A salvação da mobilidade arquitetada em um dia

novela O Salvador da Pátria

Não durou um dia o discurso de que o plano de mobilidade para a Copa das Confederações seria mantido no Recife.

A agenda negativa de domingo para segunda, com o esquema asfixiado no jogo entre espanhóis e uruguaios, e de segunda para terça, com a manutenção do projeto, acabou resultando numa operação a 200 km/h para um novo esquema.

No entanto, é curioso que esta ideia não tenha sido apresentada já na segunda, quando uma coletiva com diversos órgãos foi organizada no Centro de Convenções.

Na ocasião, o nome do governador do estado não foi nem citado.

A nota da funcionalidade do plano havia sido um “8”, surreal para enfrentou o metrô – e foram mais de 30 mil entre os 41 mil torcedores presentes.

Somente no dia seguinte Eduardo Campos se pronunciou, já anunciando um novo plano, após contato com o Comitê Organizador Local (COL) e com a Fifa.

Conforme sugerido inúmeras vezes – inclusive pelo blog, na própria coletiva – , haverá uma maior utilização da BR-408, que após a duplicação só havia ficado à disposição das comitivas oficiais da Fifa e do estacionamento Parqtel, com 2.100 vagas.

Agora, um “novo” estacionamento, na UFPE, agregando até 6 mil torcedores com 120 ônibus expressos ao estádio, por R$ 10. E o caminho citado por muitos…

Salvador da pátria agora? Talvez seja a imagem articulada nos meandros para o seu próprio campeonato, em 2014.

11 Replies to “A salvação da mobilidade arquitetada em um dia”

  1. iam leva-los a morte em praça publica.engraçado. o Brasileiro é contra a violencia mas desde q não seja para eles,famosos e jornalistas.para politicos,execução sumária. tambem ouvindo mução q vive pregando isso,até eu. e outra,esse”imagina na copa”,só mostra como ainda somos”Globais”(Rede Globo).não temos opinião própria infelizmente!

  2. Infelizmente a coisa começou errada desde o anúncio da copa no Brasil. Ao invés de fazer um estádio que servisse a todos, como por exemplo nas imediações do Tacaruna, como chegaram a cogitar, e que coubesse 70.000 pessoas, acharam ” melhor dar um jeitinho ” para que deslocasse o nano paquiderme ( 45.000) até as matas de São Lourenço. Essa ideia “brilhante” deveria render ao autor alguns anos de cadeia, porque pegaram mais de 600.000.000,00 do povo para rasgar. É como se nós tivéssemos muitos hospitais, creches, escolas, eficiente transporte público, além de segurança para a população. Uma lástima, uma obra natimorta que vai ficar enganando com o Náutico, até ele sentir que não poderá jogar por trinta anos com média de público, a partir do segundo ano, estimada em 1.200 pessoas por jogo. Todos fomos enganados, e não é com intervenções pontuais que o governador, o presidente, o prefeito ou o papa irá resolver esse gravíssimo problema ( distância e mobilidade ). Dinheiro perdido, rasgado criminosamente, que se fosse num país sério levaria os responsáveis à prisão. Isto num país ocidental. Mas fosse na China ou Coreia do Norte, sei não onde eles iriam parar…

  3. Lá na UFPE NÃO tem segurança, digo logo!

    Os carros ficam em locais meio escuros e a segurança da universidade (que são pouquissimos) apenas “passeia” de carro pelos arredores universidade, que é imensa pra pouca qtde de seguranças!

    E não inibem nem impedem a ação dos flanelinhas…. que são muitos e cobram caro! Pode separar ai uns 20 conto!

    Melhor ir pro shopping que tem seguro contra roubo! SERIO MESMO!

  4. Vai dar merda…

    Se todo santo dia, final de tarde, naquele trecho da BR 101 a confusão já é gigantesca…

    – imaginem como vai ficar com todos os “carros extras” lá dentro.
    – imaginem como será a atuação dos tradicionais “flanelinhas” do Centro de Convenções da UFPE.
    – imaginem na copa.

  5. Agora é tarde. Agora o mundo inteiro está sabendo o quão desorganizadas e sem planejamento prévio foram as ações tomadas na melhoria de mobilidade urbana, preparação do público local para o recebimento dos turistas, trabalho pesado na conscientização do público no que diz respeito à manutenção da limpeza das ruas e rios da cidade (para, pelo menos, passar a impressão de uma cidade limpa e organizada), limpeza e conservação dos imóveis históricos dos locais por onde passam os olhares dos turistas ávidos e curiosos por cultura e riqueza histórica do entorno.
    Esqueceram ainda que a imprensa internacional está aqui também, mostrando o lado bom o o lado ruim também. Agora o mundo já sabe que não houve interesse em mostrar a “nova roma” como ela deveria aparecer para o mundo. Fica a impressão de coisa inacabada… pena!

  6. e pelo visto,Pernambuco no”ano da copa”,vai ficar Fora de Novo da elite Brasileira. nunca fui favoravel a essa copa tanto das confederações quanto a do mundo. mas o q a nossa imprensa e esses”entendidos”estão fazendo é vergonhoso! a Globo está por trás desses”manifestos” e já percebeu a furada.o fentiço virou contra o fenticeiro!

  7. esse BRASIL é um IDIOTA de 1ª linha! RICARDO BARBOSA: esse José Joaquim é uma dos retratos mais fieis do ATRASO no Futebol de Pernambuco.foi na sua desgestão(junto com o”Bode Rouco”) q nosso futebol ficou FORA DO MAPA DA ELITE por DUAS VEZES! agora se vê quem é contra a copa no Brasil.q estou amando ver Pernambuco pagando Mico,estou. mas nossa imprensa e esses”entendidos” tiraram a máscara.quanto pior,melhor!

  8. Ótimo…só esqueceram que ali TRABALHAM e ESTUDAM muitas pessoas e que esta estratégia absurda com certeza irá prejudicar aqueles que estão pouco se lixando para esta palhaçada!

  9. “ACordem e progresso”!!!!!!! dia 20/06/2013 o povo brasileiro vai fazer a maior manifestação da historia do brasil. e o melhor, sem partido politico, sem sindicato e, sem rede de tv manipulando, como sempre foi!!!!!! “Brasil! Mostra tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim.”!

  10. “ACordem e progresso”!!!!!!! dia 20/06/2013 o povo brasileiro vai fazer a maior manifestação da historia do brasil. e o melhor, sem partido politico, sem sindicato e, sem rede de tv manipulando, como sempre foi!!!!!! “Brasil! Mostra tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim.”

  11. É INCRÍVEL O GOVERNADOR CONSEGUE UM MEIO DE AMENIZAR O PROBLEMA E AI VEM MAIS CRÍTICAS. VI NUM PROGRAMA DE ESPORTES DA RÁDIO JORNAL ONDE O SR. JOSÉ JOAQUIM DE QUEM SOU FÃ, DIZENDO QUE IS TORCER CONTRA PARA A COPA DAR ERRADO. MEU DEUS SINCERAMENTE O IE É QUE ESSO POVO QUER? TEM FALHAS?TEM. MAS O QUE VAI VALER É A COPA EM 2014.O INCRÍVEL É QUE ESSE PESSOAL VIVE DE FUTEBOL. IMAGINE SE O FUTEBOL ACABAR ESSES OTÁRIOS VÃO VIVER DE QUE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*