Prejuízo bilionário dos clubes brasileiros, mesmo com os supercontratos

Ranking da Pluri Consultoria sobre as finanças dos clubes brasileiros de 2007 a 2012. Crédito: Pluri Consultoria

Apesar dos enormes contratos com a televisão e dos novos formatos de patrocínio, os principais clubes do país seguem acumulando prejuízo. O défict entre 2007 e 2012 foi de R$ 1,77 bilhão, segundo o estudo da Pluri Consultoria. A análise traz dados dos 23 clubes de maior faturamento no Brasil.

Para se ter uma ideia, dos 138 balanços analisados, 98 apresentaram perdas. Dos 23 clubes, apenas cinco lucraram nos seis anos. Entre eles o Sport, na 5ª posição, com 7,3 milhões de reais, resultado direto do saldo positivo de 23 milhões no balanço de 2012, o maior da história do clube, apesar do descenso.

Já o Náutico, o outro pernambucano listado, aparece em 8º lugar. No entanto, com um resultado negativo de R$ 13,2 milhões. O Alvirrubro, aliás, não terminou o ano com fôlego financeiro nenhuma vez. No “melhor resultado”, em 2009, teve um prejuízo de R$ 200 mil. O Santa, apesar das multidões acumuladas nas Séries C e D, não apareceu. O retorno à Série B certamente deve mudar o patamar econômico do tricolor para os próximos estudos.

A avaliação geral da consultoria: “Os resultados mostram o total descaso com a boa gestão financeira e evidenciam que qualquer tentativa séria de Fair Play financeiro deve não apenas garantir o pagamento de salários e impostos, mas também limitar os prejuízos crônicos dos clubes, causa principal do enorme endividamento. Caso contrário teremos um Fair Play financeiro à Brasileira”.

Ranking da Pluri Consultoria sobre as finanças dos clubes brasileiros de 2007 a 2012. Crédito: Pluri Consultoria

5 Replies to “Prejuízo bilionário dos clubes brasileiros, mesmo com os supercontratos”

  1. ESQUEÇAM AS COTAS DE TV EU QUERO SER SÓCIO!!!

    Com o acesso para Série B!!! o Santa Cruz chegará a marca dos 30MIL Sócios em dia!!! e concerteza teremos sempre as arquibancadas Inferiores do Arruda Lotadas e continuaremos Sempre a ter o Maior Público do Brasil!!! poderemos ter um elenco mais qualificado e concluirmos o CT!!!
    você torcedor Coral é contribui para o seu clube!!!

    Avante Santa!!! Rumo aos 30MIL sócios!!!

    A Torcida Maior e Mais Apaixonada do Brasil!!!

  2. Ô Galileu, o Sport é membro do clube dos 13, por ter relevância no cenário nacional. Se o teu clube de terceira/quarta não tem importância alguma, problema de vocês. Os presidentes que passam ali no canal embolsam o parco dinheiro que o time arrecada. Quem sabe, um dia, talvez, teu time consiga conquistar um título de nível nacional, nem que for de terceira ou quarta divisão. Já que chegou na final e foi vergonhosamente derrotado pelo importante TUPI(MG).PST!!!

  3. Amigo Galileo,
    A cota de televisão faz parte da receita de qualquer clube do mundo, agora é preciso ter a marca(camisa) forte….vivemos no mundo capitalista..Qual empresa de grande porte vai querer patrocinar um clube na 3º ou 4º Divisão??até mesmo na 2º divisão…?

    Sem mais

  4. Muito fácil ter lucro com a mamatinha da Globo enchendo os cofres do Sport de dinheiro. Quero ver é fazer futebol sem pertencer ao câncer do futebol brasileiro, que é o Clube dos 13. E olhe que ainda tem time que faz parte dele e consegue cair de divisão… Isso sim é incompetência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*