Os estádios pernambucanos em preto e branco

Em tempos de Arena Pernambuco, com o já famoso Padrão Fifa, os demais estádios do futebol local ficaram alguns degraus abaixo. Entretanto, os quatro maiores palcos têm muita história para contar. Nos jogos realizados, claro, e nas várias caras que Ilha do Retiro, Aflitos, Arruda e Lacerdão já tiveram.

Sim, pois se a arena em São Lourenço da Mata foi inagurada com a sua versão definitiva, os demais estádios receberam inúmeras ampliações até os formatos atuais.

Ilha do Retiro – 1955

Inaugurado em 1937, o estádio do Sport recebeu seus primeiros degraus no ano seguinte. Para o primeiro Mundial no Brasil, em 1950, a reforma foi completa, ampliando a capacidade para 20 mil pessoas. Cinco anos depois, no cinquentenário do clube, mais dois lances de arquibancada foram erguidos.

Ilha do Retiro em 1950, antes da Copa do Mundo. Foto: Arquivo

Aflitos – 1968

O estádio alvirrubro, em atividade desde 1917, recebeu a sua grande reforma na década de 1960, quando todos os setores da arquibancada foram erguidos. No ano do hexa, o Eládio apresentava um formato que duraria até 1996, quando passou por uma remodelação, até 2002.

Estádio dos Aflitos em 1968. Foto: Arquivo/DP/D.A Press

Arruda – 1970

Os primeiros jogos do Santa Cruz em seu estádio, que sucedeu o velho alçapão coral, no mesmo terreno, aconteceram em 1965. Até em 1972, o José do Rego Maciel ganharia o seu primeiro anel completo. Foram etapas paulatinas até a Copa da Independência. Dois anos antes da Minicopa a capacidade já era de 20 mil pessoas.

Estádio do Arruda, ainda em obras, em 1970. Foto: Diario de Pernambuco/arquivo

Lacerdão – 1977

Antes da denominação “Luiz Lacerda”, o estádio do Central foi chamado de Pedro Victor de Albuquerque. Nada de tobogã ou arquibancada superior de cadeiras alvingeras. O palco caruaruense era bem acanhado, mas já era, naquela época a maior do interior.

Estádio Lacerdão, em Caruaru, em 1977. Foto: Sérgio Pepeu/arquivo pessoal

6 Replies to “Os estádios pernambucanos em preto e branco”

  1. Prezado Amigo
    Boa Noite

    Você a informação de quando exatamente O Estádio Pedro Victor passou a chamar-se Lacerdão, pois sou um pesquisador da história do futebol brasileiro e, faz tempo que tento esclarecer sobre a data exata desta mudança de denominação e as respostas são muitos vagas nos sites em que acessei. Ficaria muito grato se o nobre amigo me informasse uma resposta concreta.
    Um abraço.
    Lourenço Camelo

    Nota do Blog

    A mudança de Pedro Victor (PV) para Luiz Lacerda (Lacerdão) ocorreu em 26 de julho de 1999, após uma decisão unânime entre os 19 conselheiros do clube. Em relação ao nome PV, não encontrei os dados exatos ainda. Em 19 de outubro de 1980, quando o estádio foi reinaugurado após a ampliação (tamanho atual), o nome já era Pedro Vitor. Abraço.

    Obs. Sobre Pedro Victor de Albuquerque, um texto do jornal Vanguarda, de Caruaru: http://www.jornalvanguarda.com.br/v2/?pagina=colunas&id=14&id_not=2116

  2. Tempos que não voltam mais !
    Lembro quando criança passava por fora do Arrrudão.
    Para uma criança dos anos 70 era uma imagem indescritível !
    Anos depois já como torcedor, dentro destes estádios, nada de vandalismos, quebra quebra, enfim, nada de violência organizada !

  3. O PROJETO PRA 2014,E VENDEREM O CT,DO NAUTICO,POIS O CLUBE JA FOI VENDIDO,PRA QUE SERVE UM CT,SEM CLUBE.

  4. Galileo Pisano,

    Acho que estava mais para uma maré alta (altíssima!), mas não uma cheia, até porque o gramado não estava alagado (por causa de um suposto toró). Parte das regiões da Ilha do Retiro e da Joana Bezerra foram aterradas justamente naquela época. Abraço.

  5. Muito legal a postagem, Cássio. Esses sim são estádios com alma e História. A modernização não é, por si só, sinônimo de melhoria na vida das pessoas. Pena que nem todos entendam isso. Em tempo: na foto da Ilha, estamos diante de uma cheia? Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*