Os modestos representantes locais na visão do restante do continente

Matéria da Conmebol sobre a Copa Sul-americana 2013: Sport 2 x 0 Náutico

O texto sobre o clássico pernambucano no site da Conmebol apontou os dois rivais centenários como “dos modestos equipos de Recife”. A matéria original foi escrita em espanhol e traduzida para a versão em português da página da confederação na web. E a denominação foi mantida.

E, convenhamos, não está errada. O pouco conhecimento dos outros países em relação a Náutico e Sport vem das poucas participações em torneios internacionais. Além da vigente Sul-americana, foram apenas três Libertadores, sendo uma com o Alvirrubro (1968) e duas com o Rubro-negro (1988 e 2009).

A partida também foi noticiada no portal da Fifa, mas sem qualquer menção sobre o porte dos clubes. Uma boa campanha na Copa Sul-americana pode ser o caminho para reverter essa ainda justa impressão fora do país.

Confira os textos em português nos sites oficiais da Conmebol e da Fifa.

Registro da Fifa sobre a Copa Sul-americana 2013: Sport 2 x 0 Náutico

35 Replies to “Os modestos representantes locais na visão do restante do continente”

  1. Barros

    o problema não apenas a falta de receita , mas tambem falta de PLANEJAMENTO falta de CRITERIO NAS CONTRATAÇÕES.

    Contrata por contrata , quantidade sem QUALIDADE .

  2. MUITOS TIMES DOS PÍSES VIZINHOS SÃO MUITO MAIS FRACOS, MAS SÃO MAIS CONHECIDOS PORQUE ESTÃO SEMPRE NA LIBERTADORES. ISSO PORQUE NESSES PAÍSES A DISPUTA POR VAGAS SE RESUME A POUQUÍSSIMOS CLUBES. É AQUELA HISTÓRIA: SÓ TEM TU, VAI TU MESMO.

  3. INFELIZMENTE OS CLUBES DE PERNAMBUCO NÃO TÊM UMA RECEITA COMO OS CLUBES DO SUL E SUDESTE;
    NÃO PODEM CONTRATAR JOGADORES DE PONTA;
    NOSSOS DIRIGENTES NÃO PENSAM NO CLUBE E SIM NO BOLSO;
    NOSSA IMPRENSA ILUDE OS TORCEDORES DIZENDO QUE SOMOS GRANDES;
    NOSSOS CLUBES SÃO MODESTOS, ISSO JÁ É UM ELOGIO, MEDIANTE A FALTA DE QUALIDADE DE NOSSOS JOGADORES E DIRIGENTES EM PERNAMBUCO.

  4. O Sport se diz grande mas vencer uma Copa do Brasil, até o Santo André e o Paulista venceram. Para ser um clube grande depende de vários fatores, e um deles é não ter complexo de vira-lata e ficar defendendo um título (1987) que nem disputou. Se meu time fizesse isso eu teria vergonha. O Sport, assim como Náutico e Santa Cruz não passam de pequenos clubes brasileiros com rivalidade regional. No Nordeste o maior deles ainda é o Bahia, e mesmo assim capengando há anos.
    Resumindo: clubes grandes são os do RJ, SP, MG e RS. Na segunda linha, os chamados medianos, vem os PR (Coritiba e Atlético/PR). O restante são clubes menores com alcance regional que buscam seu lugar ao sol.
    Saudações Rubro-Negro Carioca!!

  5. Vejamos três sinônimos que são a cara da cachorra de peruca e que combinam direitinho com a palavra modesto:

    LIMITADO= Só ganha títulos nos tribunais ou com ajuda de alguém.
    REDUZIDO= A média da sua torcida é de 12.000 torcedores por jogo.
    APAGADO= Ninguém ver falar nessa cachorra.

    Compartilhem a sua risada KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Rafael, sugiro dar uma maneirada no álcool… Sport de grande para médio? Só nos sonhos mais loucos dos fanáticos rubro-negros. No Nordeste, de médio, só tem o Bahia (e olhe que nem é o time por que torço); o resto, no âmbito nacional, é pequeno. Faço minhas as suas palavras: “Quem não analisa o futebol com paixão, sabe que o que falo é verdade…”

  7. Pode até não estar errado, mas era totalmente desnecessário incluir esse adjetivo no texto. Poderia muito bem terem colocado apenas que foi um clássico entre dois times de Recife. Fazendo isso, a Comenbol está desvalorizando não apenas o jogo em si, mas a competição como um todo.

    SDS do Papai da cidade!

    PST

  8. Sport é time grande pra médio no Brasil.. Assim como Atlético-PR, Goiás, Coritiba, Bahia.. Náutico pequeno.. Santa Cruz pior ainda..

    Sport é desconhecido nas Américas, pois joga pouco no continente.. Essa é apenas a 3ª vez.. Náutico a 2ª.. Santa Cruz NUNCA jogou.. Só no Vietnã..

    Quem não analisa o futebol com paixão, sabe que o que falo é verdade..

    Boa noite a todos

  9. A COMEBOL precisa conhecer o time que em 2014 (ano da Copa do mundo no Brasil) vai se tornar C Tenário. Sacou? C, eu disse: C tenário.

    Huahuahuahuahuahuahuahua.

    Sovado de cobra é cheio de C C. Hehehehehehehehe

  10. João Cunha no dia 21 de agosto de 2013 às 20:58 disse:

    O que eles estão falando de errado… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O que ele tá falando de errado? Vou dizer: A mesma coisa que ele tá falando da Sarna: NADA!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Dois times modestos de Pernambuco. O resto nem modesto é.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. O que espanhois falam todos sabem que é MERDA pura,mexicano..etc..a cronica da espanha é preconceituosa
    e bitolada,mediocre mesmo .O que vem de baixo nao atinge o SPORT.

    O que faz um clube ser considerado Grande e Forte são TITULOS nacionais,regionais,e internacionais!! o resto é conversa fiada de sofredores e fracassados !!!!
    Dos clubes de PE so SPORT preenche estes requisitos!
    A sarna nem sequer ganhou um titulo(abominado por qualquer clube q tenha vergonha na cara!) nem SEQUER ganhou
    a Serie D amigos!!!!
    Clube em Pernambuco so vejo um!!! Sport!!
    ganhar esses campeonatos falidos estaduais ja nao da GABARITO para clube Nenhum!!!!!!!!!

  12. Pois é, só que o pessoal da Conmebol não levou em consideração que o Brasil é um país enorme. E que o Sport se equivale ou até supera, vários clubes de outros países da América do Sul, que sempre estão em evidência .

  13. TANTO NÁUTICO COMO A COISA NÃO SÃO MEDIANOS, SÃO SIM PEQUENOS. PORÉM NA CABEÇA DE TORCEDORES MEGALOMANÍACOS DA COISA E TORCEDORES ILUDIDOS DO NÁUTICO NÃO SÃO, E INDA POR CIMA COM A AJUDA DESSA IMPRENSA MEDÍOCRE AI É QUEOS OTÁRIOS FICAM ATABACADOS. SOU NÁUTICO, PORÉM TENHO CÉREBRO.

  14. tem um rosado que ta falando em hexassauro estadual que só o avô dele viu. por isso que esse timinho da barbie faz 10 anos que não ganha nada!!!!!!!
    já o glorioso sport tem que ir para serie “a” e, participar todo ano de um campeonato internacional!!!!!!
    pelo sport tudo

  15. Não há mentira nenhuma nisto, nem por parte da Conmebol, nem da FIFA.
    O futebol de PE vive na contra-mão há décadas, através das desastrosas administrações “políticas” da FPF !
    Nos últimos 3 anos chegamos ao ápice da politicagem com regulamentos absurdos, e a interferência/manipulação da arbitragem, visando atender aos “interesses econômicos secretos” !
    E tudo isto com a conivência da imprensa que sobrevive ressuscitando os clubes defuntos locais.
    Também pelas administrações amadoras, para não dizer mal intencionadas dos clubes, salvo raríssimas exceções.
    Como torcedor sempre fui a favor que o SPORT desse importância aos torneios nacionais.
    E vale o registro que o SPORT é o único que possui títulos nacionais!
    Cabe ao Sport voltar para a série A, e seguir em frente na Sul-americana.
    PST

  16. Modéstias a parte como torcedor do Sport tenho a dizer que: eliminar dois campeões da libertadores em sua última participação(Colo Colo e LDU) sair na outra fase para outro campeão o Palmeiras (nos penaltis), eliminar em sua caminhada o Vasco(outro campeão da libertadores), e ainda por cima eliminarmos dois campeões mundiais(Corinthians e Internacional) é para poucos. Eu tento ser modesto, mas o Sport não deixa, já a sul americana…

  17. Alguma novidade?? O Sport é um clube ainda modesto em relação ao continente, Já o nautico de capibari só fechando as portas e nascendo de novo….

    e o santa cruz nem comento….

  18. Não sei onde ri mais… nas expressões “me poupe”, “hexacampeão” seguido do termo “ignorância” ou sobre os “não modestos” serem os gigantes Santa Cruz (time que morfa e oscila entre as duas últimas divisões do futebol há uns 4 anos) ou o Salgueiro, que chegou na Série B um ano e já tem gente idolatrando como time grande.

    São modestos, sim! O Náutico, vulgo Barbie, é NANICO! Time que tem NADA fora de Pernambuco é, apenas um time NANICO dentro do país, quem dirá a nível continental? O Sport mesmo com 3 títulos nacionais, duas participações em Libertadores (e uma de destaque), é sim considerado modesto, diante da grandeza dos outros clubes que a disputam. Não é clubismo, é apenas realidade.

    PST!

  19. Finalmente a Sulamericana acertou algo em relação ao futebol de Pernambuco. Times não modestos aqui, apesar de passarem maus momentos, somente santa cruz e salgueiro.

  20. PODREEEEEEEEEEEEEE, chamar um HEXACAMPEÃO de modesto beira a ignorância extrema. Me poupe hermanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*