O único estádio de futebol oceânico do Brasil

Estádio Pianão, em Fernando de Noronha. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Fernando de Noronha – O principal arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico conta com apenas 3.012 habitantes. Todos eles moram na maior das 21 ilhas e ilhotas que compõem o território de 26 km², a uma distância de 545 quilômetros do Recife.

Surfe, vela, mergulho e trilha estão entre as principais atividades de Noronha, com ampla procura por turistas. Entre os ilhéus, à parte disso, o futebol jamais foi esquecido.

No ano seguinte à integração da ilha ao estado de Pernambuco, em 1988, foi criado um campeonato regular de futebol. Amador, naturalmente.

O campeonato organizado desde 1989 foi rebatizado como Copa Noronha em 2003. São seis equipes na disputa, sendo quatro delas representando algumas das pequenas vilas espalhadas na área da ocupação, que toma metade da ilha principal. Contudo, o parque nacional marinho de Noronha detém 65% de todo o território.

Além das equipes das vilas da Conceição, Três Paus, Trinta e Floresta Nova, duas empresas também participam, a Locadora e Econoronha.

O torneio acontece de março a junho, com todos os jogos em apenas um campo. A final costuma ser pauta de reportagem na TV Golfinho, com 15 minutos diários sobre o dia a dia da comunidade.

Estádio Pianão, em Fernando de Noronha. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Apesar do cenário digno de qualquer campo de várzea, oficialmente, é, sim, um “estádio”. O Salviano José de Souza Neto, o “Pianão”, numa homenagem ao melhor jogador da ilha, morto num acidente de trânsito em 2000. Naquele mesmo ano, o estádio distrital, sob o comando da administração da ilha, recebeu a última reforma.

O local não conta com arquibancadas – somente com alguns troncos de coqueiros improvisados -, mas tem sistema de refletores. Apesar da alcunha distrital, o local não está entre 39 estádios pernambucanos catalogados pela CBF (veja aqui).

O Pianão fica na Vila do Trinta, entre a Vila dos Remédios, a principal, e o Porto de Santo Antônio. Lá, os 96 jogadores federados, sendo 16 em cada time, se confraternizam a cada campeonato. Até porque todos eles se conhecem, literalmente. E para não atrapalhar o “ritmo de trabalho”, basicamente com o sol à pino, os jogos costumam acontecer à noite.

O período de disputa bate com a época chuvosa, deixando o gramando em condições melhores. Na maior parte do ano, com o clima regular, de sol forte, o piso fica bem seco. Não por acaso, os ilhéus disputam outros torneios, de futsal e vôlei de praia…

Confira o site oficial da Copa Noronha clicando aqui.

Estádio Pianão, em Fernando de Noronha. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

7 Replies to “O único estádio de futebol oceânico do Brasil”

  1. Vamos pedir para a Federação Pernambucana de Pernambuco e o nosso Governador lembrar que existe essa iniciativa na Ilha e verem o que se pode fazer para ajudar.

  2. trabalhei nesse campo muitas vezes para conserva o gramado e a serca, nos anos de 1972 a 1974, maravilhoso período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*