Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva já em atividade no Recife

Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva, na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), no bairro de São José, no Recife. Crédito: Google Street View/reprodução

A estrutura de segurança no futebol pernambucano ganhou uma delegacia exclusiva. Oficializada em 21 de junho, através do Diário Oficial do Estado, a Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva já está em atividade.

Sediada no bairro de São José, na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), a nova unidade da polícia civil pernambucana foi criada com um objetivo claro, segundo o artigo 8º da lei de nº 15.026.

Compete em especial:

a) prevenir e reprimir, com exclusividade no município do Recife e Região Metropolitana, as agressões à ordem pública oriundas de torcidas organizadas em grandes eventos esportivos;

b) desenvolver, quando a apuração exigir uniformidade de ação ou maior especialização, concorrentemente com as Delegacias Circunscricionais do Estado de Pernambuco, ações de investigação policial, pertinentes a delitos relacionados a eventos esportivos ou outros em que se realizem competições, demonstrações e/ou treinamentos, quando tenham ligação ou em razão da atividade esportiva.

Vale lembrar que o futebol pernambucano já contava, desde 2006, com o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Torcedor (Jetep), com instalações nos três maiores estádios recifenses. Até hoje, o juizado já registrou cerca de 200 processos cíveis e 1.500 processos criminais.

A ideia é que a delegacia e o juizado trabalhem em conjunto. E que os infratores sejam realmente punidos, pois o Ministério Público de Pernambuco levantou 800 crimes, nos últimos cincos anos, envolvendo supostos integrantes das três principais uniformizadas do estado. Nota-se que a nova delegacia terá trabalho.

2 Replies to “Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva já em atividade no Recife”

  1. Sou irmã do torcedor Marcio Roberto, agredido no dia 04/05 e falecido no dia 24/06 até hoje vcs não nos deram respostas e muito menos informações. O dirigente da inferno coral tem um histórico de tirar o folego. Até quando vcs vão defender alma sebosa e deixar um inocente na mão deles?

  2. Quando teremos ZONA MISTA nos estadios pernambucanos? temos que deixar de ser animais imbecis e saber respeitar o outro. parece impossivel mas não é. muita gente quer isso, basta as autoridades e a turma que faz o futebol em PE se organizar, cadastrar aqueles que buscam uma cultura de paz, familia e amigos que torcem por equipes diferentes mas que querem sentar lado a lado para ver o espetaculo que é o futebol. basta cadastrar essas pessoas e só entrar nessa ZONA MISTA aqueles que são cadastrados e querem apenas torcer em paz. VAMOS MUDAR!!! ESTAMOS NO SÉCULO XXI !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*