As duas Taças das Bolinhas nas mãos do Sport

Sport com a taça das bolinhas em 1988, celebrando o título brasileiro de 1987. Crédito: Arquivo DP/D.A Press

Há uma confusão histórica acerca da famosa Taça das Bolinhas.

O clube campeão tem ou não a posse do troféu?
Que taça é aquela ainda guardada no cofre de um banco no Rio de Janeiro?

Voltemos um pouco no tempo para esclarecer essas dúvidas…

O tradicional troféu, oficialmente chamado de “Copa Brasil”, foi criado em 1975, num oferecimento da Caixa Econômica Federal. Obra do artista plástico Maurício Salgueiro, com 60 centímetros e 156 esferas, sendo uma de ouro.

O troféu tinha um regulamento próprio para a posse. No caso, o clube precisaria ser tricampeão, com conquistas seguidas, ou penta, de forma alternada.

Brasileirão de 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Arquivo/DP/D.A PressE assim durou a história da taça das bolinhas até 1992. No período, todos os times ergueram o belo troféu ainda no gramado, após as grandes decisões.

Após toda a festa, era preciso devolver o troféu à CBF, que a cada ano dava outro em troca. Uma réplica da taça das bolinhas, em dimensões menores.

Em fevereiro de 1988, todo o elenco do Sport se reuniu no Recife Antigo, na beira do Rio Capibaribe, para mais uma foto do título sobre o Guarani. Na cena, uma raridade no arquivo do Diario de Pernambuco, os dois troféus nas mãos dos leoninos, o original e a réplica oficial. O menor, como se sabe, segue na Ilha.

Já o troféu original saiu de cena em julho de 1992, quando o Flamengo foi campeão brasileiro mais uma vez, superando o Botafogo. O Rubro-negro carioca alegava ter sido aquela a sua quinta conquista.

Como o notório imbróglio de 1987 seguia no tribunal – a decisão da Justiça Federal, por exemplo, só viria em 1994 -, a CBF resolveu instituir um novo troféu no ano seguinte. E a taça das bolinhas, a maior de todas elas, foi esquecida.

Por isso, em discussões como “o troféu está na Ilha”, “o troféu está na Gávea”, ou “o troféu está no Morumbi”, saiba que todos os torcedores estão certos. Só resta saber quantas réplicas cada um ganhou entre 1975 e 1992…

Brasileirão de 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Arquivo/DP/D.A Press

35 Replies to “As duas Taças das Bolinhas nas mãos do Sport”

  1. SÓ UM LEMBRETE AOS HISTORIADORES PRO FLAMENGO VOCÊS TÊM ALGUM REGISTRO DO FLAMENGO E DO INTER DISPUTANDO A TAÇA LIBERTADORES DO ANO DE 1988, ALGUM ARQUIVO MONTADO, ALGUMA IMAGEM E O NOME DOS ESTÁDIOS ONDE HOUVE ESSA DISPUTA? ESTOU PERGUNTANDO FAZ TEMPO, POIS EU ESTAVA LÁ NA ILHA NOS DOIS JOGOS (ALIANZA E UNIVERSITÁRIOS DE LIMA) POSSO FALAR COM CONVICÇÃO NENHUM TRICO BARBIE DE PLANTÃO ME RESPONDE? QUE PENA , MAS O SPORTE E O GUARANY JOGARAM ENTRE SI JOGOS DE IDA E VOLTA, JUNTAMENTE COM UNIVERSITÁRIO DE LIMA E O ALIANZA ESTES DOIS REPRESENTANTES DO PERÚ , NÃO TEMHAM VERGONHA VISITEM A WIKIPÉDIA NA INTERNET SOB O TEMA LIBERTADORES DE 1988 PARTICIPANTES, VOCÊ NÃO ENCONTRARÃO SEU URUBÚ IDOLATRADO INSCRITO EM NENHUMA PARTIDA.

    (NÃO CONSTA O FLAMENGO, NEM O INTERNACIONAL NA RELAÇÃO)
    Participantes 21
    Organização CONMEBOL
    Local de disputa América do Sul
    Período 29 de junho – 26 de outubro
    Gol(o)s 170
    Jogos 83
    Média 2,05 gol(o)s por partida
    Campeão Nacional (3º título)
    Vice-campeão Newell’s Old Boys
    Melhor marcador COL Arnoldo Iguarán (Millonarios) – 5 gols
    Melhor ataque (fase inicial) Millonarios – 14 gols
    Melhor defesa (fase inicial) Newell’s Old Boys – 1 gol
    Maiores goleadas
    (diferença) Millonarios 6 – 1 Nacional
    Estádio El Campín, Bogotá
    26 de julho, Grupo 3

    Sport 5 – 0 Alianza Lima
    Estádio Ilha do Retiro, Recife
    16 de agosto, Grupo 5

    E AÍ QUEM DISPUTA A LIBERTADORES SÃO OS CAMPEÕES E VICE DE CADA PAÍS, RECONHECIDAMENTE PELA FIFA.

    SILÊNCIO POR FAVOR.

  2. SÓ UM LEMBRETE AOS HISTORIADORES PRO FLAMENGO VOCÊS TÊM ALGUM REGISTRO DO FLAMENGO E DO INTER DISPUTANDO A TAÇA LIBERTADORES DO ANO DE 1988, ALGUM ARQUIVO MONTADO, ALGUMA IMAGEM E O NOME DOS ESTÁDIOS ONDE HOUVE ESSA DISPUTA? ESTOU PERGUNTANDO FAZ TEMPO, NENHUM TRICO BARBIE DE PLANTÃO ME RESPONDE. QUE PENA , MAS O SPORTE E O GUARANY JOGARAM ENTRE SI JGOS DE IDA E VOLTA, JUNTAMENTE COM UNIVERSITÁRIO DE LIMA E O ALIANZA ESTES DOIS ÚTIMOS DO PERÚ , NÃO TEMHAM VERGONHA VISITEM A WIKIPÉDIA NA INTERNET SOB O TEMA LIBERTADORES DE 1988 PARTICIPANTES, VOCÊ NÃO ENCONTRARÃO SEU URUBÚ IDOLATRADO INCRITO EM NENHUMA PARTIDA.
    Participantes 21
    Organização CONMEBOL
    Local de disputa América do Sul
    Período 29 de junho – 26 de outubro
    Gol(o)s 170
    Jogos 83
    Média 2,05 gol(o)s por partida
    Campeão Nacional (3º título)
    Vice-campeão Newell’s Old Boys
    Melhor marcador COL Arnoldo Iguarán (Millonarios) – 5 gols
    Melhor ataque (fase inicial) Millonarios – 14 gols
    Melhor defesa (fase inicial) Newell’s Old Boys – 1 gol
    Maiores goleadas
    (diferença) Millonarios 6 – 1 Nacional
    Estádio El Campín, Bogotá
    26 de julho, Grupo 3

    Sport 5 – 0 Alianza Lima
    Estádio Ilha do Retiro, Recife
    16 de agosto, Grupo 5

    E AÍ QUEM DISPUTA A LIBERTADORES SÃO OS CAMPEÕES E VICE DE CADA PAÍS, RECONHECIDAMENTE PELA FIFA.

    SILÊNCIO POR FAVOR.

  3. Não sei por que as tricobarbies entram nessa discussão. Tricobarbies, não precisamos da aprovação de voçês! A mídia sulista e os grandes patrocinadores, donos do futebol no Brasil, não conseguiu tirar o título do Sport que dirá vocês, timinhos que só ganham estadual e olhe lá!

  4. Amigos.
    Vamos deixar de emitirmos nossa opinião pessoal no fato.Pois o que de fato ocorreu é que a rede Globo junto com a Vasp,Açúcar União e Coca-Cola resolveram patrocinar o Brasileirão de 1987 com valores muito maiores que os praticados. Pra não dividirem pelos clubes que tinha o direito de participar da primeira divisão como o Guarani por exemplo que ficou no modulo do Sport e tinha ficado como vice em 1986 e participou da libertadores de 1987.Pra não dividires a grana do televisionamento decidiram criar dois módulos o que foi acatado por todos e consequentemente sairia uma semi final com os dois melhores de cada modulo.O porque de Internacional e Flamengo não aceitarem essa semi-final foi a imposição dos patrocinadores já que o Sport e Guarani não tinham fechado qualquer acordo publicitário. Imagine como seria a Globo transmitir o campeonato e no final não poder transmitir as finais.Foi só isso o que houve.

  5. SPORT campeao da serie B??? tb????
    morram de ulceras cachaceiros invejosos!!!!!!
    Sport campeao brasileirode hoquei 2013?????

  6. E o que essa mundiça nojenta pode dizer da Copa do brasilde 2008????

    dos 4 titulos da Copa do Nordeste?????

    maior ganhador do falecido campeonato Pernambucano?????

    Campeao de fato e de direito do campeonato Brasileiro de 1987????

    Maior patrimonio de clubres do Norte e nordeste do Brasil???
    e em vias de construir a ARENA multi-uso do LEão????

    Morram de inveja cachaceiros!!!!!!!!!!!

  7. segue abaixo para quem ,de boa fe sabe ler,e interpretar textos ,pelo menos…hehehehhehehe

    “deferida pelo Exmo. Sr. Juiz Federal da 6ª Vara do Estado de São Paulo (esta ação não foi ajuizada pelo SPORT), suspendeu a eficácia das aludidas normas. Por isso, coube à CBF aprovar o Regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, acatado pelos clubes participantes, na ocasião das respectivas inscrições. Esse Regulamento determinou, no seu Art. 2°, que 32 clubes participariam da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, divididos em duas chaves, chamadas Módulo Verde e Módulo Amarelo. Além disso, estabeleceu, no parágrafo 2° do Art.6º, que o Campeão e o Vice de cada Módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de Campeão e Vice-campeão Brasileiro de 1987, e a Classificação para a Taça Libertadores da América, no ano seguinte.

    Classificados, pelo Módulo Amarelo, Sport e Guarani e, pelo Módulo Verde, Flamengo e Internacional, a CBF determinou data e horário das partidas previstas no Regulamento. Flamengo e Internacional, porém, negaram-se a ir a campo. SPORT e GUARANI disputaram, então, o final do campeonato, em duas partidas, que consagraram o SPORT Campeão Brasileiro e o GUARANI Vice-campeão de 1987.”…
    PT.SDS!!!!!!

    Quanto ao pessoal q sente odio pelo Sport:

    Pergunto aqui:

    com que Moral com que AUTORIDADE os eternos PERDEDORES de PERNAMBUCO podem dizer aqui alguma coisa??? contra os titulos regionais,e nacionais do Sport???

    1-çanta cruii perdeu a disputa de serie D (D meus amigos) dentro de casa na presença de 30.000 SOFREDORES!! para o indio TUPI!!!!

    2-nautic faz essa Palhaçada atualmente na serie A (jogou milhoes no lixo!!)e ha 9 anos nao ganha sequer uma esmola!!! ou seja, campeão de PE,cujo campeonato nao dura mais 5 anos,eu aposto!!!

    Arrotando caviar e so comem MERDA!!!!

    O que restara para o nacruii?

    ApenasCHORAR ,lamentar,, reclamar e invejar!

    e SO!!!!! os eternos PERDEDORES!!!

  8. em 87 teve a divisão feita pelo então clube dos 13 apoiados pela midia nojenta do nosso pais (rede globo*lixo)e eram só 13 clubes ai apareceu os traidores antes tinham ficado de fora dessa maracutaia”santa cuz,bahia e goias’ foram pedir arrego porque tinham sido campeões estaduais ai ficaram 16 clubes,coisa que foi um golpe nos outros times do BRASIL,a globo sempre tentou destriur o nordeste, os seus comentários e sempre denegrindo a imagem do povo nordestino,até hoje se fala que eles criam que flamengo é o maior time do brasil, onde . naquela época o inter até queria disputar o quadrangular mas foi ameaçado a ser expulso do clube dos treze vejam que até hoje ninguém do inter se pronucia sobre isso afinal todos sabiam que haveria cruzamento na reta final e se tivesse sido só com times do eixo rio-sp esse cruzamento teria acontecido mas como envolveu o maior clube do nordeste ainda há essa polêmica não tem discussaõ o SPORT é o
    CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E ESTÁ REGISTRADO E ACABOU.

  9. Eu já repeti a exaustão que em 1987 não houve campeão brasileiro. Houve sim dois módulos, verde e amarelo. O verde foi vencido pela carniça da Cidade Maravilhosa, maior praga do futebol nacional, vulgarizado de flamengo. Já o amarelo foi vencido no par ou ímpar pelo maior trapaceiro do N, NE e CO do país, a carniça do mangue, vulgarizado como sport.
    Isso é fato,nada mais a declarar.

  10. Exemplo atual do mesmo caso de 1987 :A Copa do Brasil 2013..
    em plena disputa ,recebe os times que fracassaram na Copa Libertadores:
    Quem cria esses monstrengos é a Propria CBF.!!!
    Existe essa Aberracao em pleno seculo 21 e a imprensa moloide,debiloide nao faz um comentario sequer……!!
    caso parecido com os modulos verde amarelo (1 divisao)
    azul(segunda divisao )
    segue abaixo para quem ,de boa fe sabe ler,e interpretar textos ,pelo menos…hehehehhehehe
    “deferida pelo Exmo. Sr. Juiz Federal da 6ª Vara do Estado de São Paulo (esta ação não foi ajuizada pelo SPORT), suspendeu a eficácia das aludidas normas. Por isso, coube à CBF aprovar o Regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, acatado pelos clubes participantes, na ocasião das respectivas inscrições. Esse Regulamento determinou, no seu Art. 2°, que 32 clubes participariam da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, divididos em duas chaves, chamadas Módulo Verde e Módulo Amarelo. Além disso, estabeleceu, no parágrafo 2° do Art.6º, que o Campeão e o Vice de cada Módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de Campeão e Vice-campeão Brasileiro de 1987, e a Classificação para a Taça Libertadores da América, no ano seguinte.

    Classificados, pelo Módulo Amarelo, Sport e Guarani e, pelo Módulo Verde, Flamengo e Internacional, a CBF determinou data e horário das partidas previstas no Regulamento. Flamengo e Internacional, porém, negaram-se a ir a campo. SPORT e GUARANI disputaram, então, o final do campeonato, em duas partidas, que consagraram o SPORT Campeão Brasileiro e o GUARANI Vice-campeão de 1987.”…
    PT.SDS!!!!!!

    Quanto ao pessoal q sente odio pelo Sport:

    Primeiro ganhem pelo menos uma serie D pra poder se habilitar a conversar com Torcedores do Maior clube do Norte-nordeste-centro-Oeste!!!
    O caso atual,do Nautic: a Vergonha vergonha do seculo 21!!
    humilhado, roubado pelos diretoes, rasgando dinheiro que receberam!!! um clube pobre coitado,nao tinha estrutura pra querer se meter com os Grandes clubes do Futebol Brasileiro!!!!
    Parece o casode póbre querer ir em festa de Gente RICA e esnobe,nunca da certo!!!

  11. para com isso cadu, em 87 não houve 2 divisão. houve 2 grupos de uma única divisão dividida em módulos,campeão e vice de cada módulo disputariam o título num quadrangular final e a globo entulho da ditadura mandou o framengo não entrar em campo, o framengo foi na onda e quebrou a cara como todo mundo que come corda da globo se enforca. o resto é injúria jornalística sistemática do entulho da ditadura globo e seus capachos da ed.abril, estadão e folha de sp. injúria esta que o sport vacilou até hoje em não acionar judicialmente em todos os níveis reparação bilionária a esses 4 grupos de mídia por dizerem por mais de 20 anos sem provas oficialmente em seus veículos que o framengo foi campeão de 87. o sport deveria tbm obrigar esses 4 grupos a pedirem desculpas públicas ao leão da ilha em rede nacional à luz do regulamento daquele ano e publicarem na mesma quantidade que publicaram inverdade do framengo campeão, publicarem o real e único campeão de 87 sport clube do recife! o maior do centro-norte!!!!

  12. A mentira repetida à exaustão se transforma em verdade?

    Será mesmo, um dia, que o Brasil vai acreditar que um time que disputou a 2ª divisão de 1987 pode ser considerado campeão brasileiro daquele ano?

    Oh, oh, oh, quanta ingenuidade.

    O Brasil é muito maior que a ilha-da-fantasia.

    O Brasil sabe que o Flamengo ganhou dentro de campo o título da Copa União, o Campeonato Brasileiro de 1987.

    Já o Título Denorex ficou para o declarado campeão da 2ª divisão daquele ano…

  13. Cássio, n resta saber.. O Flamengo tem 4 réplicas da taça das bolinhas, pois n ganhou em 1987.. Só o troféu da copa união..

  14. Quem são os rubro-negros pernambucanos para falarem dos rubro-negros cariocas? A única diferença é que são todos rubro-negros!!! Denunciar as falcatruas do Flamengo e omitir as próprias é algo eivado de hipocrisia. Quando comecei a acompanhar o futebol pernambucano no ano de 1975, os rubro-negros pernambucanos estavam há 12 anos sem vencer um campeonato. Aí foi lançada a campanha: “SPORT 75, 20 VEZES CAMPEÃO”. Quem foi ao estádio dos Aflitos, viu a “FALTA” marcada pelo árbitro que presenteou o Sport com o gol daquele título. Eu estava lá e vi o dedo e o sopro do gatuno em ação. O “TÍTULO” brasileiro de 87, não é necessário que se diga nada… Sem se falar no suborno para que fossem convocados jogadores do Sport para a seleção brasileira !!! Moral da história: “QUEM TEM RABO DE PALAHA NÃO TOCA FOGO NO DOS OUTROS”.

  15. Bom, dai a César o que é de César!

    Não podemos fugir da realidade que o titulo de 1987 é do Sport Club Recife, isso que o diga o nobre amigo do Esporte e apresentador do programa Terceiro Tempo Milton Neves! Fazer biquinho ou beicinho, ficar com raivinha, ciúmes ou querer ganhar no grito não vai adiantar, houve uma regra, houve um regulamento que deveria ser cumprido pelas equipes, se algum time deixou de cumprir o regulamento achando que tem o poder de decidir como deve ser, está completamente enganado com a decisão! É pra jogar e decidir nas 4 linhas, é pra competir pra ter dirito a taça das bolinhas que a de 1987 pertence ao Rubro Negro de Pernambuco, Sport Club do Recife.

  16. Sou Campeão Brasileiro Série A de 1987, e se você INVEJOSO TRICOLOR ou INVEJOSO ALVIRUBRO está com raivinha……….. lembre se eu também sou Campeão Brasileiro Série B de 1990, Campeão da Copa do Brasil de 2008, Tera-Campeão da Copa do Nordeste de 1968, 1970, 1994 e 2000 e tenho 39 campeonatos Pernambucanos…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. O PAI DE tonisena é o JUMENTO DO QUAL ELE FALA.
    QUEM GARANTE ISSO É A MÃE DELE!

  18. olha kajuru ali na farra do leão campeão brasileiro de 87!!! grande kajuru, saudoso kajuru registrando na festa do rei leão da praça da bandeira!!! salve o leão neerlandês do norte!!!

  19. framengo é uma fraude, mais uma fraude da máfia do entulho da ditadura rede globo. até a década de 70 o framengo não existia nem na sua região nem nacionalmente. se a polícia federal fizesse uma investigação séria anularia os títulos de 80, 82, a libertadores de 81 e o mundial de 81 já denunciado pelo goleiro do liverpool de 81 em 2011, que disse claramente em entrevista que foi subornado junto com outros jogadores do time e ainda disse em tom de ironia: “vc acha que eu levaria gols tão fáceis daqueles se não estivesse comprado”… já no brasileiro de 80 o coitado do atlético-mg foi a vítima da globo, da cbf via comissão de arbitragem,o juiz claramente viciado e subornado pra prejudicar o galo, o alvo era expulsar o éder e reinaldo por qualquer motivo e ainda anular gols e jogadas legais do galo, foi assim no brasileiro de 80 e na libertadores de 81.a libertadores de 81 foi igualmente comprada, o juiz aragão saiu com novo sobrenome de campo: de aragão para MENGARAGÃO. já em 82 o sport foi criminosamente roubado pelo juiz em plena ilha nas oitavas num anulamento de gol escandaloso q o juiz inventou que a bola saiu a mais de meio metro da linha de fundo.nessa levada o framengo foi a final com o grêmio e o andrade em pleno olímpico deu uma cortada a lá giba na linha de gol com raul plasman caído no chão e o juiz além de não marcar o penalti nem de expulsar o andrade, disse que a bola tinha sido tirado pelo raul plasman(kkkkkk). e assim esse tal clube grande foi campeão mais uma vez. só q em 87 a máfia brigou entre si e o sport acabou com a festa, e moralizou o futebol brasileiro bravamente em campo e amparado no regulamento assinado pelo próprio framengo e que depois quiseram virar à mesa, mas já era tarde demais: SPORT O PRIMEIRO CLUBE DO CENTRO-NORTE A SER CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL! libertadores em 1988 e : A VIDA A GENTE VIVE PRA VENCER, SPORT,SPORT UMA RAZÃO PARA VIVER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*