As primeiras novidades do 100º Campeonato Pernambucano

Arena Pernambuco. Crédito: Secopa-PE/divulgação

O Campeonato Pernambucano de 2013 foi confuso, com um primeiro turno sem sentido, uma fase principal achatada e critérios de desempate inacreditáveis, apelando até para a moedinha. Devido ao calendário apertadíssimo em 2014, com um mês dedicado à Copa do Mundo, a tendência é que o torneio passe por uma reformulação. E que seja ainda mais corrido.

Em entrevista ao blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou o objetivo de organizar uma competição com menos de 21 datas.

“Já tivemos 26 datas, já em uma negociação com a CBF (que libera apenas 23 para os estaduais). Em 2014, não terá jeito. Será menor”.

Ainda não há uma fórmula padrão. A direção de competições da federação encomendou um estudo, com três propostas. Em uma delas, o torneio começaria ainda neste ano, só com os clubes intermediários.

Em comum em todas as opções, com doze clubes e com o turno principal após o Nordestão, está a manutenção do já popular sistema de semifinal e final, com jogos de ida e volta. O dirigente já havia adiantado a ideia de organizar um campeonato com 60 times, mas o “projeto” ficará para 2016 (veja aqui).

No dia 30 setembro, portanto, teremos o conselho técnico do Estadual. A reunião sobre a 100ª edição do Campeonato Pernambucano…

Como novidade assegurada, a realização da primeira final da história na Arena Pernambuco. Uma norma costurada através de contratos de trinta anos com o Náutico e de cinco temporadas com o Sport. Fora isso, uma articulação encaminhada com o Santa apenas para a decisão, segundo a FPF.

Contudo, dificilmente o local será imposto por escrito no regulamento…

“A final na Arena Pernambuco é um caminho natural, como entendemos. Estamos conversando com todos os clubes para definir logo o estádio”.

Até lá, fica a expectativa do esboço do torneio, com o mínimo de motivação.

18 Replies to “As primeiras novidades do 100º Campeonato Pernambucano”

  1. essa arena\consorcio,e uma ilusão a qualquer clube,se entrar nesse esquema vai falir feio ARENA E CAMPO NEUTRO,ação inteligente teve a diretoria do sport,em nao participar desse contexto,e o bode expiatorio foi o nautico,agora ta ai o resultado um time sem ESTADIO proprio e se definhando a cada dia. um verdadeiro PRESENTE DE GREGO a torcida do nautico,um GOLPE DE MISERICORDIA.isso e um retrato das diretorias futebolisticas,que so pensam,em encher seus proprios bolsos e cuecas. LAMENTAVEL

  2. Esse campeonato PE é uma verdadeira piada, igual ao atual campeão aquela bosta da minhoca desmunhecada, que não consegue nem passar de fase na 3 divisão desde 2006 so nos tras alegrias, afinal é o unico time que foi tri-rebaixado A=>b=>c=>D, conseguiu perder para a tribo Tupi Futebol Club em pleno pinicão e ainda quer reclamar do estadio, pois sua torcida de massa de coco, nao tem dinheiro para pagar taxi ou ir de carro ao novo estadio, uma vez que a concentracao de torcedores do santa moram em favelas proxima ao centro, coque, coelhos, arruda! Sarna e Nartico vergonha de PE, Sport rumo a serie A #chupatricoco

  3. ESSES TROUXAS QUE DIRIGEM O ALVIRRUBRO PERNAMBUCANO CAIRAM COMO PATINHOS NA CONVERSA DESSES QUE DIRIGEM A ARENA DE PERNAMBUCO E VENDERAM O NOSSO CALDEIRÃO. DEVEM ESTRA PRA LÁ DE ARREPENDIDOS

  4. Não consigo entender. Querem que o Mais Querido seja obrigado a jogar a final na Arena ? Isso não existe. Tudo bem que fomos TRI campeões jogando num “estádio” que afunda rapidamente dentro de um mangue para lá de catingoso, e se corre o risco de pegarmos de doenças venéreas a esquistossomose.
    Acho que o santa não deveria abrir mão de jogar uma final no Arrudão, só para fazer o grosso de sua torcida se deslocar uma distância absurda. Estes políticos que dirigem nosso futebol, querem destruir o que ainda resta dele. Agora, uma coisa é certa…na Arena não existiria os riscos de pegarmos doenças como existe na Ilha do Maruín.

  5. Uma mentira repetida um milhão de vezes,começa a se transformar em “realidade” etc…

    Quanto ao estadio de 45.000 pessoas é uma piada um leigo aqui,com conotacao covardemente politica..dizer q é elefante branco..E uma piada????????

    As torcidas do Sport, Gremio, Santos Sao paulo…e outras..tem senso critico!!!

    Para ir ao estadios EXIGEM qualidade do palntel!!!!

    Tem que investir em varios” marcelinhos paraibas, paulo bayer,marco aurelios,Juninhos Pernambucanos (sem sua trairagem…agora nao!),daniel paulista!! etc,etc,,etc!!!e tantos outros craques do passado!!!!!
    Sem qualidade os torcedores do Leão nao irão a lugar algum !!!em grande numero!!!!
    Ja o çanta cruiiii poe 30.000 pra ver um jogo do tipo çanta cruii X IBIS!!!!! çanta crui X baraunas,ou TUPI aquela bosta q esta na 4 divisao!!!!
    sao uns malucos sem nocao de nada!!!!!!
    Para o nosso estadio conceito “Arena” dar rentabilidade tem que
    Jogar uma bomba atomica na FPF !!! e com todos os dirigentes atuais do futebol pernambucano!!!!(mudar tudo ,deletar tudo q tem no cerebro de “arcaico”..nesses “dirigentes de meia tigela!!!!
    tem que reformular tudo !!!

    e deixar a COPA do nordeste!! e acabar o campeonato Pernambucano!!!(ficar so para acesso dos times do interior a series Ce D e copa do brasil,exemplo…)

    vamos deixar de esconder o SOL com uma peneira!!! PÔ!!!!

  6. “Publicos GIGANTESCOS” da çanta cruiii so qdo tem todos com a nota, e esmolas.

    A sofrida do çanta cruii é lascada..nao sustenta estadio nenhum!!

    O Arruda é um lixo!! tudo quebrado e decadente e fedendo!!!

  7. Esse campeonato deveria ter só 15 datas no máximo e o Nordestão é que tem que ter mais de 20 ou mais datas,o Nordestão é muito mais rentável.

  8. Se o SANTA for jogar a final de 2014 no Eduardão eu não vou assisti e nenhum torcedor do SANTA deveria ir.

  9. Conselho Técnico no dia 30 de setembro!!!

    Ótima oportunidade para sentirmos o mau cheiro que sai das cabeças pensantes dos dirigentes do futebol pernambucano.
    Quando esse povo, que tem a ignorância como companheira, se reúne, só quem se lasca é o torcedor.
    Eles nasceram para inovar! INOVAR, para essa gente de estupidez flagrante, significar criar, por exemplo, o seguinte critério de desempate: Em estando os times iguais em todos os demais critérios de desempate, se classificará para a próxima fase o time, cujos jogadores, consigam no menor espaço de tempo, dar 10 voltas ao redor do gramado do estádio Ademir Cunha (mais conhecido como Cunhão).
    Enfim, considerando o aliamento dos planetas e o ajuntamento de tantos incapazes de criar um bom campeonato, num só dia, 30 de setembro, não é difícil dizer que em 2014, mais uma vez, o torcedor pernambucano pagará o pato!!!

  10. Acaba logo esse campeonato defiicitario ,alias deixa para os times do interior servindo p acesso series C e D !!,copa do Brasil etc..

    Queremos so a COPA do nordeste !!!!!

  11. Está em curso um gigantesco esquema para salvar o pescoço do governador. Primeiro enganaram o Náutico, e vocês já estão vendo o que está acontecendo. Jogo a jogo a média de público vai caindo. A “salvação” será o Sport, que vai jogar lá por 05 anos. Mas observem os últimos públicos do Sport ( 11.000 na Ilha, imaginem naquele fim de mundo ). Agora pressionam o Santa, que é capaz de levar públicos gigantescos ( mas não se iludam, só no Arruda). Não querem confessar o que todos já entenderam. Quando todos tiverem conhecido esse “elefante”, pouca gente vai querer assistir jogos lá, naquele fim-de-mundo. Estão aí os “pacotes” de TV fechada, os quais poderão ser pagos modicamente pelos torcedores que não forem à Arena. Calculem a economia de não irem, e veja se não poderão pagar os “pacotes” de TV ! As eleições vêm aí, e então a oposição vai cair de pau em cima do governador, que quer ser presidente. Como ele vai explicar que deixou de construir hospitais, creches, saneamento, delegacia e estradas, para enfiar R$ 600.000.000,00 num estádio distante, sem mobilidade, sem transportes públicos eficientes, e que já começa a dar prejuízo aos cofres públicos. Sei não, a coisa vai pegar…

  12. O regulamento da FPF não pode querer equilibrar o torneio como fez desde 2011.
    Isto é uma vergonha !!!
    Falta credibilidade e transparência a FPF !
    O Sport não pode se submeter aos “interesses econômicos secretos” da FPF!
    O Sport tem que se empenhar em voltar para a série A, e em 2014 caso o regulamento e arbitragens continuem beneficiando a TERCEIRA DIVISÃO, deve não participar ou participar com o time de juniores.
    O SPORT deve fazer uma pesquisa para saber se seu sócio/torcedorquer continuar a ser roubado!
    É um torneio falido e de cartas marcadas, e depois fica por isso mesmo.
    Serve apenas aos interesses econômicos secretos da federação!

  13. Dr. Evandro Carvalho chegou a hora de acabar com clubes sazonais em Pernambuco. Ordene campeonatos de primeira e segunda divisão com 16 ou 18 clubes, duração de 10 meses, turno e returno, pontos corridos. Tudo sem delongas ou complicações. Os desportistas do nosso Estado saberão agradecer e aplaudir. Amigos da crônica esportiva colaborem, ajudem a recuperar o futebol pernambucano.

  14. Dr. Evandro Carvalho, marque sua passagem pelo comando da FPF, aproveite a oportunidade. Faça um Campeonato Pernambucano em 2014 com 16 ou 18 clubes, duração de 10 meses, jogos sempre domingos, 30 ou 34 datas, turno e returno, coisa simples mas concreta. Dê vida aos clubes de Pernambuco. Os clubes que participarem das Séries do brasileirão certamente conseguirão se adequar.

  15. Assim:
    Como novidade assegurada, a primeira final na história da Arena Pernambuco. Uma norma através de contratos de trinta anos com o Náutico e de cinco temporadas com o Sport. Fora isso, uma articulação encaminhada com o Santa apenas para a decisão, segundo a FPF.

    ok?

  16. E se a final for com um time do interior? Ele vai jogar 2 jogos em Recife para ninguém da torcida dele ver? Por isso que o futebol de PE tá se acabando mesmo… A FPF ao invés de tentar fortalecer todos os times, insiste no protecionismo dos 3 times de Recife. Triste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*