Pluralidade das pesquisas de torcida do mesmo instituto em Pernambuco

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Dois anos após o seu último estudo na área, o instituto Plural Pesquisa voltou a realizar uma avaliação estatística sobre a preferência dos pernambucanos em relação aos times de futebol, esquentando mais uma vez o tema.

Como em 2011, a versão 2013 ouviu 1.200 pessoas em todo o estado, em uma amostragem até certo ponto modesta. Entre os entrevistados, uma seleção com variáveis de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e mesorregião.

Nas duas pesquisas, Sport e Santa Cruz permaneceram nas duas primeiras colocações. Já o Náutico aparece em 4º lugar nos dois relatórios – ao contrário de pesquisas recentes de outros institutos. A diferença nas duas listas está no terceiro lugar, com o Flamengo em 2011 e Corinthians em 2013.

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Como poderia ocorrer uma variação deste tamanho em tão pouco tempo, mesmo considerando a existência de uma margem de erro de 2,8%? A sequência de títulos do Timão, com Série A, Libertadores e Mundia, e e falta de taças do Fla pode ter influenciado numa torcida sem tanto comprometimento…

Paralelamente a isso, de acordo com o Plural Pesquisas, a massa acumulada de torcedores do trio da capital teria diminuído nas últimas duas temporadas. Cruzando os dados, o índice teria caído de 49% para 43%.

Esse percentual está bem abaixo da última pesquisa nacional, elaborada pela Pluri Consultoria, que apontou a soma de rubro-negros, alvirrubros e tricolores em 60,4%, deixando o estado em 5º entre as maiores torcidas locais (veja aqui).

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Voltando à recém-divulgada pesquisa da Plural, vale uma ressalva (e reajuste) do blog. Ao contrário da maioria dos estudos, inclusive o levantamento anterior da própria empresa, a Plural optou desta vez por demonstrar os percentuais dos clubes dentro de um universo apenas com as pessoas que admitiram torcer por algum time de futebol (primeiro quadro).

Ao excluir desses dados as pesoas sem clube algum (mais de 28% desta vez), o percentual “absoluto” acabou contrastando bastante com a mesma pesquisa realizada há dois anos.

Então, a partir das 861 pessoas que responderam torcer por alguma equipe na pesquisa mais recente, o blog mensurou os índices incluindo a parcela do público à parte do futebol, calculando os percentuais com todas 1.200 pessoas.

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2011. Crédito: Instituto Plural

Abaixo, os percentuais da Plural Pesquisa e as projeções de torcedores a partir da população estimada pelo IBGE em Pernambuco em 2011 e 2013.

2013
Período: 13 a 19 de agosto
Público-alvo: 1.200
Margem de erro: 2,8%
População estimada (IBGE/2013): 9.208.551

1º) Sport – 22,96% (2.114.283)
2º) Santa Cruz – 13,63 (1.255.125)
3º) Corinthians – 9,32% (858.236)
4º) Náutico – 6,45% (593.951)
4º) Flamengo – 6,45% (593.951)
6º) Seleção Brasileira – 4,30% (395.967)
6º) São Paulo – 4,30% (395.967)
8º) Palmeiras – 2,87% (264.285)
9º) Vasco – 0.71% (65.380)
9º) Salgueiro – 0.71% (65.380)

Outras respostas – 1,43% (131.682)
Sem clube – 28,25% (2.601.415)

2011
Período: 2 a 6 de abril
Público: 1.200
Margem de erro: 2,8%
População estimada (IBGE/2011): 8.864.803

1º) Sport – 26% (2.304.848)
2º) Santa Cruz – 16% (1.418.368)
3º) Flamengo – 8% (709.184)
4º) Náutico – 7% (620.536)
4º) Corinthians – 7% (620.536)
6º) Palmeiras – 4% (354.592)
6º) São Paulo – 4% (354.592)
8º) Vasco – 1% (88.648)
8º) Seleção Brasileira – 1% (88.648)
8º) Santos – 1% (88.648)

Outras respostas – 1% (88.648)
Sem clube – 26% (2.304.848)

Uma observação da Plural argumenta que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100%, em virtude do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS, a statical package for the social sciences.

68 Replies to “Pluralidade das pesquisas de torcida do mesmo instituto em Pernambuco”

  1. Pingback: Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Plural/2015)Blog de Esportes | Blog de Esportes

  2. O CHORO É LIVRE. TODAS AS PESQUISAS MOSTRAM QUEM É A MAIOR TORCIDA DO NORDESTE. DEIXEM DE SER HIPÓCRITA E ACEITEM.

  3. KKKKK a torcida gigante do Central nem aparece? Isso quer dizer que o Salgueiro tem a maior torcida do interior

  4. Pingback: Mapeamento municipal de torcidas: CaruaruBlog de Esportes | Blog de Esportes

  5. só faço rir com essas pesquisas, eu sou estudante e vejo já a diferença nas escolas q eu passei q a maioria dos torcedores já torcem pra o Santa Cruz em todo o lugar q eu vou tbm é assim principalmente nas zonas: norte e oeste de Recife. Existem vários bairros onde só tem tricolores no caso o q eu moro é um desses, int isso quer dizer q essa pesquisa não é real

  6. Essas pesquisas são mentirosas,pois o que vale mesmo é dentro de campo.E o pior é que essa imprensa(98% dela é rubronegra)fica dando ênfase a essas futilidades.Que o Senhor abençôe a todos,abraços!

  7. sou torcedor do santa cruz, mais é engraçado como essas pesquisas sobre tamanho de torcida varia de um ano para o outro,e o que me incomoda não é qual é maior em pernambuco,é como aparece o corinthias em terceiro lugar, em um estado que já foi feito várias pesquisas recentes e esses clubes nunca aparecem à frente dos três do recife.Não tenho dúvida que são manipuladas por interesse da midia,porque eu tenho 48anos e nunca vi tanto vira cassacas desse jeito,ou é achar que tem um bando de otários em pernambuco pra acreditar numa baboseira dessa.tentar justificar isso com a má fase dos times locais é não conhecer o que é amor pelo um clube.cuidado com essa midia esportiva do estado,essa é a primeira pesquisa que aparece um clube do sudeste á frente de um clube local desde que esse consórcio da arena itaipava se implantou no estado, e ela tem chamada nesses programas esportivos do estado.só um mané pra acreditar nessas pesquisas!

  8. PESQUISA COM CERTEZA MUITA FALSA.
    DENTRO DOS LIMITES DA GRANDE REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR ALGUM TORCEDOR DO CONRINTHIANS OU DO FLAMENGO. TALVEZ ALGUM TURISTA PERDIDO PELO CENTRO DA CAPITAL PERNAMBUCANA.

  9. Perceba que 34% da torcida do sportiminho é formada por mulheres,isso mostra que é a torcida da modinha.Embora existam algumas mulheres que entendem de futebol, todos nós sabemos que são uma raríssima exceção. Com isso, está provado que a maior torcida de Pernambuco é mesmo a do SANTA CRUZ.

  10. TORCIDA DE VERDADE É AQUELA QUE VAI A JOGO.
    QUAL É A TORCIDA QUE BOTA MAIS PUBLICO? LOGICO Q É A DO SANTA CRUZZZZZZZZZZZZZ!!!

  11. esse SPORT RECIFE,foi muito bem pago pelo eduardo campos para falar essa preciosidade! acorda meu filho.são pessoas iludidas feito vossa senhoria que o nosso futebol de Pernambuco se encontra na pasmaceira que está!

  12. Mais uma das piadas no futebol. Pesquisa fajuta e tendenciosa. O clube colocado em primeiro, sempre foi o segundo( torcida de modinha e clube de títulos inventados ), com o segundo em primeiro. O terceiro nunca foi isso. No máximo o quinto, e o quarto sempre foi terceiro.

  13. ESSA PESQUISA TA ERRADA.

    POR QUE EM PESQUISA NACIONAL O NÁUTICO APARECE COM 1,2 MILHÕES E PESQUISA EM PERNAMBUCO 593 MIL ??

    NÃO TEM COMO OS TIMES DAQUI DE PERNAMBUCO TER MAIS TORCIDA FORA DO ESTADO DO QUE DENTRO NÃO.

  14. Cássio ,

    O dado que acho mais relevante nas pesquisas é a comparação entre a faixa mais jovem pesquisada e o percentual total de torcedores de cada time. Nos permite projetar o cenário para daqui há dez anos. Dentro desse contexto , polêmicas à parte , a situação do Náutico é bem delicada.

    De acordo com as pesquisas , o Náutico tem algo entre 7% e 9% da torcida do estado , levando-se em consideração todas as faixas etárias. Só que esse percentual cai pela metade , 4% , em ambas as pesquisas , quando abordado apenas o universo até 24 anos , enquanto o Santa Cruz oscila dentro da margem de erro. O Sport , mesmo com resultados diferentes nas duas , mostra-se firme no patamar dos 30% da torcida.

    Ou seja , é urgente para o Náutico uma reação. Caso contrário , caminhará a passos largos para ser a versão pernambucana do América ( do Rio e de Minas ) ou da Portuguesa em SP.

    Abs

  15. Claro que a torcida da ‘coisa’ é a maior. Sou tricolor e vejo que a torcida do Santa tem envelhecido. Nos últimos 15 anos dez títulos da coisa, o Santa venceu 4 e caiu pelas tabelas, foi até a 4ª divisão e patina na terceira. E ninguém gosta de perdedores. Fui criança e o Santa ganhou do excelente time do Náutico. Vi um time do Santa sempre vencedor. Hj é a ‘coisa’. Mas logo vai despencando a torcida ficará velha e continuará chata e os outros subirão. Deixa a ‘coisa’ ir a terceirona que eles correm do estádio, quebraram a sede e todos viverão melhor. Abraços tricolores.

  16. O pior time que o náutico já colocou na estória da 1 divisão, e o único time que teve a capacidade de perder do náutico foi essa desgraça do sport, que nem se iludam suzetes, vcs não vão subir, alegria de alvirubro agora é ver vcs fora do g4, e ficar na série b junto com a gente, pq vcs nos adoram torcedores da coisa maldita, todo noticiário que envolve o náutico as suzetes escrevem mais que os torcedores do náutico, náutico nunca vai morrer pq vcs nunca vão deixar, vcs amam o náutico, me odeiem mais falem de mim,kkkkkkkkk. a maior vergonha para o náutico foi o sport num ter ficado na série A tb, pq ia tá bem juntinho na zona de classificação, náutico e sport e santa cruz, juntar os 3 num dar 1.

  17. AE LEONARDO-PE……. VC NAO É PERNAMBUCANO, VC DEVE SER PARAIBANO.
    NAO FALE BESTEIRA FALANDO MAL DO TCN…POR CAUSA DESSE PROGRAMA O ESTADO DE PE É UM DOS MAIORES ARRECADADORES DE IMPOSTOS DO PAÍS E TANTO QUE HJ O ESTADO É A LOCOMOTIVA DO NORDESTE EM SE TRATANDO DE DESENVOLVIMENTO.

    FALANDO EM DESENVOLVIMENTO, ESSE AUMENTO DE TORCIDA DO CLUBE PAULISTA, CLARO, SE DA MAS NO INTERIOR QUE AINDA EXISTE PESSOAS ALIENADAS E SEM FALAR QUE PERNAMBUCO, HOJE, É UM ESTADO RECEPTOR DE PESSOAS QUE VEM DE FORA PRA TRABALHAR EM NOSSO ESTADO, E TEM MUUUIITOS PAULISTAS QUE ESTAO VINDO MORAR EM PE E COM ISSO TRAZEM SUA TORCIDA PELO CURINTIA…SUM PALO….SANTUS….ETC ETC ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*