Emboscada no marketing esportivo

Mario Gotze na apresentação oficial no Bayern de Munique

Em uma negociação foi gigantesca entre os dois finalistas da Champions League deste ano o Bayern pagou 37 milhões ao Borussia Dortmund.

Tudo para contar com o futebol de um meia de 21 anos. Mario Gotze.

A aguardada apresentação oficial do craque enfim aconteceu…

E no seu primeiro ato pelo clube, apareceu vestido com uma camisa da Nike.

A maior rival da Adidas, a patrocidora oficial do time de Munique. Uma gafe daquelas envolvendo as duas maiores fabricantes de materiais esportivos.

Sob contrato, o Bayern informou que os atletas podem usar chuteiras de outras marcas, mas em ações do clube as demais peças devem ser da Adidas.

Calça, camisa, meias, agasalho, boné…

O erro mostrou que falhas na gestão de marketing esportivo acontecem em qualquer lugar, do mais provinciano ao campeão europeu. Portanto, cabe à direção do clube manter o rigor sobre a exposição de seus parceiros.

Sem ir muito longe, basta relembrar o caso da Mega Transfer, empresa que firmou contratos à parte dos clubes com vários atletas no estado.

A orientação era simples. Em caso de gol ou entrevistas, o jogador tirava o uniforme, exibindo o enorme logo da empresa numa camisa por baixo.

Como Willians, ao marcar o gol de uma vitória do Sport em 2012. Obviamente, os patrocinadores do clube ficaram em segundo plano. E não gostaram.

Houve a cobrança e o ato, se ainda não acabou, pelo menos reduziu.

Até porque essas emboscadas custam bastante dinheiro….

Pernambucano 2012: Sport 3x2 Belo Jardim. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

One Reply to “Emboscada no marketing esportivo”

  1. Mas “Midiáticamente”, ele não era um jogador do Bayern ainda, nem estava se apresentando para coletivas, ou eventos representando o clube.
    Ele estava sendo APRESENTADO, e consequentemente passando a vestir as cores do clube a partir DAQUELE momento.

    Isso é comum acontecer nos clubes europeus.
    A nike fez o mesmo com CR7 (http://www.abola.pt/img/fotos/nnh/ronaldonike.jpg), e a partir da apresentação no estádio, ele passou a ser jogador do real e a vestir adidas em seus domínios.

    O Real Madrid dribla isso(como outros clubes), fazendo a coletiva após a apresentação do jogador ja vestido com o uniforme.

    Outro exemplo: Ozil qnd chegou ao bernabéu http://justanothermadridista.files.wordpress.com/2010/08/mesut-ozil-6.jpg?w=590

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*