Arquibancadas batizadas no Feliciano Cáceres, um estádio para três torcidas

Estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Assunção – A 20 quilômetros do centro de Assunção, a casa do Sportivo Luqueño é relativamente nova. No lugar de um palco velho e acanhado, o estádio foi erguido em 1999, com o objetivo de receber seis partidas da Copa América daquele ano, a primeira em solo paraguaio na história. Foi lá que o argentino Martín Palermo perdeu três pênaltis contra a Colômbia, na derrota dos hermanos por 3 x 0. Com capacidade para 26 mil torcedores, o Estádio Feliciano Cáceres fica na região central de Luque, na região metropolitana de Assunção.

A estrutura é bem semelhante ao dos grandes “alçapões” nos países vizinhos, com torcida bem próxima ao campo, alambrados enormes e estrutura mediana. Sim, apesar dos 14 anos, ainda há corredores inacabados no Feliciano. O estado do gramado pode até enganar na transmissão pela tevê. O piso é duro e irregular, onde o Sportivo Luqueño costuma ser um dos principais adversários do trio Olimpia, Cerro Porteño e Libertad fora da capital.

Estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Não por acaso, tem três títulos nacionais. As conquistas são devidamente lembradas nas arquibancadas. Nas “graderias”,  como são chamados os setores, há a geral Campeones año 1951-1953″, uma outra pintada com a frase “Campeones Apertura 2007”. Há até uma lembrança em uma graderia para Nicolás Leoz, o paraguaio que presidiu a Conmebol de 1986 a 2013.

A torcida  local, que leva casas próximas a terem as fachadas nas cores amarelo e azul, se faz presente em qualquer situação no estádio. Inclusive quando o time não está presente. Nesta quarta, no jogo entre Libertad e Sport, uma parte da arquibancada será destinada somente para os “hinchas” do Sportivo Luqueño, por 5 guaranis, ou R$ 2,60. A torcida, segundo a imprensa local, será neutra. A intenção é continuar presente nas graderias do Feliciano Cáceres…

Estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

4 Replies to “Arquibancadas batizadas no Feliciano Cáceres, um estádio para três torcidas”

  1. Vamos jogar pelo regulamento!

    Trata-se de uma partida de “180 minutos” !

    Vamos marcar gol(s) fora de casa !

    Dá-lhe SPORT !

  2. 26 mil ?
    No Brasil , estádios como esse tem capacidade máxima de 15 mil torcedores.
    A Conmebol precisa fazer igual a UEFA e criar um padrão mínimo para estádios em competições intercontinentais. A começar pela obrigatoriedade de cadeiras. A partir daí , pode-se perfeitamente reduzir a capacidade mínima de um estádio apto para finais continentais de 40 para 30 mil , desde que todos os assentos sejam em cadeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*