Até a definição da CBF, o título nacional de 1986 segue gravado na marquise

Estádio Luiz Lacerda, do Central, em Caruaru. Foto: www.centralsc.com.br

Os estádios Luiz Lacerda, em Caruaru, e Presidente Vargas, em Campina Grande, têm alguns pontos em comum. Ambos alvinegros e localizados nas duas tradicionais capitais nordestinas do forró.

Porém, ao entrar nesses locais o torcedor se depara com mais um detalhe, de viés histórico, na mesma mensagem pintada de uma ponta a outra.

“Campeão brasileiro Série B – 1986”

Central e Treze. Os primeiros campeões nacionais de seus estados?

Curiosamente, Patativa e Galo não disputam a posse do mesmo título, até porque Criciúma e Inter de Limeira também entrariam na disputa.

Na verdade, os quatro clubes pleiteiam há quase três décadas a oficialização da disputa, num formato bem polêmico. Em 1986, a segundona nacional, até então chamada de Taça de Prata, foi substituída pelo “Torneio Paralelo da CBF”, dividido em quatro chaves, com nove times cada uma.

Os vencedores ascenderam à elite do Brasileirão no mesmo ano – fato comum naqueles tempos. Não houve uma final entre os quatro clubes, que desde então passaram a considerar a conquista, sem disputa pela exclusividade.

Posteriormente, Central e Treze foram incisivos no movimento à parte da falta de reconhecimento da CBF. Pediram autorização às respectivas federações estaduais para pintar em seus estádios o “título brasileiro”. Foram atendidos.

Já a Internacional de Limeira trata a conquista como Série B, mas ressalva a falta da chancela. O Criciúma, por sua vez, também lembra a trajetória em sua página na web, mas como Torneio Paralelo mesmo.

Registros nos sites oficiais: Central, Treze, Inter de Limeira e Criciúma.

Atas com pedidos de oficialização já foram encaminhados à CBF.

Nas mãos do diretos de competições da confederação, Virgílio Elísio, os documentos ainda estão sem respostas.

Nem sim nem não… Enquanto isso, os “títulos” seguem no Lacerdão e no PV.

Estádio Presidente Vargas, do Treza, em Campina Grande. Foto: www.trezefc.com.br

15 Replies to “Até a definição da CBF, o título nacional de 1986 segue gravado na marquise”

  1. Essa inveja da barby e da minhoquina que não tenhe nenhum título Nacional, é pior que dor de côrno, vão se catar dois timinhos. O SPORT tem dois títulos Nacional, reconhecido pela CBF. Quem disputou a Libertadores após esses títulos? Manés.

  2. OPA!!!
    parece que saiu gol do GREMIO ?

    BATALHA DE SÃO LOURENÇO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Pernambuco é o único estado que tem um clube campeão brasileiro do PARAGUAI 1987.Nenhum outro estado do sul/sudeste/norte etc tem esse estrupício.São as RUBRONECAS da Ilha da Fantasia.Elas acreditam…

  4. campinense foi campeão regional, ou seja, é maior que a santa e o nautic, que nunca foram campeões regionais!!!!!
    o central é o segundo time de pernambuco, pq foi campeão da serie b e, a santa e o nautic nunca foram!!!!!
    obs; e dependendo do salgueiro esse ano, vai ser o terceiro time do estado!!!!!
    é chato, mas, é verdade

  5. Neto, que papo é esse? Pernambuco já é uma vergonha nacional e será vergonha mundial em 2014 com as chuvas que cairão na Copa e deixará tudo alagado. Ainda bem que me mudei de Recife faz 1 ano.
    Que deixe de ser megalomaníaco e caiam na real.

  6. O Central tem que deixar de ser um time caseiro, pois só grita alto dentro do pernambucano. Essa desclassificação para o botafogo-pb foi uma ducha de água fria no Central. Sou torcedor do Sport, mas não concordo com a imprensa da capital que não dão a mínima para os times do interior, pois como essas equipes atrairão o interesse dos patrocinadores se os times do não aparecem na mídia estadual.

  7. Parabéns Cassio.

    A FPF deveria fazer algo pelo Central. Como os times do interior morrem com essa federação acho muito difícil.

    Agora “chacota” é dizer que é grande e nunca ter ganho NADA! Apesar dos milhões que correm por essa capital.

  8. Por favor, parem com isso. Já temos um campeão fictício no Estado. Com dois então… Definitivamente, Pernambuco seria chacota nacional elevada ao quadrado.

  9. Maior orgulho dessa patativa e desse título. A CBF só não reconhece porque não tem um clube forte do eixo sul-sudeste. Dá-lhe Central! Primeiro Campeão Brasileiro de Pernambuco.

  10. Cassio sempre com essa cobertura diferente do futebol pernambucano que não se resume a Recife. Parabéns, outros jornalistas deveriam seguir seu exemplo.

  11. Sport…..Campeão da Série A, da Série B e da Copa do Brasil.

    Central…..Campeão da Série B.

    Nautico…..Campeão de N..A..D..A.

    Santa Cruz…..Campeão de N..A..D..A.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*