Clássico carioca às moscas no primeiro teste de mercado da Arena Pernambuco

Série A, 6ª rodada: Botafogo x Fluminense. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Os clubes cariocas vêm num ritmo itinerante na Série A. Com o Engenhão fechado para reformas e sem acordo para atuar no Maracanã, os times vêm buscando opções e tentando desbravar mercados…

Pernambuco se fez presente no roteiro futebolístico.

Neste domingo o estado recebeu o tradicional Clássico Vovô, com integrantes do G4 do campeonato brasileiro. Botafogo e Fluminense.

Partida envolvendo o campeão carioca e o campeão brasileiro, com Seedorf e Fred, jogadores diferenciados. A vitória valeria a liderança da Série A.

De fato, uma boa atração no papel. Já na arquibancada da Arena Pernambuco isso não foi traduzido em sucesso de público. E olhe que o consórcio administrador do estádio estimava em 20 mil torcedores.

Os mosaicos vermelhos, tão corriqueiros no Engenhão, com cadeiras na cor azul, tomaram conta do estádio em São Lourenço da Mata. A presença foi tão baixa que não foi preciso sequer abrir o anel superior.

Foram apenas 7.882 pagantes, com um borderô de R$ 368.550.

Série A, 6ª rodada: Botafogo 1x0 Fluminense. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Em Brasília, também com uma nova arena, ainda mais cara, em busca de fontes de receita, o Flamengo jogou duas vezes no Brasileirão, ambas com sucesso estrondoso de público e renda.

Nas partidas contra Santos e Coritiba a torcida rubro-negra lotou as arquibancadas do Mané Garrincha. Foram nada menos que 116.326 pagantes, com uma renda agregada de inacreditáveis R$ 9.653.710.

A população da capital federal, uma cidade de apenas 53 anos, colabora para isso. Uma região formada por “migrantes”, muitos de origem carioca. Mas também de outros estados com menos tradição no futebol.

No Recife, um conhecido reduto com forças locais na massa, o jogo seria um teste. Um caso a ser estudado pelo mercado da bola.

Certamente, a resposta financeira de Botafogo 1 x 0 Flu não foi das melhores.

Há público para jogos do tipo? Há.

Se irá cobrir os custos da arena é outra questão.

Série A, 6ª rodada: Botafogo x Fluminense. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

54 Replies to “Clássico carioca às moscas no primeiro teste de mercado da Arena Pernambuco”

  1. Palhaçada esse jogo ser aqui em Pernambuco. Os alvirrubros dizem que a arena é a casa deles, mas da forma que fizeram, se for a casa deles mesmo, o ocorrido deste fim de semana foi como um desconhecido chegar à casa do sujeito, mandar o dono da casa dormir no sofá da sala e dormir com a mulher dele no quarto. Como é que o time “dono do estádio” é obrigado a mudar dia e hora do seu jogo porquê dois times de fora tem prioridade de jogar no domingo?

    Se dependerem de mim morrerão de fome, esses times do Rio.

    Quanto aos alvirrubros, vendam os aflitos para ver o que vai acontecer com vocês, se isso ocorrer logo vocês serão o novo América de Pernambuco.

    É brincadeira!

  2. Em alguns comentários, li que o Flamengo encheria de torcida em quaisquer lugar do Brasil. Até parece que o Flamengo nunca veio jogar em Recife. Ué, nunca vi esta torcida que falam os urubus babacas. O importante é que quase 19.000 torcedores foram ao jogo do Santa Cruz. Lembrando que este jogo foi televisionado para todo Brasil, incluindo Pernambuco. E contra um adversário pouco desconhecido, com todo o respeito foram raros os jogos do Cuiabá com o Santa Cruz ao longo da história. Que venha então o Grêmio e o Flamengo para enterrar de vez esta fofoca que em Pernambuco (Recife e o Interior) tem muita torcida do Flamengo. Eu sou do interior de Pernambuco mora na divisa da Zona da Mata e Agreste. Eu não conheço nenhuma cidade que tenha esta quantidade de torcedores. Não vejo torcidas flamenguistas, São Paulina, Corithiana entre outras nos bares quando se tem jogos destes times, nem quando o Flamengo foi campeão ou ganha algum jogo, aqueles fogos. Gatos pingados existem mais não faz parte nem de 5% da população. É só ir ao interior e ver. Numa distância de 300km a partir de Recife 90% da torcida é local. A confederação Pernambucana é muito fraca, temos sempre presidentes medíocres. Deveriam fazer esta pesquisa em todo o Estado para entender como está hoje a torcida de Pernambuco. E não deixar que outros institutos façam isto a mando dos times do eixo do mal. O nosso futebol não se fortalece porque temos fraquíssimos administração dos Clubes bem como a confederação Pernambucana que beira a Máfia do futebol. Eles entregam os nossos torcedores a sorte. Isto é um absurdo merece um movimento organizado das torcidas. E o pior, para completar vem este Cavalo de Tróia vulgo Arena Pernambuco que está trabalhando para chantagear o Santa Cruz e Sport. Para mim estes jogos cariocas aqui nada é mais que isto Chantagem para forçar estes dois times. O tiro saiu pela culatra e uma grande burrice deste consórcio que para tentar limpar esta péssima imagem deveria pedir desculpa aos torcedores Pernambucanos e demitir o responsável. Eu também me preocupo com o cronograma da cidade da Copa bem como esta obrigação de se ter lucro caso contrário o Estado bancará a diferença. Isto não motiva o trabalho, parece mais contrato mafioso.

  3. PERNAMBUCO para os PERNAMBUCANOS!!!! Paraibano/Alagoano/Sergipano/Potiguar/etc, se você quer ser medíocre e alienado, fique no seu estado. Não importa o nível, a série ou a técnica, em PERNAMBUCO se torce por PERNAMBUCO!!!!

  4. Gabriel:o q o EASN falou É VERDADE!.voce não ouviu o”Domingo Esportivo”(Rádio Jornal AM)deste Domingo.e ficou claro.se der rombo,quem cobre a Arena é o governo de Pernambuco(ou seja,nós contribuintes!

  5. Sou torcedor do Grêmio qequando li a noticia que fariam o classico dos cariocas em Recife pensei que seria um fracasso mesmo.
    Recife tem seus clubes e não precisam ser simpatizantes de cariocas e paulistas.
    O que é absurdo foi terem trocado o dia do jogo do Nautico.
    Aqui no RS isso jamais aconteceria. Nem 100 pessoas pagariam para ver um jogo desses.
    Parabens aos pernambucanos que não foram ao jogo e valorizam seus clubes……..

  6. KKKKKKKKKKKKK Um colega meu é torcedor do Sport e foi. Dor de cotovelo de pernambucano é fogo………………Coisa de gente mal resolvida que está mais preocupada com o clássico carioca do que com o próprio time. O pior é que choram tomando Coca, calçando Nike e comendo Mc, tudo invenção pernambucana………….

  7. Bem, minhas previsões acertadas: Dez mil torcedores. Eu gostei de ver os torcedores que queriam conhecer a Arena e ver alguns jogadores foram com as camisas dos clubes de Pernambuco. Assim, uma minoria de torcedores cariocas por aqui. O que é normal pois temos em todos os Estados minorias que torcem pelos times de Pernambuco em alguns Estados. O Cavalo de Tróia, diga-se a Arena, começou muito mal. Infelizmente, o consórcio Odebrecht não está levando a sério a Cidade da Copa. Na PPP que foi dito a todo pernambucano iria-se fazer uma Cidade da Copa. Estamos esperando e é bom investigar a documentação desta PPP. O governo do Estado irá garantir o lucro do consórcio de todo jeito, além de pagar anualmente alguns milhões. Irá cobrir se eu não me engano o que faltar para 74 milhões de lucro para a Arena. Temos que ver isto pois poderá ser caso de investigação. A minha decepção é que o tal de Sr. Sinaval que gerencia a Arena se mostra despreparado para o cargo. Tivemos diversos problemas na copa das confederações, o cara vem com este jogo escroto e ainda não fez o básico conhecer o público Pernambucano. Ou seja, a Odebrecht se mostra nem aí, o lucro virá de todo jeito. Inicialmente dizia-se que quem irá gerenciar a Arena e a Cidade da copa é a AEG. E aí me colocam este Sinaval????? Cadê os shows internacionais, vem aí o Black Sabath em Outubro para o Brasil… Até aqui tá marcada a Baianada na Arena…?? Será um gato por lebre? Cadê a AEG, Cadê o Cronograma da Cidade da Copa? Isto cabe a nós pernambucanos cobrar porque sabemos as máfias deste país… e é muito dinheiro nosso que está em jogo!

  8. Valeu Pernambuco. Ainda foram os cariocas e seus descendentes e muitos “babacas”, principalmente os com camisas do Santa Cruz, Sport e Náutico. Deixem a Arena para o governador que por motivos como esses coloca o povo nas ruas para protestar contra políticos indecentes que pensam apenas nos seus bolsos. Sou Santa Cruz e faço um alerta e um prognóstico de que se o Náutico vender o seu patrimônio em troca desse mico, seus dinheiro sumirá e em vinte anos estará encerrando suas atividades ou vivendo às moscas. Esse será o “grande” benefício dessa porcaria de Arena PE. O primeiro é trazer o futebol do Rio/São Paulo pra cá. Minas e Rio Grande do Sul não vêm porque se sustentam. Acordem irmãos pernambucanos e não banquem esse mico.

  9. Parabéns as torcidas do Náutico, Sport e Santa Cruz por não terem ido. Temos que valorizar cada vez mais nossos clubes e nosso futebol.

  10. O FLAMENGO TEM TORCIDA?, NÃO TEM DINHEIRO, NÃO TEM ESTÁDIO E NÃO TEM TIME!

  11. A maior parte das pessoas falam mal da rede globo de televisão,mas não deixa de assisti-la….isso é hipocrisia….Quanto ao evento a arena é particular e eles tem que fazer dinheiro,ou alguém é louco o bastante para acreditar que o náutico sozinho vai trazer retorno para a arena.

  12. Fico impressionado como alguns pernambucanos preferem ver uma arena daquele nivel fechada a ter uma serie de jogos de outros clubes do Brasil pra ver. Como voces querem ver jogos de outros times com os daqui se não investem no futebol daqui…Se a mentalidade dos dirigentes dos clubes daqui está direcionado pra jogadores totalmente descartados nos clubes do Sudeste ( Kieza, Berna, Hugo,entre varios outros) ?? Qual contratação de peso algum clube daqui fez??? Quem paga as despesas fixas da arena se não tiver jogo lá??? Ao invés de criticarem peguem esses jogos como experiencias e usem pra engrandecer o futebol pernambucano e seus clubes…

  13. “Ô bando de pernambucano trouxa. Se a Arena der prejuízo vocês pagarão a conta……………..De um jeito ou de outro a batata quente está nas mãos de vocês!!””

    De novo o misto não-pernambucano EASN comentando asneiras.

    Se der prejuízo? A Arena sem Sport e Santa já está no prejuízo. É ideia de jerico achar que vai viabilizar uma Arena sem os clubes de massa locais, que são três, sequer precisaria desse tipo de jogo cretino pra absolutamente nada, que façam isso em Brasília onde tem uma mistalhada considerável e um estádio maior, se os torcedores desses clubes não chiarem por eles não jogarem no Rio mais.

    A batata tá quente, mas não é com esse lunatismo de gente como você que isso será resolvido, vocês, a má administração da Odebrecht e o descaso do Governador de Pernambuco são os principais responsáveis por esta lambança histórica. 2014 vem aí e vai ter troco nas urnas, que se faça uma auditoria no contrato com a Odebrecht e neste projeto Cidade da Copa e a revogação de exclusividade da Odebrecht nisto, o Estado ainda terá que pagar anualmente valor “x” a Odebrecht tendo prejuízo e jogos desses clubes do Sudeste darão a não ser quando forem contra clubes locais.

    É uma ideia de gente burra mesmo achar que vai contar com clássicos do Rio ou de SP pra suprir receita de Arena, esses clubes não vão jogar toda semana aqui e vão fazer o que nesse período? Contar com a ajuda do povo com aversão à Arena por conta disso? Este Sinval Andrade da Odebrecht é totalmente despreparado pro cargo, não sei como colocam um baiano que não conhece nada de Pernambuco gerindo isso. Essa Arena já é um pesadelo. Espero que o Sport jogue aí só enquanto constrói a Arena do clube (se Eduardo Campos deixar e parar com chantagem) e depois diga adeus a este elefante branco.

  14. “Mete o Flamengo nesse estádio contra qualquer um que explode a capacidade! Flamengo é Flamengo, maior torcida do mundo, presente em TODO E QUALQUER ESTADO DESSE BRASIL!!!!”

    Caro misto dos estados vizinhos, meter o Flamídia aqui? O Flamídia não é pernambucano, não torcemos pra isso aqui, quer “meter” o Flamídia em algum estádio? Peça pro governo do estado de vocês construir um e pagar pra esse lixo jogar lá, estádio que foi levantado às custas dos cofres públicos do Estado de Pernambuco tem que dar retorno ao povo de Pernambuco e não virar “área de lazer” de misto deslumbrado (que tem vergonha do próprio estado de origem) que detona economicamente os clubes da região.

    Se tivessem dito logo na época de aprovação de construção desse provável elefante branco (por ser mal gerido, a Odebrecht está fazendo um show de má administração e angariando a ira do povo pernambucano) que um jogo desses poderia ocorrer, este estádio não teria saído da planta. Então, nós, povo de Pernambuco, fomos enganados pra construção deste Mamute Branco sob pretexto da construção da Cidade da Copa, quando todo mundo sempre criticou a localização desse estádio que nem no Recife fica enquanto o Arruda está aos cacos, a Arena do Sport não é aprovada e o Náutico não manda em nada nessa Arena e poderá ficar sem os Aflitos. É um absurdo de cima abaixo esta Arena de Eduardo Campos que nem a público veio pra esclarecer as pataquadas que fez.

  15. o povo Pernambucano tem 3 grandes massas apaixonadas! Eu ainda achei muito kkkkkk
    Clubes do sul Fora!!

  16. Mete o Flamengo nesse estádio contra qualquer um que explode a capacidade! Flamengo é Flamengo, maior torcida do mundo, presente em TODO E QUALQUER ESTADO DESSE BRASIL!!!!

  17. AVISO AOS CARIOCAS – NO RECIFE TEM TIMES PARA OS TORCEDORES TORCEREM E TEM IMPRENSA QUE NÃO DÁ A MÍNIMA PARA ESSES JOGOS CAÇA-NÍQUEL. FOI UMA BOA RESPOSTA PARA QUEM PENSAVA DIFERENTE, QUEM FOI FORAM OS TORCEDORES DOS ESTADOS VIZINHOS, INTERIOR DOMINADOS PELAS PARABÓLICAS E CARIOCAS E SEUS DESCENDENTES QUE MORAM POR AQUI. EM QUALQUER OUTRA PRAÇA DARIA NO MÍNIMO 20.000 TORCEDORES. AGORA JÁ SABEM O QUE NÃO DEVEM FAZER.

  18. Ô bando de pernambucano trouxa. Se a Arena der prejuízo vocês pagarão a conta……………..De um jeito ou de outro a batata quente está nas mãos de vocês!!

  19. Sou carioca, estava no jogo e não esperava mesmo muita gente. Na verdade, até me surpreendi com os quase 10 mil presentes. Bairrismo à parte, não gostei do estádio. Se o Aflitos era um caldeirão, a nova Arena é uma geladeira. O estágio é frio, chato, fica longe, tem um acesso difícil (lembra até o Engenhão no Rio, que não por acaso é chamado “carinhosamente” de Vazião). As cadeiras são desconfortáveis (fiquei imaginando meu irmão, de 110 kg, sentado ali) e a norma de “todo mundo sentado” mata qualquer emoção.

  20. Eduardo, caso você não tenha lido eu disse “SE já confirmaram” eu vi que havia um monte de informação desencontrada. Por isso o SE. Simples. De qualquer forma teremos Fla x ASA e espero de coração que vá menos de 10 mil.

  21. ((( Quer trazer jogos pra arena PE tragam>> barça,real, bayer, juve, manchester, milan, chelsea>> NÃO A PORCARIA DOS TIMES DA GLOBO SUL/SUDESTE!!! façam amistosos contra Sport, Santa e Náutico. VALORIZE O QUE É NOSSO GOVERNADOR!!))))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*