Taiti leva na bagagem a pior defesa da história e lembranças eternas

Taiti agradece ao torcedor brasileiro na Arena Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Nunca uma seleção sofreu tantos gols em um torneio senior da Fifa.

Em três partidas, atuando no Mineirão, Maracanã e Arena Pernambuco, o Taiti levou nada menos que 24 tentos de nigerianos, espanhóis e uruguaios.

O recorde durava exatos 60 anos, com a campanha da Coreia do Sul no Mundial de 1954. Na ocasião, em dois jogos, os asiáticos foram vazados 16 vezes.

Assim, segundo a fria estatística, o pequeno país da Oceania entrou na história pela porta dos fundos. Contudo, o Taiti deixa uma imagem muito mais grandiosa, através do fair play. Esbanjando carisma, o time foi abraçado pelo público brasileiro, numa paixão curiosa. De tão frágil, virou atração por onde jogou.

Aos jogadores amadores da equipe do pequeno arquipélago a campanha neste torneio era um verdadeiro sonho, desejando não acordar nunca.

Taiti agradece ao torcedor brasileiro na Arena Pernambuco. Foto: Gil Vicente/DP/D.A Press

Sonho que chega ao fim neste domingo, com mais uma goleada daquelas…

Até esta tarde, esses humildes desconhecidos defendiam o Taiti em uma Copa das Confederações, com partidas exibidas para todo o mundo.

Após o apito final do árbitro português Pedro Proença, nomes como Tehau, Meriel, Caroine, Hnanyine e Chong Hue tiveram um gesto emocionante.

Agradecimento ao carinho recebido em todos os jogos, eles deram uma verdadeira volta olímpica com a bandeira do Brasil. O público aplaudiu de pé.

A viagem de volta será longa, até o outro lado do mundo. Lá, deverão cair no esquecimento. Voltam à pacata rotina no Taiti, como estudantes, contadores, entregadores, vendedores de celulares, alpinistas e até desempregados…

O padrão vermelho e branco na competição de 2013 é a prova viva para sempre de uma viagem inacreditável proporcionada pelo futebol. Obrigado, Taiti.

Vestiário do Taiti na Arena Pernambuco. Foto: Fifa/divulgação

One Reply to “Taiti leva na bagagem a pior defesa da história e lembranças eternas”

  1. Parabéns a esses Rapazes, que Atravessaram o Mundo, com uma Simpatia no Rosto, que Agradou a Todos por onde Passou.
    Que Deus Ilumine Todos Vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*