Arena Pernambuco à prova de apagão

Substação da Celpe na Arena Pernambuco. Foto: Secopa

Mais um apagão de grandes proporções no Nordeste. A falta de luz em toda a região está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado, preocupante. Em relação ao futebol, vale informar então sobre a capacidade dos estádios pernambucanos em situações atípicas como esta.

Os três estádios do Recife, Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos, são abertos com geradores provisórios ligados ao sistema de refletores. É uma fórmula para evitar bloqueios parciais de energia elétrica, apesar do consumo regular via Celpe. Esses geradores são iInsuficiente manter uma partida inteira à noite.

Neste novo apagão em 2013, com o inédito clássico agendado na Arena Pernambuco, surgiu a preocupação sobre a operação do empreendimento. A direção do consórcio logo informou que a estrutura é “diferenciada”. De fato, são três vetores para o fornecimento de energia elétrica ao estádio.

3 geradores a óleo diesel
1 usina de usina solar fotovoltaica (1 mil kilowatts de potência, desde julho)
1 subestação da Celpe (40 mil kilowatts de potência, desde abril)

As instalações são suficientes para a realização de um jogo completo, além da iluminação na área externa do complexo multiuso, de 52 hectares, incluindo, claro, o estacionamento.

Portanto, o novo estádio pernambucano conta com um sistema preparado para o momento atual, de risco. O resto da região, com o caos vivido por todos nos nove estados, mostra que ainda há muito por fazer.

2 Replies to “Arena Pernambuco à prova de apagão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*