O 100º Campeonato Pernambucano acontecerá na temporada 2013/2014

Conselho arbitral do Campeonato Pernambucano de 2014, na sede da FPF. Foto: Rafael Brasileiro/DP/D.A Press

A centésima edição do Campeonato Pernambucano foi definida no conselho arbitral neste 30 de setembro. As diretorias dos dez clubes classificados – outros dois virão da vigente segunda divisão – e o departamento técnico da FPF debatarem por mais de uma hora para chegar a à fórmula final, levando em conta o calendário enxuto disponibilizado pela CBF.

No calendário oficial, seriam apenas 21 datas para o Estadual, somando todas as fases. Em tese, como sempre. Ao contrário das temporadas passadas, a imprensa só teve acesso ao salão nobre da federação após a algazarra.

A primeira novidade é o estilo europeu, forçando a barra, com a temporada 2013/2014. A competição começará em 8 de dezembro, com os nove clubes intermediários. O primeiro turno será disputado em partidas de ida e volta.

Os três primeiros colocados da fase preliminar se juntarão a Santa Cruz, Sport e Náutico e disputarão o hexagonal principal, também em turno e returno.

Em seguida, os quatro primeiros colocados avançarão ao mata-mata, com semifinal e final, ida e volta. Não haverá vantagem na campanha, gol fora de casa ou saldo de gols. Nem mesmo cartões. Em caso de igualdade nos pontos, pênaltis. Ou seja, 1 x 0  e 0 x 5 resultarão em penalidades. Apenas Santa e Sport votaram contra essa norma bizarra, proposta pelos demais clubes, diga-se.

A grande final, ao contrário dos últimos anos, em maio, será abril, no dia 13.

Ao todo, os grandes clubes da capital precisam jogar 14 partidas para levantar a taça. Já os times do interior atuarão até 30 vezes. Vale lembrar que o trio de ferro jogará o Nordestão a partir de janeiro, podendo ir de seis partidas (1ª fase) a doze jogos (final). Haja correria no calendário no ano da Copa do Mundo…

Nota 1: os times que subirem da Série A2 terão que correr para participar a elite.
Nota 2: o torneio será transmitido desde a primeira fase, através do Sportv.

Conselho arbitral do Campeonato Pernambucano de 2014, na sede da FPF. Foto: Rafael Brasileiro/DP/D.A Press

9 Replies to “O 100º Campeonato Pernambucano acontecerá na temporada 2013/2014”

  1. Sugestão para o bem do Sport, realizar uma pré-temporada adequadamente sem pressa, como fez o Atlético-PR, abrindo mão do IMPORTANTÍSSIMO Campeonato Pernambucano. Vamos jogar esse campeonato com um time misto( jogadores da base + atletas com poucas oportunidades). A torcida irá entender que é para o bem. Já a querida FPF, talvez não fique muito feliz.

  2. esse campeonato ultrapassado deveria servir para classificar os times do interior p copa do brasil,nordestao e series C e D e SO!!!!

    campeonato ridiculo,grotesco,…so serve de vitoria de pirro, para o çanta cruii

    Sport deveria pedir licença dessa bosta!!!

    qdo vao jogar na serie C ou D verificam q o time é Uma MERDA rala!!!

  3. Pingback: Toque de Bola FC » Arquivo do Blogue » Centésimo Campeonato Pernambucano começa em dezembro deste ano

  4. sportv vai transmitir o PE13/14 desde a primeira fase, foi uma forçada de barra daquelas essa informação, duvido muitissimo, nem que seja salgueiro x central acho que nao passa nao! a nao ser q seja um jogo exclusivamente para PE.
    ja na segunda fase o sportv deve se fazer presente 😀

  5. A SPORTV vai transmitir o pernambucano deste a primeira fase em que só atuarão os clubes intermediários? É isso mesmo? Isso significa que pode acontecer, por exemplo, a transmissão de Araripina x Íbis, se esses times subirem. Ou Salgueiro x Central, ou Centro Limoeirense x Petrolina??????
    Duvido que um jogo desses passe na TV!

  6. Fórmula até aceitável. Melhor que a do ano passado. Merecia elogio se não fosse a bizarrice do saldo não valer nas semifinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*