A maior onda da história, surfada por um pernambucano

Carlos Burle surfa onda de 30 metros em Portugal. Crédito: Youtube/reprodução

O surfista pernambucano Carlos Burle, de 45 anos, teve durante um bom tempo a marca de maior onda surfada no mundo. Perdeu o status em 2011. Para recuperá-lo, ele foi ao mesmo local do recorde atual, estabelecido por Garrett Mcnamara, com uma montanha de água de 30 metros de altura.

Na Praia da Nazaré, na região central de Portugal, Burle encarou uma onda gigante, como pode ser visto nos últimos 25 segundos do vídeo abaixo.

Dia de recorde? Provavelmente, mas a altura da onda só será confirmada em 2014. Além disso, Burle ainda teve um dia de herói, ao resgatar a brasileira Maya Gabeira, que também tentou surfar uma onda gigante…

Assista ao impressionante salvamento clicando aqui.

14 Replies to “A maior onda da história, surfada por um pernambucano”

  1. Pingback: 5 Curiosidades | Oceanografia e afins

  2. “Incrível” muito bom ver um ser humano buscar sua superação…pra algo bom!!! Me da esperança de que o mundo um dia vai se tornar um lugar maravilhoso pra se viver…pra todos…é que estamos num momento da história do mundo onde tantas pessoas se utilizam da sua força, conhecimento, esforço pra praticar o “Mal” mas ver imagens como essas, alimentam minhas esperanças no “HOMEM”. Obrigada

  3. Concordo, endosso e faço minhas as palavras do Felipe, dia 29.
    Aprendi a surfar após os 51 anos de idade, o surfe mudou minha vida para muito melhor, é outro estilo de vida, muito ligado à natureza, Deus e tudo que há de bom, inclusive saúde física e mental.
    Quanto ao infeliz comentário do José Júnior, dia 30, tenho a dizer que há muitas pessoas como ele, que não tem conhecimento de causa, provavelmente nunca praticaram algum tipo de esporte importante, logo, não sabem o significado de desafio e coragem. Se ele quiser, pode ver minha entrevista na Record há 2 anos, é só digitar “big z no surf bus” no Youtube e talvez ele compreenda o que eu quis dizer.
    Um grande abraço a todos os amantes do melhor esporte e estilo de vida do mundo.

  4. GRANDE COISA, ALGUÉM SE CUROU DE UMA DOENÇA COM ESSE FEITO? MELHOROU O ÍNDICE ECONÔMICO? AJUDOU PESSOAS PELO MUNDO? NADA DISSO, ENTÃO NÃO SEI A CAUSA DE TANTA EUFORIA!

  5. Apenas uma dúvida. No fim, ele não sai da onda e é derrubado pela espuma, enquanto na do Mcnamara ele sai da onde tranquilo. Mesmo não saindo dela, ele ainda concorre no XXL?

  6. felipe, concordo com vc, entre o tubarão e o ser humano, entre qualquer outro ser vivente e o ser humano, a preferência será sempre a do ser humano. quanto a rede de proteção, considero insuficiente e não 100% segura. acho que o mais seguro,100% seguro é o isolamento de um raio quilométrico da costa recifense por um repelente eletromagnético direcionados aos tubarões e monitorado permanentemente. o tubarão sente um incômodo insurpotável ao se aproximar desse campo e se afasta de imediato.a rede desgasta,uma hora fura,rompe,etc… a pesca do atum e do salmão no japão é feita assim: a embarcação chega, localiza no gps os cardumes e em seguida ligam a sonda eletromagnética que como um teleguiado atraem quantos peixes quiserem. super simples e prático.

  7. Burle, o MAIOR BIG RIDER DE TODOS OS TEMPOS, pernambucano que já surfou nos picos locais nordestão, cupe maracaípe, serrambi…e também faz parte da notável elite do grupo dos mais respeitados na sociedade do surf Havaiana ao lado de Kely Slater entre outros. Homem simples e sério no que faz. Endosso comentário do Leandro Rocha, Aqui o negócio é gostar e supervalorizar o futebol, onde um caderno de jornal que se intitula de ESPORTES (praticamente todos os jornais do Brasil) tem mais de 80% dedicado a matérias somente sobre o futebol. Surfe, ochhh, nem de longe é lembrado… mas tem seu lado bom. Quanto menos divulgado menor o crowd nas poucas praias surfáveis de nosso estado onde a vida de um tubarão vale mais que a vida humana e é politicamente mais vantajoso $$$ construir um estádio de 5 BILHÕES DE REAIS do que investir numa rede de contenção de tubarões para banhistas e surfistas no valor de aproximadamente 20 milhões de reais.

    Essa é nossa pátria amada, brasil !!!!!

  8. Fernando Aleixo,

    Também tive essa dúvida no início. Porém, de fato a onda precisa ser “estudada”, calculando o volume de água, através da análise de fotos e vídeos, pois – como exemplo – não é um salto em altura no atletismo, com o tamanho definido. Assim, a decisão da organização do surfe só será revelada na Billabong XXL Global BigWave Awards, em 2014.

  9. Não entendi o porquê da confirmação da altura levar um ano. Como se dá esse processo, Cássio?

  10. Pingback: Vida News - Pesqueira, PE, Notícias, Vídeos, Fotos, Política, Esporte e Entretenimento.

  11. meu irmão, portugal é foda, quebra altas ondas… ñ é a tôa que um el niño destruiu lisboa no séc.18… o burle tbm, atitude total, em nazaré, maverick, onde for… o burle é a cara do bosco, ex-goleiro do sport e do são paulo né não?

  12. Entendo que isso é uma questão de cultura até, mas atletas sem “ser jogador de futebol”, poderiam ser melhor reconhecido aqui. Esse Burle mesmo é um atleta de primeira qualidade e ainda é pernambucano 🙂 Uma pena que no Brasil só se valoriza jogadores de futebol e em rara exerções jogadores de vôlei. Temos ai o melhor surfista de onda gigante do mundo, um dos melhores surfista do mundo em ondas “normais” (Gabriel Medina, um garoto ainda), na ginastica o melhor do mundo nas argolas, Arthur Zanette, 3 campeões mundias de Judô são brasileiras, temos um destaque atualmente no tennis (que também é pernambucana :)), Teliana Pereira, entre outros destaques que infelizmente não têm seus talentos reconhecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*