De votação em votação, a arena do Sport vai sendo articulada para deixar o papel

Projeto da Arena do Sport. Crédito: Sport/divulgação

Orçado em R$ 750 milhões, o projeto rubro-negro para construir uma arena e um complexo imobiliário na Ilha do Retiro vem sendo uma das grandes batalhas do clube. Há quase três anos o Sport se articula para viabilizar o projeto.

Idealizado em meados de 2007, a arena só foi lançada oficialmente em 17 de março de 2011. Inicialmente seria apenas um estádio, criado pela DDB/Aedas. Evoluiu nos meses seguintes para uma mudança completa nos 110 mil metros quadrados do clube, incluindo empresariais e um shopping, já sob outro escritório de arquitetura e tendo a Engevix como investidora.

Além disso, precisou passar pelo crivo da direção leonina, por uma assembleia de sócios e agora, enfim, pelos colegiados formados pela prefeitura da capital e pela sociedade civil, meio a meio, uma vez que o projeto estava acima do 20 mil metros² de área construída. Bem acima, na verdade. Serão 338 mil m².

Nesta última, em uma análise extremamente lenta, o clube precisou ter paciência. Mas entre ajustes e conversas, o sonho vai se tornando realidade.

Eram duas pautas com instituições metropolitanas. Não houve unanimidade alguma nas votações. Porém, a maioria prevaleceu.

Em 19 de novembro, a Comissão de Controle Urbano (CCU) aprovou por 7 x 4. Agora em 20 de dezembro, na segunda e última comissão, o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) também deu o seu aval, 13 x 5.

No início de 2014 o projeto será novamente votado pelos sócios, paralelamente à busca pelas burocráticas licenças de demolição e construção junto à prefeitura. E o ano da Copa, das novas arenas, deve mesmo marcar o fim da velha Ilha…

23 Replies to “De votação em votação, a arena do Sport vai sendo articulada para deixar o papel”

  1. Pingback: Conhecendo os detalhes da arena rubro-negraBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Aos TRICOCORES rabugentos invejosos, eu desejo um feliz natal de derrotas, desgraças a todos esses amaldiçoados, fedorentos e que o SATANÁS tome conta de todos as suas almas desses sarnentos. Vamos saudar o maior clube sócio- esportivo do Norte e Nordeste e centro oeste do brasil, além da Terra e do Mar. A MAIOR TORCIDA QUE SUPERLOTA CIDADES, AS MINHAS SAUDAÇÕES E OS MEUS PARABÉNS AO QUERIDO E AMADO SPORT CLUB DO RECIFE, ORGULHO DESTA CIDADE.

  3. Jamais deixei de acreditar neste sonho. Ouvi muitos duvidando e tantos outros ironizando. Hoje demos um grande passo para este sonho se realizar. Parabéns a todos os envolvidos diretos neste objetivo, em especial a Gustavo Dubeux, para muitos críticos um oportunista, para mim um grande RUBRO-NEGRO incansável em tornar o SPORT ainda maior. Observem nosso Glorioso hoje como clube bem melhor que a poucos anos atrás, mesmo ele não tendo sido feliz na gestão do futebol. PARABÉNS GUSTAVO E PELO SPORT TUDO!!!

  4. tem que derrbar o chiqueirão mesmo. Aquilo ali já ta dominado pela carniça do arruda. Pena que o tetra não vai ser lá

  5. Vai começar a ser construída em recife, a maior e mais moderna estrutura de um Clube nordestino. O Sport Club do Recife, fundado no dia 13 de Maio de 1905, hoje honra o Norte/Nordeste, com um patrimônio simplesmente fantástico! Seremos padrão FIFA, do CT a Arena. A capital do frevo ganhará mais um lindo ponto turístico. Àqueles que não torcem pelo LEÃO DA ILHA DO RETIRO, se quiserem tentar desdenhar fiquem à vontade: O choro é livre! E hoje, a velha inveja está liberada para entronchar o canto da boca. 🙂

  6. E ISSO AI FERNANDO

    Só posso te dizer PARABENS

    A ILHA DE TODOS OS RUBRO NEGROS VAI DEIXAR SAUDADE , MAIS O PROGRESSO CONTINUA VIVA SPORT CLUB DO RECIFE QUE CARREGA O NOME DA NOSSA ENCANTADORA CAPITAL .

    AVANTE BRAVO LEÃO DA ILHA

  7. 1 que tudo eu desejo um penta campeonato para o çanta cruii, quer um deca campeonato?? quer?? lasquem-se!!!!
    hahahhaha
    Pois o campeonato de pernmabuco so serve de esmola para os desdentados…hehehheheheheh!!!
    2-Nao sei que esse babacas fazem aqui…pois a Arena é do SPORT!!
    3-o aluguel dos 2 predios é do Sport,para algum rubro-negro mais desconfiado..
    4-esta Arena vai detonar ,impulsionar cada vez mais o SPORT!!!tanto quanto os campeonatos brasileiros,segundona,copas do nordeste fizeram!!!!
    Os adversarios comerao poeira,nas competicoes validas Realmente..
    Para o campeonato..pernambucano ja em 2014 escalaria um time misto com atletas sub-20 ,pois o Pernambucano ja era!!!!(fonos penta duas vezes, e ninguem acha nada demais ,inclusive eu…(so serve para os porbres Mediocres!!!!)
    Atencao:canta cruiii , nauticu ,america ,ibis etc…:apos a conclusao da ARENA do Sport vcs podem aluga-la se quiserem!!! ok?? para chamar os seus jogos la!!!!

    e so PAGAR!!!!

  8. Só me preocupo com esses complexos empresariais que estarão dentro do clube, precisamos de maiores esclarecimentos sobre essas questões.
    Não podemos deixar nosso patrimônio se tornar uma propriedade privada!!!

  9. O Sport está de parabéns! Todo progresso é bem vindo, mas antes de demolirem a Ilha do Retiro, lembrem-se que o tetracampeonato do Mais Querido do Nordeste precisa desse palco, e do nosso rival medroso, dono dessa casa. De resto, desejo que seja construída o mais breve possível, pois nós, torcedores do Santa Cruz, guardamos a certeza que teremos muitas alegrias nesse novo palco.

    Atenciosamente,
    A maior torcida do Nordeste.

  10. Parabéns ao Sport pela atitude de não abrir mão da nossa própria arena. Sabemos que eles iriam fazer de tudo para atrapalhar ao máximo a construção desse complexo. Vamos agora correr atrás das novas etapas e dar andamento. PELO SPORT TUDO. Carinhosamente, Mário Tiburcio.

  11. Sou a favor da Arena MAS O NOME ILHA DO RETIRO NÃO PODE MUDAR, HOMERO AGITADOR SAFADO SE METEU NO MEIO E TOMBARAM A SEDE.
    Agora a Arena vai ficar pela metade, pois ela será moderna e a sede uma estrutura de 1900 e lá foi o trem.
    PROGRESSO NAÇÃO – RUBRO-NEGRA,PROGRESSO!!!
    PELO SPORT TUDO.

  12. Com a construção da arena Sport, começa a gestação de um elefante branco na RMR. A arena Pernambuco sem os jogos da maior torcida do estado, esta fadada a ser um monumento a malversação dos recursos públicos.

  13. SALVE OS IMMORTAIS SPARTANOS RUBRO-NEGROS A ARENA\SPORT,E DE TODOS EM ESPECIAL,A TODAS AS TORCIDAS DE PERNAMBUCO.ORGULHO DE PE.UMA RAZÃO PRA SE VIVER.

  14. SE VAI UMA ILHA DO RETIRO HISTÓRICA, PALCO DE GRANDES CONQUISTAS DO GLORIOSO SPORT CLUB DO RECIFE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987,COPA DO BRASIL 2008,COPA DO NORDESTE E CAMPEONATOS PERNAMBUCANOS. A CASA DE UMA NAÇÃO DE TORCEDORES DO SPORT, ONDE INÚMERAS VEZES COMEMORAMOS VITÓRIAS E POUCAS VEZES TAMBÉM CHORAMOS AS DERROTAS. A ILHA DO RETIRO QUE SEMPRE FOI PARA OS ADVERSÁRIOS UM CALDEIRÃO FERVENTE NO QUAL JÁ SABIAM QUE NA ILHA O SPORT ERA QUASE IMBATÍVEL QUE ATÉ CHEGOU A SER CHAMADA PELO GOLEIRO PENTA CAMPEÃO DO MUNDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA DE LABOBONILHA EM ALUSÃO AO ESTÁDIO DO BOCA JUNIORS CLUBE ARGENTINO. A ILHA DO RETIRO QUE TAMBÉM FOI PALCO PARA A PRIMEIRA COPA DO MUNDO REALIZADA NO BRASIL,HOJE LOCALIZADA NA AV. SPORT CLUB DO RECIFE UM ENDEREÇO QUE LEVA TODOS OS RUBRO-NEGROS A IR TORCER PELO SPORT,NUNCA VOU ESQUECER DAS DIVERSAS VEZES QUE O MEU PAI ME LEVOU PARA VER O SPORT JOGAR AINDA QUANDO CRIANÇA EU IA COM UMA BANDEIRA NA MÃO E DENTRO DO ESTÁDIO EU GRITAVA O CAZÁ,CAZÁ E OS GOLS NAS VITÓRIAS DO SPORT.MUITO EM BREVE ESSA ILHA DO RETIRO VIRÁ AO CHÃO SENDO TOTALMENTE DEMOLIDA PARA RESSURGIR UMA NOVA ILHA DO RETIRO MAIS IMPONENTE E MODERNA, CONTINUARÁ ACOLHENDO TODA A NAÇÃO DO RUBRO-NEGRO PERNAMBUCANO,VOU ENCERRAR O MEU DISCURSO COM A SEGUINTE FRASE: VIVA A ILHA DO RETIRO.

  15. Patrocinadores e Investidores vão querer investir no Maior clube do Norte e Centro Oeste e Nordeste do Brasil.
    não sou Eu que falo, mais todas as Pesquisa do Brasil e do Mundo.
    já estava na Hora da Ilha ser demolida, o Terreno é Próprio e não tinha como evitar o Projeto, o Sport vai da um Salto muito grande com essa Arena Multiuso. todo jogador vai querer vestir essa Camisa que é o orgulho de Pernambuco, e aos invejosos cabe ver a Ilha sendo demolida e no Lugar dela um Projeto Sofisticado e Seguro

  16. SOU TORCEDOR DO SPORT, NÃO SOU CONTRA O PROGRESSO, POIS TAMBÉM DESEJO QUE O SPORT TENHA UMA “ARENA” QUE NOS PROPORCIONE CONFORTO. SOU CONTRA DA MANEIRA QUE AS COISAS ENCONTRAM-SE ENCAMINHANDO, VEJO QUE NO FINAL SÓ O CLUBE SERÁ O PREJUDICADO.

  17. Parabéns ao SPORT Club do Recife !

    Esta Arena é nossa !!!

    Digna do maior e melhor Clube do N/NE e Centro Oeste do Brasil !

    Dá-lhe Leão !

    PST

  18. DEUS SALVE O SPORT!!! PST!!! RECIFE GANHA, PERNAMBUCO GANHA, ALGUNS GANHAM MAIS, OUTROS GANHAM MENOS, E PELO SIM E PELO NÃO, O PROGRESSO É FATO A TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*