Exportando a violência das organizadas

Briga com supostos integrantes da torcida organizada do Santa Cruz em 2013 em Brasília, São Luís (Karlos Geromy/OIMP/D.A Press) e Maceió (ITAWI ALBUQUERQUE/FUTURA PRESS) e

A situação das torcidas uniformizadas pernambucanas não tem sido fácil de controlar. Em 2013, o cenário parece ter piorado fora do estado.

Até aqui, supostos integrantes da maior organizada do Santa Cruz, a Inferno Coral, já arrumaram confusão nos estádios Rei Pelé (Maceió), Castelão (São Luís) e Boca do Jacaré (Brasília).

Em alguns casos, torcedores dos clubes rivais do adversário coral nas respectivas partidas também aumentaram a quantidade de vândalos presentes, como nesta quarta, com torcedores do Gama, rival do Brasiliense.

A explicação vem das alianças das torcidas organizadas em todo o país, com facções de times de fora aliadas de clubes do estado, até mesmo vestindo as becas das torcidas. Ou seja, o aliado de um rival local também é um rival.

Mas exportar a violência é demais.

Em janeiro, um integrante da Torcida Jovem foi detido na reabertura do Castelão, sob a acusação de ter quebrado uma cadeira, a primeira nas arenas da Copa. A Fanáutico, em viagens pelo país, é sempre abordada nas estradas.

Vale destacar ainda o apoio financeiro, não oficial, dos clubes às principais organizadas. Ajuda no Arruda, na Ilha do Retiro, nos Aflitos…

Suposto integrante da Torcida Jovem detido após quebrar uma cadeira do Castelão, em Fortaleza (Ilo Santiago/Diário do Nordeste Online) e viagem da Fanáutico

23 Replies to “Exportando a violência das organizadas”

  1. Nos chegamos no estadio e a torcida dos caras invadiu nosso espaço, ai vcs querem qq apanhamos de graça e? Antes de critica esculte a nossa versão seus bandos de alienados!!!

    União de Irmãos IJG – TOIC

  2. Ainda não fui a um jogo do Sport na série B 2013 e deixei de ir pra qualquer clássico, mesmo que seja na Arena Pernambuco.
    Minha vida está acima de qualquer coisa desse tipo. Amo meu clube, mas com essa violência não dá.

  3. Essas brigas acontecem por falta de Policiamento, aqui em pernambuco não acontece brigas dentro de campo porque o policiamento é rigoroso não dar brecha para essas palhaçada acontecer, as brigas não acontecem por acaso se as torcida brigam entre si dentro do estadio, de quem é a culpa da policia e do clube mandante, se a torcida do santa fosse deslocada para um setor longe da outra torcida e com policiamento presente isso não teria acontecido, no maranhão a torcida do santa brigou com torcedores do Sampaio porque ficou um ensuntando o outro e não tinha cordão de ensolamento, em brasília todos vimos que a torcida do brasiliense tava atras do gol e veio ate a torcida do santa brigar, porque tinha torcedores do gama e policiamento que era bom nada, o policiamento foi todo para o jogo do flamengo lamentável .

  4. vcs falam da torcida (INFERNO CORAL) a maior de PE, mas se prestarem atenção a torcida do brasil falso atravessaram o campo e foram lá na torcida do SANTA CRUZ, vamos prestar atenção no que está acontecendo pra não criticar sem saber o que fala!!!

  5. Estive no Castelão no sabado, vi a torcida do Santa Cruz uns 30 torcedores, partindo para cima da torcida do Sampaio, agredindo um senhor que so estava gritando o nome do seu time, a policia veio e sentou o cacete e expulsou a torcida baderneira do Santa cruz.

  6. Estive ontem lá também. Quase não tinha policiamento no “estádio”. Inclusive, durante a confusão, tinham 5 policias apenas olhando, com a mao na cintura. Perguntados por que nao estavam tentando impedir a confusao, disseram que a funcao deles era apenas revistar os torcedores na entrada, e nao apartar briga. Aqueles que estavam dentro do campo também só se mobilizaram bem depois do tumultudo ter iniciado. E detalhe: eles estavam exatamente em frente, porém de costas para as torcidas. E digo mais: ainda bem que chegou reforço, pois em volta do estádio estava cheio de tralhas, pois tinha um predio em construcao.

  7. O problema é de fácil solução: BASTA ACABAR COM ESSAS TORCIDAS QUE SE DIZEM ORGANIZADAS. Ponto final. NÃO FAZEM PORQUE ALGUÉM SAIRIA PREJUDICADO.

  8. Saudações corais!!!
    O fim não é a solução!!!
    Leis e Fiscalização pra todos!!!
    Se for pra acabar: Vamos acabar com as Drogas os Políticos a Cachaça e varias coisas. Tem que ter Pessoas Responsáveis para aplicar as leis e as mesmas serem compridas!
    Para a cachaça tem a (BLITZ) para os Políticos tem o (CNJ) e para as Drogas tem o (DENARC) Então as autoridades tem que criar comições para coibir os atos das Torcidas Organizadas em punir os Responsáveis!

  9. Nunca precisei me filiar em torcida organizada para poder torcer e amar meu clube de futebol. Quem faz parte das torcidas organizadas tem mais regalias no clube que os sócios em dia e procurem saber quantos destes que vestem as camisas das organizadas são sócios em seus clubes? sou a favor do fim das organizadas…

  10. so q no caso de ontem, o próprio comentarista da tv brasil falou com os torcedores do santa estavam quietos, e alguns com camisas diferentes de alguma torcida do santa, ou seja, torcedores do gama q foram fazer confusão

  11. Por essas e outras que faz mais de 9 anos que não vou a um estádio. Minha vida e da minha é muito mais importante.

  12. Não existe nenhum apoio financeiro por parte da diretoria do Sport, se Bivar falou ele está mentindo!

    A Jovem do Sport, Brava Ilha (barra-brava do Sport) e Sport Chopp sempre viajam com dinheiro do próprio bolso, unica ajuda é de algumas cortesias de ingressos em jogos fora, que nunca é o suficiente, sempre falta pra alguém e daí fazem uma vaquinha para poderem entrar no jogo.

    A diretoria só quer saber das torcidas quando é eleição, quitam até os sócios em atraso para que eles possam votar em quem ta quitando a dívida.

  13. Acho que a torcida organizada é o coração dos times! Elas comandam a festa dentro dos estádios com musicas e etc. Porém hoje o futebol tem uma rivalidade imensa que muitas vezes é incentivada pelos meios de comunicações e pelos clubes. Podemos muitas vezes perceber que as torcidas organizadas são tratadas como sindicalistas sustentadas pelas empresa e não trabalham. Aqui em São Luis a Inferno Coral foi provocada desde a entrada no estádio pela falta de organização e dentro do estádio por meia duzia de torcedores do próprio Sampaio. Aqui não tem parceria com outros times rivais do Sampaio não.

  14. Acho também que a chamada da ma manchete ” torcida coral exporta violência “, está muito generalizado, no que poderia ser perigoso para os demais torcedores que nada tem haver com estas facções marginalizadas, que a meu ver mais prejudicam que ajudam o santa cruz.

  15. Cássio.
    Ontem estive no Estádio Serejão em Taguatinga para ver brasiliense x santa cruz. O que houve ali foi o seguinte…enquanto estavam em campo a torcida organizada facção do brasiliense , e os torcedores do santa cruz aque nada tem haver com estes marginais travestidos de torcedores da Inferno Coral, tudo corria bem. A coisa começou a pegar quando do nada, aparaceu uma multidão de integrantes da Torcida IRA VERDE do Gama , que é aliada da Inferno Coral. Como já havia uns poucos membros da Inferno dentro do estádio, os mesmos se juntaram aos marginais da IRA VERDE e com gritos de guerra passaram a provocar a torcida amarela , que também nada tem de boazinha. A coisa só não descambou para o pior porque a Polícia Militar do DF agiu de forma vigorosa , ou seja na medida em que deve ser tratado marginais. A grande maioria da torcida coral presente ao Serejão, era de famílias, que nem sequer queria aproximação com essa gente. Depois da ação da PMDF , os ânimos serenaram.

  16. Desculpa Cássio, mas ontem estava assistindo o jogo no canal Brasil e essa noticia acima não é verdade. Apesar de achar que torcida organizada só atrapalha, para não dizer outra coisa, segundo um reporte de Brasilia, o que aconteceu e que a torcedores do GAMA estavam na área reservada a torcida do Santa Cruz(4 gatos pingados) e o confronto com a torcida do Brasiliense foi inevitável, além de que o policiamento era insuficiente em virtude da maioria da policia ter sido escalada para o jogo Flamengo x Portuguesa. É só checar esse e fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*