Início do veto das marcas dos clubes nas organizadas. No Recife, a presença é total

Torcidas uniformizadas Inferno Coral, Torcida Jovem e Fanáutico

O Cruzeiro anunciou uma medida drástica na relação com as torcidas organizadas do clube. A direção mineira proibiu o uso da marca do clube nos materiais produzidos pelas uniformizadas.

O presidente do campeão brasileiro de 2013, Gilvan Tavares, alegou prejuízo financeiro, ao deixar de arrecadar através dos royalties, via licença da marca – ou seja, perdendo para a pirataria -, e também na própria imagem do clube, com as constantes brigas envolvendo supostos integrantes das organizadas, resultando inclusive na perda de mandos de campo.

O clube deve ir à justiça para garantir o direito. A atitude do Cruzeiro, claro, levantou o debate no país sobre a relação clube/organizada, nos termos segurança e receitas.

No Recife, nota-se que as três maiores facções presentes (Inferno Coral/Santa Cruz, Torcida Jovem/Sport e Fanáutico/Náutico) usam os escudos dos times nas camisas à venda nas lojas na cidade e também na internet.

A quebra de patrocínios por causa de confusões nas arquibancadas brasileiras, como no distrato entre Vasco e Nissan, e o possível aumento nas punições nos campeonatos, como a perda de pontos, mostra que a fissura entre o Cruzeiro e a Máfia Azul pode ser mesmo o início de outras rachaduras nessas relações…

Torcida Máfia Azul, do Cruzeiro

6 Replies to “Início do veto das marcas dos clubes nas organizadas. No Recife, a presença é total”

  1. O conceito de organizada em si não é nocivo, afinal o que seriam dos nossos estádios sem organizadas como Treme Terra ou a Timbucana, ou qualquer charanga do Santa? O problema é o conceito que “organizadas” como Fanáutico, TJS e Inferno Coral acabaram encampando: do hooliganismo barato, somado ao lucro da venda de camisas e de aproximação política – quando não intimidação – frente às diretorias, que frequentemente as usam como massas de manobra. Afora isso, essa ideia idiota de “aliadas” (pra não dizer cúmplice), que promovem brigas em dias de jogos (ou as tais invasões em dias úteis, quando nem há partidas sendo disputada). Há anos que o tal cadastro prometido pela Justiça não é feito. A quem interessa tanta protelação? Retirar simplesmente as “becas” da jogada não resolvem, a identificação permanece, e a punição à Jovem, por ex, que aconteceu no começo do ano, foi mais inócua do que água de salsicha. Sem contar que muito desocupado se junta a eles pra cheirar cola, surfar nos ônibus e roubar e sequer entra no estádio. Mas o lema é cantado, né? “Vem pra Jovem, vem roubar, que você vai se amarrar”. Nem precisa comprar a camisa, é só chegar junto.

  2. Esse é um momento de decisão mesmo! A Torcida Organizada não deve acabar. Deveria haver um cadastro de todos junto ao ministério público, terem estatuto e cnpj para ter alguém para responsabilizar! Para ser participante teria que ter uma ficha policial limpa de verdade. Com isso teríamos uma verdadeira torcida organizada!!!!!! Fora os marginais!!!!!!

  3. Saudações Corais!!!
    Sou Torcedor do Santa Cruz e digo que acabar não é a solução!
    Criticar oq a mídia mostra é muito fácil, mas é assim nesse nosso Brasil, melhor corta o mal pela raiz do que tentar achar uma solução!
    ………………VERGONHA…………….

  4. Sou Rubro-Negro, já fui fã da TJS, mais hoje vejo com outros olhos. Acho que não deveria acabar, o poder público, com essa decisão, vai tampar o sol com a peneira, deveria mesmo era prender, afinal de contas não são torcedores, são marginais!!!

  5. Câncer do futebol, tem que ser eliminado pela raiz! ou nossos filhos não terão o prazer de frequentar os estádios. Acaba logo com esses merdas! pst.

  6. tem que botar é pra f. mesmo nesses putos…
    um dos grandes problemas do nosso futebol
    esses babacas estão afastando cada vez mais as pessoas dos estádios, tenho a oportunidade de ir de boa aos jogos aqui em Recife, mais como tenho AMOR próprio, prefiro não ir…
    rádio e tv é oq resta…

    organizadas = lixo do futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*