (30%faltaram) e ir até o estacionamento da arena!!!!
    ngm levava água pra gente e estávamos lá desde o meio-dia

    a gente tinha que se comunicar por rádio com o comitê, mas eles simplesmente nos ignoraram e a gente que teve que resolver bronca de ingresso e tudo mais, qd nossa função era apenas orientar o povo a achar o assento.”

    #ImaginaNaCopa

  4. Será que já não está claro que um mega estacionamento tem de ser construído ao lado da Arena para permitir que o povo vá de carro? Tem quer ter as 3 opções: Metrô, Carro e ônibus. Cadê Eduardo Campos candidato a presidência? Bela piada… comigo perdeu toda a credibilidade. Em relação a BR 101 se for verdade o que o secretário disse a respeito de o Estado ter solicitado autorização para refazê-la e foi negado é outra piada de mal gosto.

  5. LUGAR ESQUESITO,E PROPRICIO A COISA RUIM,JA PENSOU UM JOGO ENTRE NAUTICO X SPORT QUE COMEÇA DE DEZ DA NOITE E ACABAR AS 00:00 SEM TER ONIBUS NEM METRO.E AS TORCIDAS ORGANIZADAS SE ENCONTRANDO DENTRO DO MATO E NO ESCURO.JA SABE NO QUE VAI DAR. ARENAO DA MATA X SAO LOURENÇO DA MORTE.

  6. Quando a gente avisa e repisa, a mais de dois anos, que os notórios problemas iriam ocorrer é visto como pessimista e chato. Não – Isto é a realidade do nosso estado. O secretário da SECOPA se refere a BR101 ma esquece a Abdias de Carvalho e a Av. Recife que estão um desatre completo. A muito sabemos que a BR101, tornou-se a estrada da morte (vide estaísiticas de acidentes com motos, ciclistas, etc).
    A unica noividade nisto tudo é que não choveu como sempre ocorre neste período junino ou vão me dizer que expor os torcedores a chuva será considerado uma fatalidade climática?!
    Ora, se o metrô é a principla via de acesso porque não fizeram uma estação “Arena da Copa” ?! Pensem nisto, ainda dá tempo.

  7. realmente é injusto falar em péssimo sobre a mobilidade para a copa, falta muito pra isso ainda!!!! foi horrível mesmo, o que tem de pior, a vergonha nacional, o único que apresentou problema de mobilidade!!! admita sec. mesmo com a CBTU e a FIFA “responsável” a culpa é do estado em construir um campo no meio do mato onde o principal transporte para o povão é o público!!! O CAMPO É NO MEIO DO MATO!!! isso não é culpa da FIFA nem da CBTU!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*