Universidade exclusiva para o mundo esportivo embaixo da arquibancada

Faculdade do River Plate. Crédito: http://www.riverplate.com

Nas dependências do enorme estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, começou a operar neste ano a primeira faculdade de um clube de futebol.

No River Plate, a criação de uma faculdade particular é o ponto final do sistema educacional do clube, em funcionamento há 25 anos. Alguns times já haviam surgido num processo inverso, como a Universidad de Chile e o Pumas do México, com as instituições criando times para representá-las. Neste caso, foi a marca “River” que se estendeu aos estudos.

Estrutura para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e agora ensino superior. Ao todo são 2.000 alunos/sócios distribuídos em instalações literalmente embaixo das arquibancadas, num cenário bem incomum.

Faculdade do River Plate. Crédito: http://www.riverplate.com

A curiosidade sobre o Instituto Universitario River Plate (Iurp) é o viés puramente esportivo nos cursos disponíveis. Inicialmente com marketing esportivo, administração esportiva e educação física. Outros cursos estão em fase de criação, incluindo fisioterapia, medicina esportiva, nutrição e direito esportivo.

Para abrir as portas da faculdade foram quase oito anos de desenvolvimento, até mesmo para se adequar à lei argentina. O primeiro semestre de aulas começou em abril de 2013, com 60 estudantes. O aluno precisa ser torcedor do Millonario? Não. Obviamente, quase todos são. No River, aliás, muitos jogadores da base já passaram pelas escolas do clubes. Nomes como Hernán Crespo, Gonzalo Higuaín, Javier Saviola, Pablo Aymar e Fernando Cavenaghi.

A faculdade tem um objetivo oficial: “Otimizar e profissionalizar a gestão no esporte como disciplina para a construção e desenvolvimento humano e social”.

Faculdade do River Plate. Crédito: http://www.riverplate.com

One Reply to “Universidade exclusiva para o mundo esportivo embaixo da arquibancada”

  1. Até por clubes de futebol a educação tem grande espaço na Argentina. Parabéns aos argentinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*