150 jogadores na temporada recifense

Elencos de Náutico, Santa Cruz e Sport em 2013. Crédito: sites oficiais de Náutico, Santa e Sport

Planejamento. No futebol, a palavra é na prática uma cobrança às diretorias dos clubes, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. É preciso usar bem o dinheiro, na maioria das vezes escasso, para contratar peças qualificadas e ajustar o time.

Muitos jogadores são empurrados por empresários, muitos a contrapeso, além dos custos operacionais das transações, estourando o orçamento. Nos times de massa, a pressão até atrapalha. Alguns atletas são testados uma única vez.

Entre outros inúmeros fatores no tal planejamento, outros nomes para uma mesma posição são contratados a cada três meses. No fim do ano, o balanço costuma apontar bem mais que um time no clube.

Neste ano, por sinal, alvirrubros, rubro-negros e tricolores abusaram da quantidade de contratos assinados. Ao todo, 150 jogadores profissionais entraram em campo ao menos uma vez pelo trio, com informações dos departamentos de fisiologia dos Aflitos, Ilha e Arruda ao Superesportes.

O número é quase suficiente para compor 14 equipes.

63 – Náutico
46 – Sport
41 – Santa Cruz

Coincidência ou não, quem usou menos teve o ano mais produtivo.

O goleiro tricolor Tiago Cardoso conseguiu um feito entre todos esses atletas. Ele jogou todas as 53 partidas da Cobra Coral na temporada.

Quem mais atuou, no entanto, foi o também goleiro Magrão, com 57 jogos. No Náutico, cuja rotatividade foi enorme, Elicarlos ficou à frente, com 51 aparições.

Teve até quem defendeu mais de um grande no ano, como William Alves (Santa/Náutico) e Anderson Pedra (Santa/Sport).

Na sua opinião, qual foi a melhor a contratação do seu clube no ano? E a pior?

5 Replies to “150 jogadores na temporada recifense”

  1. sem sombras de dúvida a melhor de todas foi Neto Baiano, chegou devagar e na reta final rendeu mais que o esperado. Marcos Aurélio e Patrick também Foram decisivos ao Sport Principalmente na reta final.

    A pior contratação do ano para o sport foi Patrick Silva. chegou mas não mostrou para que veio, Claro, ao meu ponto de vista!

    Chumaceiro ao meu ver não teve chance suficiente para entrar nem na lista dos melhores e nem dos piores, jogador novo que tem tanta coisa para mostrar, mas, ainda assim, foi onde o sport jogou mais dinheiro fora.

  2. Ai depois vem cara falar que o problema do futebol Pernambucano são os nordestinos que torcem por times de fora…
    De apoio local os times Pernambucanos não podem reclamar…
    Se preocupar com o time alheio é coisa para medíocre, babaca, animal, enquanto esses merdas tão ai na repressão contra quem torce pra time de fora, os dirigentes tão ai fazendo cagada, roubando a grande dos times. e os jogadores então? hahaha tudo com grana no bolso, enquanto os babacas se preocupam com o time alheio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Reclamão da alienação da globo, + perdem tempo se preocupando com o time alheio, quem é o alienado da história ai? kkkkkkkkkkk

    Futebol = Planejamento

    Um exemplo aqui: Paraná= Estado aonde os mistos reinam, + o futebol local é razoavelmente forte, ao menos vão até onde a CBF/Máfia permite…

  3. Talvez uma boa medida da competencia dos nossos clubes seria saber qual o percentual de jogadores da base constituem esses 150.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*