A maioridade da final da Copa Conmebol de 1992 na Libertadores de 2013

Atlético-MG e Olimpia na decisão da Copa Conmebol de 1992. Crédito: http://webgalo.comze.com

Há 21 anos o Atlético Mineiro sentia pela primeira vez o gostinho de conquistar a América. Em um plano menor, mas dotado de muita raça. Na pioneira edição da Copa Conmebol, o Galo enfrentou o Olimpia na decisão.

No Mineirão dos velhos tempos, com 60.116 pagantes, venceu o time paraguaio por 2 x 0 e levou uma ótima vantagem para o caldeirão de Assunção.

No acanhado Manuel Ferreira, suportou todo tipo de pressão, catimba. Até foi derrotado, pelo placar mínimo, mas ficou com a taça continental.

O time de João Leite, Toninho Pereira e Ailton ficou na história. Chegou a vez de Victor, Ronaldinho Gaúcho e Bernard, no plano principal do continente.

Já bicampeão da Copa Conmebol, o Atlético Mineiro sonha há tempos com a Taça Libertadores da América. Na final desta temporada, o velho script…

Galo x Olimpia, again.

Na semifinal, já no presente, o Atlético sofreu além da conta.

Um gol logo aos 3 minutos, com Bernard completando um passe genial de Ronaldinho, e outro depois do tempo regulamentar, com Guilherme, já com o Independência em transe, deram a vitória sobre o Newell’s Old Boys.

O resultado levou a uma agônica disputa de pênaltis, com inúmeras cobranças desperdiçadas. Mas o alvinegro de Belo Horizonte se tornou o primeiro a avançar à decisão depois de perder por 2 x 0 no jogo de ida semi.

Vai pelo título inédito e a chance histórica de igualar a maior glória do rival azul.

Enquanto isso, na Colômbia, o tradicional Olimpia esteve por um triz. Se defendeu o quanto pôde. Segurou o Santa Fé e ampliou a alma copeira, alcançando a sua sétima final de Libertadores.

Vai pelo tetra, pelo feito de ser o primeiro campeão em quatro décadas distintas.

Será um reencontro histórico. Agora em cenários invertidos. Primeiro no Defensores del Chaco, depois no Mineirão. Com o troféu mais cobiçado no fim.

Atlético-MG e Olimpia na decisão da Copa Conmebol de 1992. Crédito: http://webgalo.comze.com

2 Replies to “A maioridade da final da Copa Conmebol de 1992 na Libertadores de 2013”

  1. E o Galo venceu o Lanús mais uma vez! Huaha.
    Após a Libertadores de 2013, veio a Recopa Sul-Americana de 2014.
    Agora são 4 taças internacionais oficiais, reafirmando o Galo no panteão dos times brasileiros capazes de serem o orgulho do esporte nacional, ao conquistarem troféus para o Brasil!

  2. E o Galo venceu o Olímpia mais uma vez!
    Após a Conmebol de 1992, veio a Libertadores de 2013.
    Agora vamos reeditar outra Conmebol (de 1997), enfrentando o Lanús (Arg) na Recopa Sulamericana de 2014. Que o GALO vença novamente! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*