As duas Taças das Bolinhas nas mãos do Sport

Sport com a taça das bolinhas em 1988, celebrando o título brasileiro de 1987. Crédito: Arquivo DP/D.A Press

Há uma confusão histórica acerca da famosa Taça das Bolinhas.

O clube campeão tem ou não a posse do troféu?
Que taça é aquela ainda guardada no cofre de um banco no Rio de Janeiro?

Voltemos um pouco no tempo para esclarecer essas dúvidas…

O tradicional troféu, oficialmente chamado de “Copa Brasil”, foi criado em 1975, num oferecimento da Caixa Econômica Federal. Obra do artista plástico Maurício Salgueiro, com 60 centímetros e 156 esferas, sendo uma de ouro.

O troféu tinha um regulamento próprio para a posse. No caso, o clube precisaria ser tricampeão, com conquistas seguidas, ou penta, de forma alternada.

Brasileirão de 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Arquivo/DP/D.A PressE assim durou a história da taça das bolinhas até 1992. No período, todos os times ergueram o belo troféu ainda no gramado, após as grandes decisões.

Após toda a festa, era preciso devolver o troféu à CBF, que a cada ano dava outro em troca. Uma réplica da taça das bolinhas, em dimensões menores.

Em fevereiro de 1988, todo o elenco do Sport se reuniu no Recife Antigo, na beira do Rio Capibaribe, para mais uma foto do título sobre o Guarani. Na cena, uma raridade no arquivo do Diario de Pernambuco, os dois troféus nas mãos dos leoninos, o original e a réplica oficial. O menor, como se sabe, segue na Ilha.

Já o troféu original saiu de cena em julho de 1992, quando o Flamengo foi campeão brasileiro mais uma vez, superando o Botafogo. O Rubro-negro carioca alegava ter sido aquela a sua quinta conquista.

Como o notório imbróglio de 1987 seguia no tribunal – a decisão da Justiça Federal, por exemplo, só viria em 1994 -, a CBF resolveu instituir um novo troféu no ano seguinte. E a taça das bolinhas, a maior de todas elas, foi esquecida.

Por isso, em discussões como “o troféu está na Ilha”, “o troféu está na Gávea”, ou “o troféu está no Morumbi”, saiba que todos os torcedores estão certos. Só resta saber quantas réplicas cada um ganhou entre 1975 e 1992…

Brasileirão de 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Arquivo/DP/D.A Press

35 Replies to “As duas Taças das Bolinhas nas mãos do Sport”

  1. Pingback: Ariano repete ideias da Taça das Bolinhas e da Libertadores, com réplica e placa | Blog de Esportes

  2. então quer dizer que a suposta TAÇA DAS BOLINHAS seria a taça do título de 1987 e o troféu que está na ilha do retiro é apenas uma réplica?

  3. Veja a diferença entre time grande e time pequeno: A torcida da Barbie está muito triste por que o time caiu para a serie B, e não queria; A torcida do único campeão brasileiro do estado está apreensiva, pois não quer permanecer na serie B, haja vista o desejo de ir para a serie A; A torcida do time pequeno está eufórica com a possibilidade de um dia, quem sabe, se houver jogo, subir para a serie B. Serie D é luxo.

  4. 1987 ?! SPORT não foi campeão de FATO , foi de Direito !
    a CBF, a Globo e seus patrocinadores deram uma brechinha num regulamento indigno de uma verdadeira liga de dominó lá de “São João das Cucunhas” !
    Sport eterno freguês do Santinha !
    Tri vice dentro da ilha do Suspiro, e comemorando seu aniversário,
    e no dia das mães !

  5. Eu so quero saber ,hehehehehheheheee:

    No O dia 32 de fevereiro de sao NUNCA qdo o nacruii ganhara algum titulo de EXPRESSão…hehehehehhehehehehehe
    Como eles nao chegam lá..ficam querendo dizer algo
    sobre o Poderoso SPORT!!!

    O Sport é o unico clube de Pernambuco, com Imensa torcida,Titulos nacionais,Regionais,Locais ,Centenario e com Imenso patrimonio! e em Evolucao Patrimonial!!!!!

    TUDO ISSO JUNTO!!!!!!!!!

    Otarios invejosos e cachaceiros!!!!!!!

  6. Dá vontade de rir vendo esse jogador do ixport levantando essa taça!!
    Isso é comédia é!!!!!! rsrsrssrsrsrsrsrssssrrsrs

  7. Acredite se quiser……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Timeco que não jogou com nenhum esquadrão da série “A”, pode ter sido campeão brasileiro dessa mesma série? Pode? Pode?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Campeão é o MENGÃO e o resto é resto.
    Agora, na Caixa Econômica Federal do Rio está guardada a taça de 1987 e o ipót recebeu uma DENOREX, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. O que podemos dizer uma coisa dessa situação toda. DEMOCRACIA!

    O mesmo direito que os times considerados e escolhidos como Grandes pelos PATROCINADORES têm de serem campeões brasileiros, os times considerados Médios ou Pequenos também têm. O DIREITO É IGUAL!!!!!!!!!!! È simples. Santa, Sport Nautico, Bahia, Vitoria, Flamengo, Guarani, AMerica-RJ ETC ETC …. todos tinham IGUALMENTE direito de competir pelo titulo brasileiro. Se vão ganhar, aí é outra conversa. O DIREITO ERA IGUAL E CONQUISTADO DENTRO DE CAMPO. CHAMA-SE DEMOCRACIA!

    Sei que Tricolores e Alvi-rubros não tão muito ligando pra isso, só querem Ganhar pra o Sport e Pronto. Por isso é bom um posicionamento melhor e mais firme dos jornalistas com relação a isso.

    Como foi feita a justiça. Não interessa! Mas tem que ser feita a justiça. Que nem sempre é justa, assim como o futebol! Se o Sport enfrentou times mais fracos, POUCO IMPORTA, ELE TINHA O DIREITO DE SER CAMPEAO ASSIM COMO OS OUTROS. Esse é um ponto.

    No outro ponto, discutimos que, FOI ASSINADO O TIMBRADO AUTORIZANDO O REGULAMENTO, A DECISÃO FOI UNANIME. ACABOU-SE DE NOVO! O Sport venceu em todos os APARATOS! Não tem volta.

    É triste saber que existem pessoa INCOMPETENTES intelectualmente (que não vão entender nem isso que eu escrevi) que caem na historinha contada por GLOBO. História bonita é pra criança domir, E vocês não são crianças, são adultos. Tratem a vida como gente grande, se não, vão ficar exatamente como já estão. E sei que vocês não querem, certo?

    VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*