Jogos com outras bandeiras na Arena Pernambuco, o preço pela rentabilidade

Arena Pernambuco. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

No Brasil, apenas cinco estados contam com torcidas locais massificadas, com a preferência da população acima de 50%. Rio Grande do Sul (97%), Rio de Janeiro (96%), São Paulo (94%), Minas Gerais (63%) e Pernambuco (60%).

Historicamente, mesmo com desempenhos apenas medianos no campeonato nacional, Náutico, Santa Cruz e Sport concentram a maioria dos torcedores pernambucanos. Uma “resistência” ligada culturalmente aos três times.

Não por acaso surpreendeu a notícia sobre o agendamento do clássico carioca entre Botafogo e Fluminense na Arena Pernambuco.

O consórcio, com mesmo nome do estádio, dá um forte indício de que partidas com times de outros estados deverão ocorrer na operação em São Lourenço. Mesmo que o estado já conte com um representante na Série A, por exemplo.

A partida no dia 7 de julho acabou gerando a mudança de data de Náutico x Ponte Preta, para o dia 6, o que tornou o episódio ainda mais insólito.

Repercutiu não só com alvirrubros, mas com tricolores e rubro-negros, com o principal cliente ficando em segundo plano, apesar do discurso das partes.

Esse clássico seria marcado em São Paulo, Porto Alegre ou Belo Horizonte?

Ampliando a discussão… A reclamação seria a mesma com times do exterior?

Aqui, claro, o objetivo é a rentabilidade do empreendimento público-privado. Mas veremos até que ponto isso pode gerar uma antipatia no torcedor local. É o risco desse negócio, que de fato precisa ser lucrativo. Com ou sem o Náutico.

Você concorda com a realização de jogos envolvendo times de outros estados na Arena Pernambuco?

  • Sport - Não (41%, 595 Votes)
  • Náutico - Não (17%, 239 Votes)
  • Sport - Sim (15%, 221 Votes)
  • Santa Cruz - Não (11%, 157 Votes)
  • Náutico - Sim (9%, 130 Votes)
  • Santa Cruz - Sim (7%, 106 Votes)

Total Voters: 1.444

Carregando ... Carregando ...

28 Replies to “Jogos com outras bandeiras na Arena Pernambuco, o preço pela rentabilidade”

  1. E CLARAMENTE LOGICO,QUE O NAUTICO POR SI SO,NAO TEM CONDIÇOES DE MANTER AS CUSTAS ALTISSIMAS DE UM ESTADIO COMO ESSE. EIS QUE O DIREITO DE EXCLUSIVIDADE E SO UMA FACHADA,POIS JA TEM CLUBES DO SUL,DITANDO AS REGRAS,PARA CBF,FPF e CIA. FOI O MAIOR ERRO DOS DIRIGENTES,EM VENDER OS AFLITOS E ENTRAR NUNHA ROUBADA DESSAS.SEM CLUBE,SEM AUTONOMIA,SEM PLANEJAMENTO FUTURISTA,FOI TUDO UM CONTO DE FADAS..ADEUS VELHOS AFLITOS.

  2. GABRIEL,acho que voçe se precipitou-se,o brasil acordou e vc.continua dormindo e sonhando,o nautico,nao tem mais clube,os aflitos ja foi vendido ha meses,o jaz patrimonio vai ser demolido para construçoes de condominio residencias.toda via porem voçes, nao tem mais clube proprio. referente ao arena\pe.e um excelente estadio de 1mundo, vale lembrar,que o nautico nao gastou um unico centavo,para construçao do arena,o construtor na realidade e um grupo de CONSORCIO ESTRANGEIRO,porem de fato vcs.adquiriu o arena a titulo de aluguel,durante um curto periodo de 30anos,desde que honre as notas promissorias e demais custos,perante o CONSORCIO,caso contrario o arena dara-se a outro clube\pernambucano,quer por sinal ninguem tem interesse..mais a pergunta que nao quer calar e: para que estadio o nautico irar apos os 30anos se for o caso. fica ai os meus esclarecimentos ao sr.desinformado GABRIEL

  3. voces precisam ler o artigo de Ricardo Henriques no site”Trivela”.ele é formado pela universidade católica de Pernambuco e é da terrinha.escreveu no”Calhaustrofobia”,o artigo:Arena Pernambuco e o padrão FIFA nosso de Cada Dia! ao mesmo tempo q é verdadeiro é pra Rachar de Rir com nossa sociedade Recifense!

  4. e Digo mais essa diretoria do Náutico não teve ‘culhões’ para barrar esse jogo, A longo prazo isso é sim uma ameaça a nossa resistência, Além de todo o preconceito que nós sofremos ainda temos que aguentar os estrangeiros vindo aqui fazer clássico….
    #DeusAfastaDeMimEsseCálice
    #PernambucoMeuPaís

  5. Donato Nogueira Me desculpe mais você não é Pernambucano, não conhece a cultura desse estado, você é mais um ‘carioca de mentira’

  6. Na enquete só vota se vc torcer pra um dos 3 da capital! SOU PERNAMBUCANO e sou totalmente a favor, pois assim teremos a oportunidade de assistirmos boas partidas da série A. E esse pernambucanalismo burro é de irritar!! Quem é contra só pode assistir shows de, Alceu, Spok,Musa,João do Morro, maracatu… DIGO ISSO PELA TEORIA que imbecilidade!!!

  7. Prezado Carlos Zirpoli, seu comentário é lógico. Infelizmente veio à tona, apenas para a torcida do Náutico, o que os outros já sabiam. Que o velho timbu foi utilizado como ” boi de piranha” . Recebeu muito dinheiro é verdade, mas com prazo para terminar. Com as negativas lógicas do Sport e do Santa Cruz, este, com um estádio para 60.000 pessoas, o governo forçou a barra do pobre Náutico, iludindo-o com promessas fantasiosas. Pois bem, quando passar a “curiosidade” de todos para conhecer o estádio, a sepulcral Arena ficará às moscas, pois apenas com a torcida timbu não aguentará. Some-se então, que o Engenhão interditado obrigará o Botafogo a jogar fora. Nada mais lógico. A Arena PE irá servir de hospedaria para times grandes de outros estados. O NÁUTICO É APENAS um mero coadjuvante, convidado ” indesejado” que serviu para prolongar mais um pouco o escândalo dessa Arena, que consumiu quase 600.000.000,00 do povo pernambucano. A Globo e a CBF se encarregarão dos outros jogos com o beneplácito da administradora. Cabe ao Náutico apenas, se assim o quiser, ajudar na limpeza do estádio, aguar a grama e varrer os corredores. Se forem homens inteligentes, mandarão preparar o velho Aflitos para um retorno, em no máximo dois anos. Quem viver verá…

  8. Não vejo problema nenhum em ter um jogo do botafogo e fluminense na Arena PE.
    Sou alvirrubro e sei que a mesma para ser rentável será alugada, arrendada etc… para diversos eventos que acontecerão.
    Todo mundo sabe que o RJ não tem estádio. Eles vão jogar na Fonte nova, BH, Brasilia, Arena PE, enfim … em todas as arenas, qual o mal nisso?
    Quanto ao meu timbu todos os anos a CBF modifica horários e dias de jogos em relação a primeira tabela, qual o mal nisso?
    Ano passado jogamos trocentas partidas as 18 e 30 do domingo por conta do sol nos times do SUL.

    Enfim, vergonha mesmo é bota e flu não terem estadio pra jogar.
    A coisa tem um campo n maré que alaga quando um cachorro faz xixi n abdias. E a cobrinha tem um COLISEUM caindo aos pedaçõs.
    Enquanto isso o TIMBU tem 2 estádios, podendo jogar onde quiser.

    SAUDAÇÕES DE PRIMEIRA DIVISÃO

  9. VERGONHA ALHEIA POR ESTE PRESIDENTE BUNDÃO QUE TEMOS!!!
    NÁUTICO SENDO HUMILHADO DENTRO E FORA DE CAMPO!!!!

  10. João Manoel, é porque a mentalidade local é de 1940. Os caras preferem teorizar acerca de complôs a resolverem seus problemas. Não é de graça que pelo menos 30 pernambucanos morreram eletrocutados no último ano. Os caras não fazem o básico por aqui e ficam posando de vítimas do sudeste!!

  11. Outra maneira de olhar as coisas: Houve um pedido de um lado (Botafogo), do outro a intenção de mostrar e conquistar a viabilidade da arena (consórcio). Consultas feitas e nenhum prejuízo identificado ao Náutico, valor fixo pago a arena independente da bilheteria e uma opção de estrear com dois jogos no mesmo fim de semana. Aceitar o time carioca não significa tapete vermelho a ele e desrespeito ao time e torcida local. Com uma decisão conjunta (Náutico e consorcio), a opção foi só por ter mais um jogo. Que mal há nisso? Os jogos do Náutico em uma arena moderna, com conforto só é um estímulo aos novos torcedores. deus queira que o alvi rubro compareça. E assim os rubro negros e tricolores assim que tiverem oportunidade.

  12. Agora caiu a ficha! Vejam, a Odebrecht está fazendo as Arenas de Salvador, Rio, SAMPA e Recife. Este planejamento de trazer os times para cá nem o Náutico sabia. O Náutico está sendo usado apenas como bode expiatório neste processo de enfraquecer o futebol daqui. Iria ficar muito na cara. Eles realmente pensam que irão encher esta Arena, não é,… só se for com preço baixo.. Se a Arena PE baixar o preço para estimular a torcida, aí o plano deles será desmascarado. Eu não tenho dúvida que este jogo será Transmitido pela Globo para Pernambuco e Estados vizinhos. Uma vez que colocou o Jogo do Náutico para o Sábado, a Globo teria o domingo livre para colocar este jogo. E aí começaria o jogo de cooptação de torcedores com ingressos baixos.. Já que a Globo irá pagar a transmissão para a Odebrecht. Neste caso, a Globo iria aumentar sua audiência em Pernambuco, e os times daqui iriam de inferno a dentro. Eu não tenho dúvida que existe um planejamento entre a Globo, Odebrecht e Itaipava para enfraquecer nossos times pois a quantidade de torcedores em Pernambuco não é viável para transmissão da Globo, mas ela pegando um punhado em Pernambuco, com os torcedores já existentes em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão… Aí… tudo se explica.. Minando o futebol de Pernambuco, iria entrar facilmente nesta região, inclusive com a Arena do RN e do CE para colocar mais jogos por aqui, e dividir os times de RIO-SP no nordeste. Fala-se em Bairrismo, porém Minas possui muitos torcedores para o Rio, por que não fazem lá? Perguntem aos torcedores de São Paulo se eles iriam aceitar esta invasão? Perguntem aos Gaúchos? No Brasil, ou você é altivo ou se ajoelha. É evidente que existem pernambucanos que se ajoelham como a Federação Pernambucana e o Náutico, até aqui.!!! Devem aparecer outros…? Sim, mandem jogos Ingleses lá para a Casa do Bayern?? Para ver o que acontece.. Desrespeitem os Alemães??? Bem, eu já falei para um amigo meu, Eu tenho uma característica de colonizador… Porém, outros tem perfil de colonizados..

  13. GENTE A ARENA E DO GOVERNO, E DO consórcio, NÃO TEM NADA DO NÁUTICO. TODO MUNDO PAGOU INCLUSIVE ELES, POIS E DO GOVERNO FEDERAL.

  14. Opiniões diferentes sem problema. Mas só por opinião, não entendo. você costuma ter argumentos. Vamos trocar por surpresa. Imaginei que, como entusiasta do esporte e da história, veria como mais um evento. Por que precisa “ameaçar” o futebol local? Por que construído para receber clássicos de fora? Os times locais já foram, e continuam sendo, procurados. essa foi uma oportunidade. Por que não testar? A sensação é que se critica todas as tentativas e inovações… Por que forçando uma barra? É uma oferta de jogo. Depois da experiência pode-se avaliar melhor… Acho provinciano só querer que times pernambucanos usem. Mas respeito quem pensa o contrário. só não entendo.

  15. João Manoel,

    Decepção por pensar diferente? Que tipo de debate é esse? Ainda mais numa postagem com uma enquete, justamente para mensurar a opinião geral, com cada um votando no seu time e com a opção que quiser…

    Decepção é algo muito diferente disso, João. No futebol, então…

    No contexto pode ser visto também como um estádio construído pelo governo do estado para receber clássicos de fora. E achar que isso é decepcionante porque alguém não gostou (eu, no caso)? Não faz sentido.

    A Arena Pernambuco precisa ser rentável. Mas acho, sendo claro, que ao fazer isso ela está forçando uma barra. E aceito que qualquer um pense diferente disso. E não apontarei ninguém como “decepção”.

    Ps. E ao comparar a Arena Pernambuco com o Mané Garrincha acho que você esqueceu de um ponto bem importante… O público consumidor. No DF, formado em sua maioria por seguidores de clubes cariocas.

  16. Cassio, que decepção. Achei que você teria uma outra visão. Qual o problema de uma arena moderna como essa receber outros jogos além dos pernambucanos? Sem com isso menosprezá-los. Se não tem evento é elefante branco, se tem mais jogos é problema. Essa é uma tendência iniciada no Mané Garrincha. temos torcedores e grandes times demais, para atender todos. Sem esse preconceito ou ameaças. é só mais um jogo. Eu hein!!!

  17. já nao basta a globo “alienando” as crianças transmitindo jogos destes times cariocas, agora vem botar eles para jogar aqui, é fim da picada na boa….

  18. Quer dizer então que a Arena Pernambuco agora vai servir pra disseminar os times cariocas e paulistas em solo pernambucano???
    Isso não condiz com o perfil da torcida de Pernambuco, em especial a de Recife, que sempre prezou e torceu por seus times locais.
    Vamos deixar isso para os paraibanos e alagoanos que adoram puxar o saco dos times sudestinos.
    Sou contra essa “invasão”. Vamos nos manter unidos e lutar contra isso.

  19. O Contrato de exclusividade , pode ser assinado mais de um times como foi o caso de Ceará e Fortaleza.

    E voce está viajando se acha que o Náutico deveria ter alguma renda sobre outros jogos.

  20. Este momento é super importante para o futebol pernambucano e a FPF-PE não pode ficar omissa, pois se os cariocas não conseguiram invadir Recife com seu futebol pela TV, usando tudo inclusive as parábolicas, vão usar a ArenaPE para nos invadir.
    Pena que esses dirigentes da ArenaPE e do Nautico não tenham nenhum sentimento de “PERNAMBUCANIDADE”, são movidos pelas esmolas que os cariocas mandam.
    Senhores da ArenaPE, PFP-PE, Náutico nós não somos PARAÍBACAS, somos o Leão do Norte, somos pernambucanos com muito orgulho, nos respeitem!!

  21. Eu concordo, o contrato de exclusividade é do Náutico, se o Sport jogar e o Santa também jogarem na Arena PE, é considerado time de ”fora” também, só acho que como o contrato é de exclusividade do Náutico, caberia a ele uma parte da renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*