Íntegra audiovisual da primeira conquista dourada do Sport

Brasileirão de 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani. Foto: Arquivo

Ao torcedor rubro-negro, uma raridade acaba de ser revelada. Um vídeo com a página mais gloriosa da história do Leão. Como se sabe, a final do Brasileirão de 1987 entre Sport e Guarani foi transmitida ao vivo para todo o país pelo SBT, através das suas 43 afiliadas na época, incluindo a TV Jornal no Recife.

A narração da partida coube a Ivo Morganti, com comentários de Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru. Pois é. Um torcedor leonino gravou a partida com a primeira estrela dourada em VHS e guardou a fita por mais de duas décadas.

Num trabalho em conjunto com o Futuro Sport, o vídeo foi convertido num arquivo digital e colocado à disposição no Youtube, com 2 horas e 7 minutos de imagens raríssimas, que os mais jovens não tiveram a chance de ver. Assista!

Brasileirão de 1987 – Sport 1 x 0 Guarani, em 7 de fevereiro de 1988.

Assista ao vídeo completo da final Copa do Brasil de 2008 clicando aqui.

46 Replies to “Íntegra audiovisual da primeira conquista dourada do Sport”

  1. Paulo Tércio, pra começo de conversa seu time se classificou em cima de um time eliminado pela FIF da competição e ainda mais fantasma (o Betim-MG não existe mais), Portanto seu título de Série C não vale.
    O SPORT é legítimo campeão de 87. Quem afirmou foi a FIFA, tanto é que participou da libertadores junto com o Guarani(o vice) representando o Brasil. O que o Flamengo ganhou foi um torneio realizado pela Globo (além do dinheiro) numa afronta a CBF e á FIFA.
    O Módulo amarelo era um outro grupo da 1ª divisão. Se fosse da segunda, como explicar o Guarani nesse módulo que foi vice no brasileiro de 1986?O time vice campeão é rebaixado pra segunda no ano seguinte?
    Pra vc perceber a capacidade que o Flamengo tem, eles querem rasgar o campeonato do NE, querendo participar porque eles são populares entre os “paraíbas”, rasgando o regulamento, de novo. Então o Santa Cruz pode solicitar para jogar o campeonato da Arábia Saudita. Estranhou?Não foi de lá que vcs ganharam o FITA AZUL?
    Pra terminar, Peça a DUDU DOS OLHOS AZUIS que ganhem esse campeonato pernambucano pra que o seus banguelas votem nele pra presidente. Porque, só o o pernambucano vai salvar vcs da vexame do centernada.kkkkk

  2. Na verdade, não existe parceria entre Santa Cruz e Náutico, mesmo porque o Náutico prejudicou o Santa Cruz na Série B de 2005, evitando que o SANTA CRUZ fosse campeão Brasileiro da Série B daquele ano, quando abriu o jogo para o Grêmio/RS jogando nos Aflitos com 4 jogadores do Grêmio/RS expulsos, e 2 pênaltis marcados para o Náutico, no qual o Goleiro do Grêmio defendeu os dois.

    Quando o Náutico ficou sabendo que a torcida do Santa Cruz estava comemorando o Título de Campeão Brasileiro da Série B 2005, inclusive Carlinhos Bala estava dando volta Olímpica com uma Taça que pegou na sala de troféus do Santa Cruz, simulando a taça do título. O Náutico resolve abrir o jogo pra evitar que o SANTA CRUZ se consagrasse Campeão daquele ano. Nunca mais esqueci daquela sacanagem do Náutico pois eu estava no arruda naquele ano.

    E tem mais, se tem um time aqui em Pernambuco que tem sido beneficiado pelo Náutico chama-se Sport Club do Recife, inclusive agora recentemente conseguiu a classificação para a próxima fase do Nordestão graças ao Náutico. Deveriam dividir a premiação da classificação com o Náutico como forma de gratidão pelos serviços que o Náutico tem prestado ao Sport.

    Toda vez o Náutico abre as pernas e o Sport acaba se beneficiando com os favores do Náutico.

    E tem mais, 2014 é o ano do Centenário do Santa Cruz e quem está atravessando um melhor momento aqui em Pernambuco é o Santa Cruz, Tricampeão Pernambucano, e Campeão Brasileiro da Série C 2013, classificado para a próxima fase do Nordestão 2014 com uma vitória fora de casa.

    É muito estranho aparecer essas manchetes nos jornais divulgando o Sport e principalmente falando de um título que todos no Brasil questionam, que foi esse campeonato bagunçado de 87. É melhor a torcida do Sport se orgulhar do título que conquistou em 2008 contra o Corinthias pela Copa do Brasil e o título da Série B 1990, e das vezes que foi campeão do Nordeste. Porque esse campeonato brasileiro de 1987 foi uma vergonha.

  3. ESSA TURMA DO IPÓT É SÓ SOBERBA. POR ISSO QUE É TRI-VICE NACIONAL, A PIOR CAMPANHA DE UM CLUBE.

  4. Ou, Ramon. O Náutico foi vice-campeão Brasileiro, JOGANDO contra os melhores times do país, no auge de Pelé, Tostão, Ademir da guia(só feras). Ganhamos um jogo, perdemos o outro e uma terceira partida num campo NEUTRO, o Maracanã(pertinho de são paulo), num dia que que caiu uma “tempestade” no Rio.. O cara chutava a bola, a água subia até a cintura. Nosso “Magrão” o goleiro Lula “monstrinho” não pode jogar. Perdemos para o Palmeiras. O que quero dizer é, que não troco o título de Vice-Campeão Brasileiro por uma disputa no par ou ímpar contra o Guarani. Campeão de 87 é uma piada, e de mau gosto. Caso eu fosse Suzy teria vergonha de falar em 87.

  5. Essas porcarias daqui o nacruii nunca fala que” tem mais titulos nacionais do que o Sport, so se limitam a esculhambar tudo vazio!!!!!!!!!!

    O nacruiii é uma piada!!!

    A campanha do nautico nessa serie A é compativel com o tamanho pequeno do clube.

    .Criciuma,ponte,nautic,ipatinga…etc…etc……fluminense ate,pasmem!, vivem de tapetão,meus amigos!!!

    quem nao lembra aquela vergonha que fizeram com fluminense e nautic, tirando eles da serie C e serie B????

    Um clube Grande e estruturado permanece na serie A qdo administrado normalmente..!!(SPORT!) vai alcancar isso fatalmente!!! nos proximos anos..paga em dia ,tem milhares de socios pagantes e 7.000.000 de torcedores no brasil!(aproximadamente ,depende do instituto de pesquisa..)

  6. O Que Realmente faz um Clube ser considerado Grande???

    1-Ter uma imensa torcida(Sport tem isso)
    2-Ter um GRANDE Patrimonio (Sport tem isso)
    3-Ter excelente Centro de treinamento(Sport tem isso e aprovado pela FIFA,com as obras de acesso ja garantidas)
    4-Ter titulos nacionais,regionais,ate Locais(que vai so para o museu,pois vai acabar o Pernambucano na forma que é disputado atualmente,mais dias..menos dias..)
    Um grande Clube é alimentado por titulos!! sem titulos ele definha e Morre!!!)
    Ate o botafogo da Paraiba tem titulos nacioanis,tambem,o Sampaio Correia ..so essas porcarias aqui de recife nao tem nada!!!!

    Obs:essa fofoquinha do nacruii,coitados.., o blablablablabla..nao alimenta nada de REAL!!!!

    Sport um Grande Clube e vivo, para SEMPRE!!
    )

  7. será que ainda tem invejoso que duvida do titulo do grande sport recife?

    como diria o Cap. Nascimento: santa cruz e nautico campeões brasileiro

    NUNCA SERÃO, NUNCA SERÃO.

  8. E os torcedores do gogo colorido se contentam em vencer o sport em estaduais, mas nada de títulos nacionais.

  9. Título de 87 ?? Respeitem o Flamengo. Verdadeiro campeão de 87. Vocês deveriam entender que time grande não perde pernambucano para time de serie d e depois de serie c e depois de serie b.

    Burros.

  10. sport, campeão de 87?????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O sport só é reconhecidamente campeão de 87 em Pernambuco (e, apenas para a torcida lunática deles). No restante da nação é o Flamengo o reconhecido e campeão de fato da série A de 1987. Não há contestações.

    Vamos a um breve comparativo entre o times:

    O Flamengo jogou contra os principais times do Brasil, tais como: Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Santos…

    O sport jogou contra: CSA/AL, Treze/PB, Rio Branco, Inter de Limeira, Bangu, Náutico…

    Times

    Flamengo
    Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade; Ailton e Zinho; Zico (Monstro!!), Bebeto e Renato Gaúcho.

    Sport
    Flávio; Betão, Estevam, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico (DO PARAGUAI); Robertinho, Nando Lambada e Neco.

    Existe alguma comparação????

    Terminada a primeira fase da série B, aconteceu a coisa mais escrota que eu já vi na minha vida: nos pênaltis 11 x 11. O Sport foi declarado campeão do grupo amarelo pela CBF, pois fez a melhor campanha.
    Cruzamento para decisão do título de 87.

    Aos coitados que falam que o sport tinha um timaço em 87, tanto é que perdeu o título pernambucano na “ilha das fantasias” para o Santinha. E ainda foram humilhados quando Zé Neves cravou a bandeira do Santa no meio do campo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. O sr. Roberto Nascimento é um brincalhão. A um tempo atrás um amigo que trabalha em rádio/tv me disse que o sr.Roberto só aceitava rubro-negros em sua equipe do Super Esportes e por essa razão esse meu amigo tinha tido a indicação para trabalhar na equipe rejeitada por ele pessoalmente. A princípio não acreditei mas agora vendo o nível dos profissionais TENDENCIOSOS que trabalham na equipe Diários Associados tenho certeza que foi verdade. O que dizer de sport 11×11 guarani nos pênaltis? Foi a primeira e única vez que uma disputa de pênaltis terminou empatada! Mostra aí o vídeo dos presidentes de sport e guarani invadindo o gramado e tomando o apito da mão do árbitro! Vão ter orgulho do VERDADEIRO e HONROSO título da copa do brasil de 2008. Esse foi verdadeiro e com honra. Conquistado em campo. 1987 foi o aborto do futebol brasileiro. Uma vergonha pra Fifa e pro mundo! Times do meu Nordeste infelizmente só tem chances na copa do brasil mesmo pq em pontos corridos jamais seremos nada! Esse é o plano da CBF e do clube dos 13 (outro grande aborto do futebol brasileiro)
    Brasil, terra de mentirosos, ladrões e alienados! Lugar onde uma mentira dita 100 vezes torna-se verdade. Pode censurar meu comentário sr. Roberto ou babões de plantão. Eu sei que democracia passa longe aí no Super Esportes.

  12. me perdoe zirpoli por qualquer excesso, prometo que é o último post, é que a história do flamengo está intimamente ligada à da globo, e o cinismo dessa emissora e a sensação de impunidade que ela e seus donos têm é odienta, profundamente odienta pra minha geração e pra todos que amam pernambuco e o sport infinitamente e incondicionalmente como eu. a mineira que estudou a verdadeira história do flamengo chama-se dra. marizabel kowalski da universidade de ed.física de viçosa-mg. de 1977 a 2010 ela mostra com provas a origem do flamengo, da sua torcida e de seus títulos. aqui um resumido video da máfia que construiu essa imagem exageradamente fraudulenta do flamengo, http://www.youtube.com/watch?v=4dARNDmquL0

  13. que louco edu cesar, que fato oculto esquisitíssimo acometeu ao silvio santos no dia que o sbt transmite a verdadeira final do campeonato brasileiro de 1987… esquisitíssimo isso…a tecnologia anda exageradamente avançada há muito tempo,o psicopata cibernético oculto brinca de deus em algum ponto do planeta. guerras químicas,biológicas,vírus por correspondência,etc… sabotagens dolosas feitas à luz do dia e a qualquer hora com aparência de coisa normal, acidental, involuntária… desde que einsten decifrou os campos magnéticos não existe mais privacidade nenhuma, pela atmosfera tudo se propaga eletromagneticamente sem o auxílio de fio nenhum de forma invisível e acima de qualquer suspeita, hipnose cibernética, satélites e computadores potentíssimos vasculham e induzem qualquer mente como um teleguiado, como uma verdadeira marionete cibernética… e o povarel sonambulando como diria chico buarque… “recife, um satélite na cabeça”…

  14. ahhh… eu não podia deixar de agradecer ao SBT, pelo registro oficial do único e campeão de direito do brasileirão de 1987, muito obrigado SBT! ahh, altas gatas do sport em campo, de bikini asa delta, hummm, anos 80 total…

    ps: adrikurt!!??? isso é nome de gente !?? qual é a desse troll cariôco, além de ser covarde,um sintoma típico de flamenguista,pois não se identificou, vem no blog do cara atacar com discurso xenófobo, e ainda pra defender um time de mafioso de tv,com títulos vergonhosos construídos à base de suborno de comissão de arbitragem, suborno de adversários,bicheiros, cartolagem corrupta,lama total… não é só 87 não que o flamengo não tem, quase todos ou todos os títulos do flamengo na década de 80 foram fraudados,nem penta o flamengo é de fato. existe um documentário fantástico de uma acadêmica mineira que mostra toda a sujeira montada pela rede globo ou entulho da ditadura pra massificar o flamengo alienando o país inteiro e o aparelhamento da cartolagem do futebol e da arbitragem por ela pra doar títulos ao flamengo que ele jamais ganharia em condições normais. se liga doente mental! vcs torcem pra um time falido, que nem estádio tem, tem uma gávea com arquibancada de circo,devem a deus e o mundo,não tem um título honesto,um time que só faz vergonha e acham que tão torcendo pro real madrid, barcelona…se enxerga alienado,enxerga o quanto ridículo vcs são, só fazem vergonha ao brasil,rj é o umbigo do brasil, tão útil e funcional como o umbigo, só serve pra acumular sujeira… bando de lixo ladrões apoiados por essa emissora criminosa que vai pagar por tudo que fez e faz à pernambuco e ao brasil!

  15. rapaz, o time do sport era muito ligeiro, entrosado, guerreiro… pensando bem o flamengo fez certo em fugir, não tinha time pro leão não em 87, quem viesse morria, os cara tudo faceiro, ligado… era lapada certa… se bem que o flamengo só entra em campo com tudo certo, ou seja, tudo previamente certo e subornado e combinado pra ele ganhar… obrigado flamengo! 87 é nosso!!! pelo sport tudo!!

  16. “……….NO GRAMADO VENCEU CONTRA QUEM JOGOU
    E NOS TRIBUNAIS DEU EM QUEM FUGIU
    SAUDEMOS COM ORGULHO E DESTEMOR,
    SPORT CAMPEÃO DO BRASIL………”

    “……….QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM OS JUÍZES O NOSSO SPORT É DE FATO CAMPEÃO……..”

  17. O Sport precisa organizar a defesa(Zaga, Volantes e Laterais). Melhorar o posicionamento, os passes e toques de bola, as saídas p/o ataque e se posicionar há tempo de esperar os adversários de frente p/ tentar o desarme. As 13 derrotas e 48 gols tomados são reflexos da desorganização da defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*