Divisão das massas entre fanáticos, torcedores, simpatizantes e indiferentes

Torcidas de Sport, Santa Cruz e Náutico

Medir o grau de envolvimento de um torcedor com o seu o clube é algo bastante subjetivo. Tal torcida ama mais, a outra é “modinha”, aquela lá nem gosta tanto de futebol. É o tipo de discussão com as mesmas palavras no Recife, em Fortaleza, Salvador, Belém, Curitiba, Belo Horizonte etc.

Portanto, entrando nesta polêmica seara, a Pluri Consultoria resolveu estabelecer de forma prática a curva de preferência dos torcedores brasileiros. Em sua última pesquisa, com 10.545 entrevistados, em janeiro de 2012, foi perguntado a todos que admitiram torcer por um time o quanto essa agremiação representava. Resposta única, com as opções fanático, torcedor, simpatizante e indiferente, mas só a partir da subjetividade, sem considerar aspectos como venda de ingressos e uniformes, sócios em dia e/ou audiência televisiva.

A partir das respostas, os dados foram mensurados e organizados em uma tabela detalhada visando o mercado esportivo e ações estratégicas.

Os rivais das multidões se saíram muito bem. O Santa cravou o 4º lugar, atrás apenas da dupla Grenal e dos incansáveis seguidores do Atlético-MG. Com 16,3% de sua massa composta por fanáticos, o Tricolor é o único dos 18 clubes listados abaixo das Séries A e B, o que só denota um feito maior. O Sport até ficou na frente em termos absolutos (2,29 milhões x 1,42 milhão), mas o grau de fanáticos foi um pouco menor (13,1%). Ainda assim, um bom 8º lugar.

Já o Náutico apareceu agrupado em “outros clubes”, com índice geral de 16 milhões de pessoas. Ao blog, porém, a consoltoria revelou os dados alvirrubros: 9% fanaticos, 46% torcedores, 32% simpatizantes e 13% de indiferentes.

Subjetividade à parte, eis o estudo sobre as torcidas mais fanáticas do país…

Estudo sobre o fanatismo clubístico da Pluri Consultoria em 2013

Estudo sobre o fanatismo clubístico da Pluri Consultoria em 2013

46 Replies to “Divisão das massas entre fanáticos, torcedores, simpatizantes e indiferentes”

  1. A pesquisa deveria levar em consideração o preço do ingresso da sarna (R$: 10,00) muito mais barato que nas outras torcidas, além de entrarem mais de 20.000 de Todos com a Nota… Assim fica fácil demais…. Né

  2. Agora falando serio :
    Quando vamos parar com essa BABAQUICE de mais e menos torcida pra termos clubes GRANDES de verdade ?

    E não ficar dando VEXAMES nas series A ,B e C

    E ainda ficam tirando onda um com o outro , gente pelo amor de DEUS vamos acordar BABAQUICE tem limite .

    Sou SPORT mas confesso nos ultimos anos é só VEXAME

  3. A TORCIDA DO SAMPAIO É MAIOR DO QUE A DO FLAMENGO ENTÃO. NADA A VER ESSE NEGOCIO DE PUBLICO EM CAMPO. NAS RUAS ESTÃO MILHÕES DE TORCEDORES E PODE SE VER FACILMENTE QUE A GRANDE MAIORIA É SPORT.

  4. itílio, então me explica por que é que o santa nunca ganha nessas pesquisas. aliás, nas ruas só vejo torcedor do sport.

  5. Os torcedores da ilha do caranguejo acham que entendem de estatística. Vocês se baseiam nessas pesquisas de quinta categoria no qual acham que uma amostra de duas ou três mil pessoas tem representatividade num estado com uma população de 9,2 milhões de pessoas. Vocês acham mesmo que Sport, Vitória e Ceará tem mais torcida do que o Santa Cruz? O único que se aproxima da torcida do Santa é a do Bahia, porque apesar da Bahia ter 15 milhões de pessoas, no entanto o Bahia só tem torcedores até Feira de Santana e o resto é tudo Flamídia.
    Saudações da maior torcida do Norte, Nordeste e Centro-Oeste!
    SANTA CRUZ ( Mostramos isso nas ruas e nos estádios!

  6. De nada adianta essas babaquices se essas verdadeiras merdas não se estruturarem e virarem clubes de verdade. Há muito já foram superados pelos baianos que só teem dois clubes. Enquanto a grande massa de imbecis (torcedores) não cairem na real e abraçarem seus clubes, certamente iremos minguando até chegarmos ao nível do fuitebol do Norte, que é o que querem a rede bobo e a Confedração Brasileira das Falcatruas. Pasou da hora de evoluir, nanicos idiotas e alienados!

  7. quem foi a uma boate GLS sabe que nem todos são
    a mesma coisa e a torcida da coisa simpatizantes
    não e torcida por isso vocês nunca lota aquele
    chiqueiro media 18 mil por jogo isso e uma piada
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. quanta mediocridade e babaquice junto! não é a toa que o nosso futebol de Pernambuco paga mico nacionalmente. e pior,os caras daqui não aprendem! é por isso que o Santa Cruz está aonde está. pois sua torcida SÓ se preocupa em”botar público”. não cobra do time e diretoria. subir pra B,ótimo. mas vai ter mudar e muito. veja o Paysandu-PA,brigando para não voltar a 3ª Divisão! e não só do Santa. falo de Náutico e Sport que precisam evoluir!

  9. PREPAREM-SE>> DIA 26 DE OUTUBRO))) O BRASIL VAI PARAR!!! PRA VER O MUNDÃO DO ARRUDA TREMER>>> AGUARDEM A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO BRASIL!!! NUMA SÓ VOZ>>> TODOS NUM SÓ PENSAMENTO!!!!

    O DIA “D” OU MELHOR O DIA “B”!!! >>>SANTA CRUZ RUMO A SÉRIE B!!!!

  10. PREPAREM-SE>> DIA 27 DE OUTUBRO))) O BRASIL VAI PARAR!!! PRA VER O MUNDÃO DO ARRUDA TREMER>>> AGUARDEM A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO BRASIL!!! NUMA SÓ VOZ>>> (70 Mil Tricolores) TODOS NUM SÓ PENSAMENTO!!!!

    O DIA “D” OU MELHOR O DIA “B”!!! >>>SANTA CRUZ RUMO A SÉRIE B!!!! 2014.

  11. Essa Torcida Mais Apaixonada do Brasil é FANTÁSTICA, até a Pluri Consultoria que é uma empresa que faz serviços pra Rede Globo, se curvou a Gigantesca e Maior Torcida de Pernambuco!!! e Olha que Santa vem se reerguendo das cinzas há 7 anos e NÃO participa dos milhões pago por esta emissora!!! mesmo assim incomodamos aqueles que recebem 40milhões e com sua incompetência vem levando lapada há 3 anos a torto e a direita no dia do seu aniversário!!!
    Esqueçam o Santa Cruz!! o Time do Povo!! o Clube das Multidões e uma Nação chamada Torcida Coral que vem quebrando paradigmas e tendo que enfrentar a tudo e a todos!! que aos poucos vão desistindo assim como essa pesquisas da Globo. Pois AQUI É SANTA CRUZ)))
    Avante Santa!! Rumo a série B!! 2014 e série A 2015!!!
    O Chato é que incomodamos!!! mas com Humildade e pés no chão chegaremos lá!!!

  12. Já o Náutico apareceu agrupado em “outros clubes”

    uhsahusahuuhahasusahuahauashsa.

  13. Mais uma matéria publicada para desviar o foco da derrota do Sport, vamos parar com isso já estar ficando muito manjado, ou será que estão recebendo para publicar isto?
    Outra coisa, quem tem as maiores médias de público nos estádios nos últimos 5 anos, então que vergonha esta matéria, totalmente direcionada.

  14. Certos torcedores do Sport, despeitados que são pelo Santa Cruz, chamam o mesmo, o time da sarna. Devemos retribuir a gentileza desses burro-negros, chamando o Sport (que é um grande clube e não tem culpa de ter torcedores pútridos) de o time da lepra. A sarna qualquer que ela seja tem cura mas a lepra nem sempre tem cura ás vezes chega a devorar partes do corpo humano.

  15. Que revista Placar, Vox populi, Ibope e o Diabo a quatro afirmem que o Sport é dono da maior torcida de Pernambuco, essas entidades não vão me convencer de suas pequisas. Imaginem que em determinada semana juntando as rendas de dezoito mil e tantos reais do Náutico e dezoito e tantos mil reais do Sport ditas rendas juntas, ainda foi menor que a do Santa Cruz que foi de mais de trinta e oito mil reais. É bom lembrar que o Sport pratica, remo, voleibol, basquetebol, etc, etc. O Santa Cruz não tem todas essas modalidades de sport. Por exemplo o torcedor do Sport que só gosta de voleibol, não gosta de futebol e porisso não vai a campo. assistir futebol.É assim que o Sport tem maior torcida de Pernambuco.

  16. os burros negros tem a desculpa de que o ingresso do Santa é mais barato , então devemos entender que são lisos mas devemos lembrar que o popoti fez várias promoções quando estava na primeira e mesmo assim não conseguiu um bom público e hoje na segunda com o todos com a nota continua difícil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Essas pesquisas são claro um referencial, mas deve-se levar em conta alguns aspectos:

    – A sarna está há 8 anos no inferno das Quarta e Terceiras divisões;
    – A sarna joga 4 vezes por mês, com o TCN, e demais ingressos média de 10 reais;
    – Em cem anos de história possuem uns 20 títulos da província;
    – Não têm clube, apenas um estádio que recebeu do Governo!
    – No NE representa a quinta maior torcida, fica atrás pela ordem do Sport, Bahia, Ceará, e Vitória.

    Isto é fato !

  18. No caso da Çarna a uma contradição ENORME, usam a palavra “fanáticos” ao invés da palavra correta que seria “desesperados”, pois, essa mesma torcidinha não passou em 2006 na série A, de uma média de 9.000 pessoas por jogo, portanto quer dizer que nesses 7 anos de VERGONHA e VEXAME, nada mais natural que ir ao estádio para tentar tirar o clube de sua já medíocre história no futebol. #ÇarnaEternoVigiaDaC.

    Será que com os mais de 56 Mil torcedores no Castelão no Domingo 13-10-2013, ela seria também uma fanática torcida, pois, dizem isso da torcida da Çarna por ela está na série C e então?

  19. Que ótimo que o Glorioso Sport perde em número de fanáticos e isso mostra o porquê do Leão da Ilha nunca ter caído para a Série C ou D. Jamais a torcida do Sport suportaria o que a do Çanta aguenta, isto é, humilhação por cima de humilhação. O çanta tem o maior estádio de pernambuco e a torcida que mais gosta de sofres do Brasil, e só. Não tem sede, não tem parque aquático, não tem depto. de esportes amadores que preste, não tem título nacional. Enfim, é um clube feito para fanáticos mesmo, quiçá loucos pois apoiar diretorias, técnicos e elencos de incompetentes isso a torcida do Sport não faz. Felizmente o Glorioso Leaõ da Ilha, apesar de estar numa má fase (mesmo estando no G-4 da Série B) de tempos em tempos me dá grandes alegrias. Bom, termino meu comentário alertando os fanáticos torcedores do çanta que em breve virá um time chamado Betim para lhes deixar na posição que merecem, isto é, na Séria C por mais um aninho. Afinal, vocês gostam de apanhar mesmo. É ou não é, torcida fanática?

  20. A torcida do Santa é indiscutivelmente a maior do estado e do nordeste, com destaque nacional. Isso é fato. Essas pesquisas não refletem o que vemos nos estádios. Vide a “ilha do siri” e o “Arrudão” e sentirão a diferença.

  21. nao muda nada em relação a tamanho de torcida, já que a pesquisa diz que em numeros de torcida o Sport continua dando um banho nas cobrinhas e dos 13 itens pesquisados, o Sport continua ganhando, já que leva vantagem em 9 e o çarna só em quatro.
    Foi mal tricobestas.

  22. A pesquisa diferencia fanático de torcedores e simpatizantes, coisa que a pesquisa em relação de quantidade não faz! É muito fácil se dizer “sou torcedor de tal time” quando a pessoa nunca foi ao estádio, não conhece nenhum jogador do time, não sabe o hino, quando o clube joga e etc. Isso não é ser torcedor e sim ser simpatizante, a pesquisa de quantidade não pergunta isso, o objetivo é perguntar qual clube a pessoa “torce” – independente de ser fanático, simpatizante ou que seja, e não se a pessoa REALMENTE É torcedor.
    Enfim, falar que uma pesquisa usa de aspectos subjetivos quando outro tipo de pesquisa que usa aspectos ainda mais subjetivos só porque o seu clube sempre ganha é fácil demais…

    Não preciso que uma pesquisa diga que a torcida coral é fanática, pois vejo isso na rua, no Arruda e nos olhos de cada torcedor do Santa Cruz Futebol Clube.

  23. Esse tipo de pesquisa pra mim é inútil, o que conta pra mim nesse tipo de pesquisa é o número de torcedores que vão a campo, perguntar pra qualquer um na rua é fácil, mas ir ao estádio e apoiar o time é uma coisa totalmente diferente. Assim o Santa sempre estará entre as 3 maiores torcidas do Brasil indiscutivelmente!

  24. Daqui a pouco aparecem os tricolores para se vangloriar dessa pesquisa, que leva em conta aspectos altamente subjetivos. Qual o critério para se dizer torcedor, fanático ou indiferente? Isso varia de pessoa para pessoa. Para mim, não tendo como comparar as infinitas “definições pessoais” para essa variável.

    Porém, esses mesmos tricolores desconsideram as pesquisas que tratam de tamanho de torcida (que perdem em TODAS para o SPORT). Essas últimas pesquisa são quantitativas e com critérios bem definidos para definir as variáveis, sendo mais confiáveis do que comparar a definição de cada um sobre fanatismo ou indiferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*