Pluralidade das pesquisas de torcida do mesmo instituto em Pernambuco

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Dois anos após o seu último estudo na área, o instituto Plural Pesquisa voltou a realizar uma avaliação estatística sobre a preferência dos pernambucanos em relação aos times de futebol, esquentando mais uma vez o tema.

Como em 2011, a versão 2013 ouviu 1.200 pessoas em todo o estado, em uma amostragem até certo ponto modesta. Entre os entrevistados, uma seleção com variáveis de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e mesorregião.

Nas duas pesquisas, Sport e Santa Cruz permaneceram nas duas primeiras colocações. Já o Náutico aparece em 4º lugar nos dois relatórios – ao contrário de pesquisas recentes de outros institutos. A diferença nas duas listas está no terceiro lugar, com o Flamengo em 2011 e Corinthians em 2013.

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Como poderia ocorrer uma variação deste tamanho em tão pouco tempo, mesmo considerando a existência de uma margem de erro de 2,8%? A sequência de títulos do Timão, com Série A, Libertadores e Mundia, e e falta de taças do Fla pode ter influenciado numa torcida sem tanto comprometimento…

Paralelamente a isso, de acordo com o Plural Pesquisas, a massa acumulada de torcedores do trio da capital teria diminuído nas últimas duas temporadas. Cruzando os dados, o índice teria caído de 49% para 43%.

Esse percentual está bem abaixo da última pesquisa nacional, elaborada pela Pluri Consultoria, que apontou a soma de rubro-negros, alvirrubros e tricolores em 60,4%, deixando o estado em 5º entre as maiores torcidas locais (veja aqui).

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2013. Crédito: Instituto Plural

Voltando à recém-divulgada pesquisa da Plural, vale uma ressalva (e reajuste) do blog. Ao contrário da maioria dos estudos, inclusive o levantamento anterior da própria empresa, a Plural optou desta vez por demonstrar os percentuais dos clubes dentro de um universo apenas com as pessoas que admitiram torcer por algum time de futebol (primeiro quadro).

Ao excluir desses dados as pesoas sem clube algum (mais de 28% desta vez), o percentual “absoluto” acabou contrastando bastante com a mesma pesquisa realizada há dois anos.

Então, a partir das 861 pessoas que responderam torcer por alguma equipe na pesquisa mais recente, o blog mensurou os índices incluindo a parcela do público à parte do futebol, calculando os percentuais com todas 1.200 pessoas.

Pesquisa de torcida em Pernambuco em 2011. Crédito: Instituto Plural

Abaixo, os percentuais da Plural Pesquisa e as projeções de torcedores a partir da população estimada pelo IBGE em Pernambuco em 2011 e 2013.

2013
Período: 13 a 19 de agosto
Público-alvo: 1.200
Margem de erro: 2,8%
População estimada (IBGE/2013): 9.208.551

1º) Sport – 22,96% (2.114.283)
2º) Santa Cruz – 13,63 (1.255.125)
3º) Corinthians – 9,32% (858.236)
4º) Náutico – 6,45% (593.951)
4º) Flamengo – 6,45% (593.951)
6º) Seleção Brasileira – 4,30% (395.967)
6º) São Paulo – 4,30% (395.967)
8º) Palmeiras – 2,87% (264.285)
9º) Vasco – 0.71% (65.380)
9º) Salgueiro – 0.71% (65.380)

Outras respostas – 1,43% (131.682)
Sem clube – 28,25% (2.601.415)

2011
Período: 2 a 6 de abril
Público: 1.200
Margem de erro: 2,8%
População estimada (IBGE/2011): 8.864.803

1º) Sport – 26% (2.304.848)
2º) Santa Cruz – 16% (1.418.368)
3º) Flamengo – 8% (709.184)
4º) Náutico – 7% (620.536)
4º) Corinthians – 7% (620.536)
6º) Palmeiras – 4% (354.592)
6º) São Paulo – 4% (354.592)
8º) Vasco – 1% (88.648)
8º) Seleção Brasileira – 1% (88.648)
8º) Santos – 1% (88.648)

Outras respostas – 1% (88.648)
Sem clube – 26% (2.304.848)

Uma observação da Plural argumenta que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100%, em virtude do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS, a statical package for the social sciences.

68 Replies to “Pluralidade das pesquisas de torcida do mesmo instituto em Pernambuco”

  1. TCN ajuda pacas, os Problemas são outros e a maioria da galera nao percebe ta tudo perdido no espaco:

    1-Maior problema a distribuicao de verbas escrota,MAFIOSA da rede Globo que continua a fazer desmandos no futebol Brasileiro e CBF nao tem moral pra proibir!EX:enquanto o corinthians recebe 200 milhoes o Sport, Atletiba e outros recebem 30 milhoes..
    2-Os politicos fortes da regiao nao se unem contra isso,criando Leis,junto com Romario..para deixar o Futebol brasileiro cheio de vida de Norte a Sul!!(quandoa seleçao foi campea do mundo tinha gente de PE,do mato grosso,Paraiba(huck agora..) então mao OBRA nos temos e muita!!!
    3-mudar essa lei Pele pra incentivar as categrias de base dos clubes do Brasil..estimulando a formaçãode atletas!!!

  2. ISSO TODO MUNDO JÁ SABE!!!!!!
    EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTIC JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZEM AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE

  3. ISSO TODO MUNDO JÁ SABE!!!!!!
    EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTIC JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZEM AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!

  4. ISSO TODO MUNDO JÁ SABE!!!!!!
    EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTIC JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZEM AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!!

  5. esse TCN é a maior ilusão que insistem em manter nesse iludido futebol de Pernambuco.não é a toa que o Náutico está na B.o Santa ninguem sabe se vai se classificar no seu grupo e o Sport ninguem sabe se vai reagir para voltar para a elite Brasileira! futebol de Pernambuco está morrendo não é pelo povo sulista. é de casa mesmo!

  6. 2-A realidade do Belo futebol Nordestino:cheio de vida! com publico garantido atraves do Copa do Nordeste:
    Nao ficamos a dever nada ao futebol do resto do Brasil,a nao ser o Problema Cronico da Distribuicao de rendas (Nojenta) que a rede Glbo FAZ!! ou seja, o corinthians recebe 200 milhões e o Sport, por exemplo, recebe 20 milhões!!!.Como é que pode isso acontecer???A CBF toma conta da seleção e a rede Globo MANDA no futebol Brasileiro!!!

    .Enquanto os Politicos do Nordeste (LULA ,principalmente..e Eduardo Campos tb..)
    nao se ligarem seriamente nisso. para fazer LEIS p distribuir rendas de forma JUSTA ou nos sempre ficaremos sempre a reboque e eles burramente no deboxe..num futebol estritamente CAPITALISTA (aonde so grana é que conta!!!)

    Enquanto o Sport faz verdadeiros milagres,ganhando campeonatos contra Palmeiras,internacional,vasco,Corinthians…(Copa do Basil)
    Flamengo ,rede Globo,a imprensa sudestina (fedentina)

    Ficam esse idiotas e cegos do nacruiii dando razão a CBF,Flameno coca-cola,e Rede GLOBO!!!

    Por tudo isso ,eu rubro negro do SPORT nao tenho pena da PENURIA permantente do santa cruz e dos dramalhoes AFLITOS do nautico!!!!

    eu acho é pouco!!!!

    Porque a Caixa Economica Federal ,a FIAT de Pernambuco nao patrocinam o Sport e os outros??????(vejo FIAT na camisa do america mineiro,uai..e Caxia economica no ASA de ARAPIRACA!!!!!

    é uma vergonha p o futebol Pernambucano!!!!

    Uma ZONA!!!!!
    Pq a imprensa de PE nao fala disso????????

    fica isso no ar!!!!

    obs:Nao vou ficar aqui com essa briguinha de torcidas fracassadas
    nacruii!!
    Todos sabem que em ” PUBLICO Pagante” O Sport, logico..e ate a torcida do nauticu ganha da torcida da minhoca desorientada.!
    Quando se promove um jogo ,de todos coma nota contra baraunas, contra ibis , A TORVIDA SEM bom senso (a sarna viva!) poe 30.000 pessoas para ver uma verdadeira PELADA de 3 classe!!!
    em PUBLICO PAGANTE essa mesma torcida lisa(çanta cruiii), é a terceira do ESTADO!!!
    Não é gozacao nao! é serio!

    O problema é que vocês, coitados..em vez de ficar incomodado com a dura realidade, voces deveriam sair dessa fantasia ,dessa teoria da conspiracao,dessa paranoia e tentar uma vez na vida analizar o que se passa na frente do seu FOCINHO!!!!
    Enquato ficarem apoiando a CBF,Coca cola ,framengú ururbu..
    e nao tentar entender o fumo qu estão levando..
    voces çanta cruii e nautiCU ficarao cada vez mais na merda!!!!

    Aposto aqui como o çanta cruii este ano nao vai classificar para a disputa entre os 8 melhores da serie C!!!!!
    quem viver vera!!
    Nao é magia negra não!! é incompetencia mesmo!!!!!!

  7. >>>>Saudações Corais!!!
    KKKKKKKKKKKKKK a coisa ta pertubada aí já vem pesquisa pro iludidos do mangue huehuehue….
    SE GABEM COM AS PESQUISAS DE 1.200 PESSOAS DIVIDIDA ENTRE VARIOS TIMES, QUE EU MOSTRO PRA VCS DENTRO DE CAMPO COM UMA TORCIDA SÓ, QUEM MANDA EM PE SEUS TRIVICES MEGALOMANIACOS….
    TORCIDA DO SANTA CRUZ A TORCIDA QUE ESCULHAMBA QUALQUER PESQUISA: DUVIDA? ESPERA PRA VER DIA 15 NO ARRUDA SANTA CRUZ X AGUIA…
    O MAIOR ESPETACULO DA TERRA ESTA SE APROXIMANDO INVASÃO CORAL NO COLISEU!!!
    TA TUDO PALMIADO…..

    Pesquisas, Justiça, pai de Santo e Boi …. Essa é a cara burrunegra….
    Eca………!!!!

  8. Mais uma desmoralização na vida desses pobres diabos do Náutico.
    A vida parece que zombou deste coitado, que definha até o mais raso absoluto em que se encontra.
    Não dá nem para desejar mal ao Náutico, pois já se encontra no pior lugar indesejável possível.
    Pobres diabos miseráveis e desmoralizados, chego a ter pena, no entanto, após ser sucesso na NETFLIX, com o filme A BATALHA DOS AFLITOS, é normal que as pessoas sinta vergonha de torcer por vocês, e ainda mais agora que são O PRIMEIRO TIME DO MUNDO A SER REBAIXADO ATENS DO FIM DO PRIMEIRO TURNO.
    A que ponto chegaram… abaixo do fundo do poço…
    Um time em extinção, sem estádio, sem títulos, sem TORCIDA, sem honra e sem vergonha!

  9. 2-A realidade do Belo futebol Nordestino:cheio de vida! com publico garantido atraves do Copa do Nordeste:
    Nao ficamos a dever nada ao futebol do resto do Brasil,a nao ser o Problema Cronico da Distribuicao de rendas (Nojenta) que a rede Glbo FAZ!! ou seja, o corinthians recebe 200 milhões e o Sport, por exemplo, recebe 20 milhões!!!.Como é que pode isso acontecer???A CBF toma conta da seleção e a rede Globo MANDA no futebol Brasileiro!!!

    .Enquanto os Politicos do Nordeste (LULA ,principalmente..e Eduardo Campos tb..)
    nao se ligarem seriamente nisso. para fazer LEIS p distribuir rendas de forma JUSTA ou nos sempre ficaremos sempre a reboque e eles burramente no deboxe..num futebol estritamente CAPITALISTA (aonde so grana é que conta!!!)

    Enquanto o Sport faz verdadeiros milagres,ganhando campeonatos contra Palmeiras,internacional,vasco,Corinthians…(Copa do Basil)
    Flamengo ,rede Globo,a imprensa sudestina (fedentina)

    Ficam esse idiotas e cegos do nacruiii dando razão a CBF,Flameno coca-cola,e Rede GLOBO!!!

    Por tudo isso ,eu rubro negro do SPORT nao tenho pena da PENURIA permantente do santa cruz e dos dramalhoes AFLITOS do nautico!!!!

    eu acho é pouco!!!!

    Porque a Caixa Economica Federal ,a FIAT de Pernambuco nao patrocinam o Sport e os outros??????(vejo FIAT na camisa do america mineiro,uai..e Caxia economica no ASA de ARAPIRACA!!!!!

    é uma vergonha p o futebol Pernambucano!!!!

    Uma ZONA!!!!!
    Pq a imprensa de PE nao fala disso????????

    fica isso no ar!!!!

    obs:Nao vou ficar aqui com essa briguinha de torcidas fracassadas
    nacruii!!
    Todos sabem que em ” PUBLICO Pagante” O Sport, logico..e ate a torcida do nauticu ganha da torcida da minhoca desorientada.!
    Quando se promove um jogo ,de todos coma nota contra baraunas, contra ibis , A TORVIDA SEM bom senso (a sarna viva!) poe 30.000 pessoas para ver uma verdadeira PELADA de 3 classe!!!
    em PUBLICO PAGANTE essa mesma torcida lisa(çanta cruiii), é a terceira do ESTADO!!!
    Não é gozacao nao! é serio!

  10. É impressionante! Sempre quando sai na mídia Nacional uma pesquisa séria, feita com uma amostragem significativa, colocando o Santa Cruz em destaque no cenário mundial por estar nos últimos dois anos entre os 100 clubes que colocam mais torcida em campo, surge outra pesquisa, encomendada, sabemos por quem, com uma amostragem ridícula que compromete completamente os resultados da mesma, colocando o popoti em primeiro no Estado e o Poeira do Nordeste em segundo. É muita mediocridade, baixa estima, pequenez, mania de grandeza, arrogância, uma verdadeira farsa. Afinal sua estória inicia com uma briga entre diretoria, o que esperar de um clube que nasce no desentendimento?

    Peço aos torcedores do Santa Cruz – TORCIDA MAIS FIEL DO BRASIL E A MAIOR DO ESTADO. Não entrem mais nesse mérito, sabemos e não precisamos pagar institutos de pesquisas para confirmar essa verdade. Nem pensamos nisso, são institutos sérios, que fazem essa pesquisa a nível mundial e não um instituto de propriedade deles.

  11. EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTICÚ JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZ AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!!

  12. EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTICÚ JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZ AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!

  13. EM TODAS AS PESQUISAS A TORCIDA DO SPORT É MAIOR QUE A DA SANTA E NAUTICÚ JUNTAS!!!!!!!
    SÓ É VC VER EM SHOWS TANTO FECHADOS COMO ABERTOS, QUANDO OS CANTORES FAZ AS PERGUNTAS SOBRE AS TORCIDAS. SÓ É VER NAS SALAS DE AULAS DE ESCOLAS PARTICULARES OU DO GOVERNO E, ATÉ MESMO EM FACULDADES. OU, NO MEIO EM QUE VC VIVE, NO TRABALHO, OS VIZINHOS, NA FAMÍLIA…………. EM TUDO SÓ DA SPORT!!!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE

  14. 1-Campeonato Pernambucano:
    Os desdentados do çanta cruui ficam orgulhoso por tri campeonato..o Sport foi penta do Pernambucano recentemente.. e isto nao vale MERDA nenhuma!!!!

    Se o Sport tiver 60, 80 titulos do campeonato Pernambucano,nao ganha nem um centavo de patrocinio!

    A enquete com rubro-negros do Sport sempre disse que o Sport deveria entrar com os reservas nessa BOSTA!!

    O canta crruiii orgulhoso do pernambucano ,e nao sai nunca da serie C!!!!
    ta ferrado,sem grana e falido !!! voces merecem, campeoes!!!!!

    2-A realidade do Belo futebol Nordestino:cheio de vida! com publico garantido atraves do Copa do Nordeste:
    Nao ficamos a dever nada ao futebol do resto do Brasil,a nao ser o Problema Cronico da Distribuicao de rendas (Nojenta) que a rede Glbo FAZ!! ou seja, o corinthians recebe 200 milhões e o Sport, por exemplo, recebe 20 milhões!!!.Como é que pode isso acontecer???A CBF toma conta da seleção e a rede Globo MANDA no futebol Brasileiro!!!

    .Enquanto os Politicos do Nordeste (LULA ,principalmente..e Eduardo Campos tb..)
    nao se ligarem seriamente nisso. para fazer LEIS p distribuir rendas de forma JUSTA ou nos sempre ficaremos sempre a reboque e eles burramente no deboxe..num futebol estritamente CAPITALISTA (aonde so grana é que conta!!!)

    Enquanto o Sport faz verdadeiros milagres,ganhando campeonatos contra Palmeiras,internacional,vasco,Corinthians…(Copa do Basil)
    Flamengo ,rede Globo,a imprensa sudestina (fedentina)

    Ficam esse idiotas e cegos do nacruiii dando razão a CBF,Flameno coca-cola,e Rede GLOBO!!!

    Por tudo isso ,eu rubro negro do SPORT nao tenho pena da PENURIA permantente do santa cruz e dos dramalhoes AFLITOS do nautico!!!!

    eu acho é pouco!!!!

    Porque a Caixa Economica Federal ,a FIAT de Pernambuco nao patrocinam o Sport e os outros??????(vejo FIAT na camisa do america mineiro,uai..e Caxia economica no ASA de ARAPIRACA!!!!!

    é uma vergonha p o futebol Pernambucano!!!!

    Uma ZONA!!!!!
    Pq a imprensa de PE nao fala disso????????

    fica isso no ar!!!!

  15. O comentário do LUIZ MARANHÃO é o melhor.
    Tomarei a liberdade a de colocar um pouco mais de motivos;
    1- Existe uma ofensiva muito grande para acabar com o futebol do Norte/Nordeste, cbf, globo e todos os clubes do sul/sudeste juntos.
    2- Já conseguiram acabar com o futebol no RN,PB,PI,MA,AL e SE fica faltando PE< BA e CE, só para falar do Nordeste.
    3- Foi criado o clube dos treze e como o futebol de PE era o mais difícil de acabar fizeram o seguinte, colocaram um clube com muito mais verbas que os outros para provocar um desinteresse no futebol do estado.
    4- Agora o clube de PE que fazia parte do clube dos treze foi chutado.
    5- Desde o ano passado começou uma campanha para os clubes do sul/sudeste conquistarem estas torcidas.
    6- Os clubes do sul/sudeste estão mandando seus jogos em varias partes do Brasil. Isto será o fim do futebol regional.

  16. >>>>Saudações Corais!!!
    KKKKKKKKKKKKKK a coisa ta pertubada aí já vem pesquisa pro iludidos do mangue huehuehue….
    SE GABEM COM AS PESQUISAS DE 1.200 PESSOAS DIVIDIDA ENTRE VARIOS TIMES, QUE EU MOSTRO PRA VCS DENTRO DE CAMPO COM UMA TORCIDA SÓ, QUEM MANDA EM PE SEUS TRIVICES MEGALOMANIACOS….
    TORCIDA DO SANTA CRUZ A TORCIDA QUE ESCULHAMBA QUALQUER PESQUISA: DUVIDA? ESPERA PRA VER DIA 15 NO ARRUDA SANTA CRUZ X AGUIA…
    O MAIOR ESPETACULO DA TERRA ESTA SE APROXIMANDO INVASÃO CORAL NO COLISEU!!!
    TA TUDO PALMIADO…..

  17. Saudações Corais!!!
    KKKKKKKKKKKKKK a coisa ta pertubada aí já vem pesquisa pro iludidos do mangue huehuehue….
    SE GABEM COM AS PESQUISAS DE 1.200 PESSOAS DIVIDIDA ENTRE VARIOS TIMES, QUE EU MOSTRO PRA VCS DENTRO DE CAMPO COM UMA TORCIDA SÓ, QUEM MANDA EM PE SEUS TRIVICES MEGALOMANIACOS….
    TORCIDA DO SANTA CRUZ A TORCIDA QUE ESCULHAMBA QUALQUER PESQUISA: DUVIDA? ESPERA PRA VER DIA 15 NO ARRUDA SANTA CRUZ X AGUIA…
    O MAIOR ESPETACULO DA TERRA ESTA SE APROXIMANDO INVASÃO CORAL NO COLISEU!!!
    TA TUDO PALMIADO…..

  18. Pingback: Projeção da torcida pernambucana entre 3,9 milhões e 5,4 milhões, IBGE à parteBlog de Esportes | Blog de Esportes

  19. Isso nós já aguardavamos E TAMBÉM sabíamos, somos de FATO E DE DIREITO a MAIOR torcida de Estado. Inventaem outras pesquisas e depois nos tragam o resultado. Ser torcedor do GLORIOSO é ser respeitado em TODO O BRASIL. Agora morram de ciúmes.PELO SPORT TUDO….

  20. O tricocô sarnento, se o Sport por o preço do ingresso no valor de um cacho de bananas e outro de pitomba, vai lotar todos os jogos, mesmo com uma má campanha, tá dito série c e ladeira abaixo !!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. o campo da coisa cabe 35 mil
    e a media de publico e 19 mil
    que torcida e essa que diz
    ser a maior com grande diferença
    não tem um media superior no
    mínimo 25mil e nunca lotar so
    na final ai eu respondo uma
    boate GLS so lota com os simpatizantes

  22. tenho 35 anos moro no pina
    nunca vi nesse tempo essa
    tal pesquisa comedia pura
    toda vez que o time da
    coisa ta mal eles enventa
    essas coisas para alegrar
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. as pessoas ficam se degladiando , a do popoti é a maior , a da sarna é a maior , a da barbie ta desaparecendo , E NÃO PERCEBEM UM PEQUENO DETALHE , A INVASÃO CADA VEZ MAIOR DA PREFERENCIA POR TIMES DE FORA , VIVA A PARABOLICA !!!
    SE NOSSOS TIMES NÃO MELHORAREM , FICAREM NESTA GANGORA , SERIE A , SERIE B , SERIE C , CAMPANHAS MEDIOCRES , É SÓ ESPERAR E EM BREVE NOSSOS TIMES SERÃO A SEXTA OU ÚLTIMA OPÇÃO !!!!!!

  24. Mais uma desmoralização na vida desses pobres diabos do Náutico.
    A vida parece que zombou deste coitado, que definha até o mais raso absoluto em que se encontra.
    Não dá nem para desejar mal ao Náutico, pois já se encontra no pior lugar indesejável possível.
    Pobres diabos miseráveis e desmoralizados, chego a ter pena, no entanto, após ser sucesso na NETFLIX, com o filme A BATALHA DOS AFLITOS, é normal que as pessoas sinta vergonha de torcer por vocês, e ainda mais agora que são O PRIMEIRO TIME DO MUNDO A SER REBAIXADO ATENS DO FIM DO PRIMEIRO TURNO.
    A que ponto chegaram… abaixo do fundo do poço…
    Um time em extinção, sem estádio, sem títulos, sem TORCIDA, sem honra e sem vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*