Comendo farinha, jogando futebol e lutando contra o preconceito

Farinha. Crédito: www.liberdadefmpocoes.com.br

“Ficam chamando a gente de comedor de farinha. Tem que respeitar”.

Frase do goleiro Flávio, da equipe júnior do Sport, após a vitória nos pênaltis contra o Grêmio, nas quartas de final da Taça Belo Horizonte da categoria.

O camisa 1 do time Sub 20 da Ilha acusou atletas adversários de terem exagerado nas provocações durante a partida.

No futebol, no calor das partidas, alguns jogadores usam a provocação como artifício para desestabilizar o adversário. O flerte com o preconceito é constante, quase inerente. A partir disso vale uma reflexão mais sociológica…

Em que momento da história brasileira comer farinha se tornou algo depreciativo para o nordestino, na visão de algumas de pessoas do Sudeste-Sul?

Certamente, não é de hoje. Recue algumas décadas na história.

Há tempos, existe esse preconceito, possivelmente acompanhado da migração de cidadãos da região para estados abaixo da Bahia.

No Rio de Janeiro não é incomum um nordestino ser chamado de “Paraíba”, tampouco em São Paulo, com a denominação de “baiano” para qualquer um.

Obviamente, não é generalizado. E vem caindo a cada ano.

Mas não há como negar. Ainda existe. Ainda é uma tentativa de diminuir um povo a partir de sua culinária, entre outra série de fatores.

Vai do convívio no dia a dia, no trabalho e até mesmo num jogo de futebol.

Uma pena para quem acha isso, pois farinha no almoço é uma delícia…

25 Replies to “Comendo farinha, jogando futebol e lutando contra o preconceito”

  1. pois é!!!, pelo menos a gente come farinha, a nossa fama é comer farinha. e eles que são conhecidos como puto velhos, viados e cornos putos. engole vara, peida na salsicha, tanga no aro.

  2. Saudações Corais!!!
    Oxi eu como farinha mesmo meu irmão….
    ….. Alo nação Pernambucana a resposta tem que ser com Palavras de alto nivel como as que vão ser citadas a seguir. VÃO TOMAR NO #$ COM FARINHA. SEUS #@$%&*$ A FARINHADOS. VÃO CHUPAR UMA %$#@ COM FARINHA… SEUS…. $%&*#@$…
    abraços

  3. BOMBILHA NO C. ESSA FOI FERRO KKKKKKKKKKKKKK EU NAO SABIA QUE ELES TOMAM CHIMARRAO ASSIM,COM A BOMBILHA NO C. KKKKKKKKK VALEU EDILTON CESAR.

  4. É isso aí. Sabe de quem é a culpa? do próprio nordestino, que enche o peito pra usar a camisa dos times de lá. Aí, daqui á pouco vai sair um monte de comentário do tipo: ” Não tem nada á ver, só porque sou nordestino, tenho que torcer pros times daqui?”, ou “Gosto de coisa boa. Juntando os times daqui, não dá um de lá.?” Se ao menos tivessem uma visão um pouco ampla das coisas, não pensariam dessa forma. Vejo futebol, como uma oportunidade de crescimento econômico p\ cada região, é a mesma coisa de uma empresa, que emprega, trás benefícios estruturais p certa localidade, enfim…
    Enquanto o nordestino não abrir o olho, eles vão continuar com essa discriminação. Se tiver alguma dúvida de tudo isso que falei, pergunta a PARREIRA, que ele explica.

  5. a nossa hipocrisia está escancarada.não só nesse caso.mas nos médicos que chamaram os cubanos de”escravos” em fortaleza. quando penso que o Brasil andou pra frente,andamos 25 anos para trás! mas quem manda ficar endeusando essa”imprensa”que temos.Bem Feito! um soco na cara dessa sociedade que insiste em não aprender!

  6. Deixa esses GAYÚCHOS de pelotas pra lá.. só vivem chupando essa erva fedida, e comendo carne da vaca louca..são uns bandos de recalcados.. não tem praia, não tem sol, não tem cultura e o mais agravante… NÃO SE RESPEITAM, não se respeitam por não ter cultura…. farinha é bom demais! PELO SPORT TUDO!!!

  7. Besteira!!! Eu comi a irmã deles, com farinha e enfiada no espetinho!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PELO SPORT TUDOOOOO!!!

  8. O pior é sair na rua e ver gente se achando “o máximo” por estar vestindo a camisa do Grêmio, Internacional, Flamengo, spfc e outros clubes do eixo se nem sequer saber pra que lado fica o Sul ou Sudeste e que na maioria nem gaúcho é!

  9. É POR ISSO E OUTRAS QUE NÃO TORÇO PRA NENHUM TIME DO SUL ELES NUNCA DÃO VALOR AOS TIME DE PERNAMBUCO AINDA TEM NORDESTINO QUE TORCE PRA UNS TIME DESSE DO SUL. PELO SPORT TUDOOOOOOOOOOO SOU TORÇO PELO SPORT E OS OUTROS TIMES DO SUL PRA MIM É MERDA (*.*)

  10. Eles tb comem farinha de mandioca pessoal.. Digo porque sei.. Provocação faz parte do futebol.. Assim como, se eu fosse jogador do Sport, chamaria eles de baitolas, de caga p dentro etc. Deixemos desse complexo de vira-latas.. Muitos pernambucanos, quando falam dos cearenses, os chamam de cabeças-chatas.. Se vai um time da capital jogar contra um do interior, aposto que os chamam de matutos.. Isso faz parte do futebol.. Acabou o jogo, são todos amigos..

  11. Pessoal, não podemos generalizar, este foi apenas comentários de jogadores de futebol, que como todos sabem, na maioria pessoas que nem sabem ler. O sulista é um povo legal e animado como o nordestino, principalmente o gaucho.

  12. As pessoas que tem esse pensamento, sejam de onde forem, são uns imbecis, sem cultura e pobres de conhecimento. Não vale a pena fazer comentários sobre eles. Com certeza não conhecem o Nordeste e sua gente.

  13. Gente a rapaziada do sul da um ” BORÓ AMUADO” quem é do nordeste sabe o que é AMUADO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Prefiro comer farinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. sao tantas e tantas porcarias,que se comem pelo mundo afora,um dos ex. sao os paises asiaticos,que se comem CACHORRO NA BRASA,ESCORPIOES,BARATAS,LARVAS DE INSETOS,FEZES DE MORCEGOS E AFINS E TUDO ELES ACHAM QUE E MODA,E TUDO DE BOM, AGORA EU NAO TROCO MINHA FARINHA COM FEIJAO,MINHA MACAXEIRA COM CARNE DE SOL.. O RESTO E COMEDIA.

  15. Como FARINHA com muito orgulho. Melhor do quê tomar CHIMARRÃO, com a BOMBILHHA no C… como muitos GAÚCHOS fazem.

  16. Isto não merece nem um comentário !

    Para aqueles que desconhecem a cultura, geografia, e história do Brasil sugiro que leiam mais!

    Em todas as áreas, inclusive no Futebol, em todas as seleções, ao longo da história, sempre existiu e existe filhos desta região maravilhosa, esquecida pela maioria dos políticos corruptos que aportam em Brasília.

    Viva os comedores de farinha, de baião, de frevo, de axé, de forró, de ciranda, xaxado, de rica culinária, de cultura, de sol, de mar, de praias !…

    Viva PE, Viva o NE, e Viva o Brasil !!!

  17. Como FARINHA com muito orgulho. Melhor do quê tomar CHIMARRÃO, como muitos GAÚCHOS fazem.

  18. ESSE POVO DO SUL E SUDESTE SÃO PRECONCEITUOSO E RACISTA, ALÉM DE NÃO TER EDUCAÇÃO!!!!!!!!

  19. Se a farinha de lá fosse torradinha como a nossa eles também seriam apreciadores. O que mata é a inveja!

  20. ”Uma pena para quem acha isso, pois farinha no almoço é uma delícia…”

    Perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*