Todos os 739 estádios de futebol do país devidamente catalogados

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Arena Pernambuco. Fotos: Cassio Zirpoli, Sport e Odebrecht

A quarta atualização do cadastro nacional de estádios foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol, desta vez com 739 praças registradas. A última revisão apontava 661 estádios. Ou seja, houve um aumento de 11%.

Além de listar todos os palcos e seus detalhes de forma separada por estados e regiões, o documento apresenta gráficos de capacidade de público e iluminação.

Considerando todos os estádios catalogados nas 27 unidades da federação, 235 estão no Nordeste, sendo 35 particulares, 3 federais, 19 estaduais e 178 municipais. Na região, 154 palcos têm iluminação, ou 65,5% do total.

Em Pernambuco são 39 estádios de futebol reconhecidos pela entidade, dois a mais que na temporada passada, incluindo a adesão da Arena Pernambuco na lista – fato ocorrido com outras arenas do Mundial. Aqui, são 32 locais com refletores e 7 sem sistema de iluminação. Confira o estudo completo aqui.

Uma curiosidade no levantamento é a capacidade de público no cadastro e a “capacidade oficial” de cada um, após novas medições. Ambos os dados são reconhecidos pela confederação para eventuais competições sob sua chancela.

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Lacerdão, por exemplo, aparecem com dois dados. A última medição foi feita no início da ano, pela FPF (veja aqui).

A menor praça esportiva do estado é o Agamenon Magalhães, em Goiana, com apenas 1.300 lugares. Inclusive, já foi utilizado na elite do Pernambucano na década de 1990. Na ocasião, arquibancadas tubulares ampliaram a capacidade.

Abaixo, a lista completa dos estádios pernambucanos.

Prop: propriedade. Capac: capacidade. Ofic: oficial. Ilum: iluminação.

Estádios pernambucanos presentes no Cadastro Nacional de Estádios da CBF, versão 2013. Crédito: CBF/reprodução

6 Replies to “Todos os 739 estádios de futebol do país devidamente catalogados”

  1. Pingback: O único estádio de futebol oceânico do BrasilBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. a capacidade da ilha diminuindo cada vez mais como pode.

    30 mil ? lembro de um Sport x São Paulo em 2007 com 35 mil pessoas, não entendo como diminuiu.

  3. Muito bom o post, não sabia que estádios como o Agamenon Magalhães eram reconhecidos pela CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*