Mapeamento municipal de torcidas: Caruaru (Plural/2014)

Pesquisa de torcidas em Caruaru, em janeiro de 2014. Crédito: Insituto Plural Pesquisa

Uma pesquisa de torcidas com dados apurados em apenas uma cidade, longe da capital. Tal cenário é bem incomum em Pernambuco. Mas existe.

Várias pesquisas considerando contextos gerais do estado, no máximo com subdivisões – Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão -, já foram divulgadas. Agora, o instituto Plural Pesquisa apostou no mercado da maior cidade do interior, mapeando apenas Caruaru.

Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013, a população da Capital do Forró é de 337.416. Para mensurar o número de torcedores de clubes de futebol, apenas com a primeira opção como resposta, o estudo ouviu 400 pessoas em janeiro.

Os dados mostram a liderança do Sport, como no Recife, mas com uma surpresa na segunda posição. Em vez do Santa, conforme a maioria das pesquisas, está o Corinthians. Já o Náutico, terceiro lugar na escala estadual, figura em 6º. Se no estado o Flamengo tem entre 6% e 8%, na estatística de Caruaru são apenas 2%. Está atrás de três clubes paulistas.

Enquanto isso, os locais Central e Porto apareceram no top ten.

Surpreendeu o alto índice de pessoas sem preferências clubísticas, com 35%.

Confira o levantamento do Instituto Plural com a divisão por sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e bairro clicando aqui.

Plural / Caruaru 2014
Período: 4 a 5 de janeiro de 2014
Público: 400
Margem de erro: 4,9%
População estimada (IBGE/2013): 337.416

1º) Sport – 17% (57.360)
2º) Corinthians – 13% (43.864)
3º) Santa Cruz – 8% (26.993)
4º) Central – 7% (23.619)
4º) Palmeiras – 7% (23.619)
6º) Náutico – 5% (16.870)
7º) São Paulo – 4% (13.496)
8º) Seleção Brasileira – 2% (6.748)
8º) Flamengo – 2% (6.748)
10º) Porto – 1% (3.374)

Outros times- 2% (6.748)
Sem clube – 35% (118.095)

* A soma pode não chegar ou mesmo ultrapassar os 100% por causa com arredondamento, via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Relembre os levantamentos de torcida em Pernambuco feitos anteriormente pelo mesmo instituto, em 2011 e 2013, clicando aqui.

28 Replies to “Mapeamento municipal de torcidas: Caruaru (Plural/2014)”

  1. Bosco vc está falando coisas sem noção. A pesquisa é sobre a maior torcida e não a capacidade de estádio. Preste mais atenção antes de falar algo.

  2. Pingback: Mensurando as torcidas nos embalos das pesquisas políticasBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Desculpa gente mas essa pesquisa de vocês é sem noção. Basta olhar no estádio quem tem maior torcida. Parem de perguntar a um e a outro pois isso não existe. Somem os públicos e divulguem, desta forma vocês verão quem tem a maior torcida do nordeste. O resultado é o Santa Cruz.

  4. Perguntem aos entrevistados que se dizem torcedores do sport o nome do seu estádio, garanto que nenhum deles vão saber dizer os que são do Recife não sabem, imagina esses do interior!! Torcedores de modinha que chegam em shows e eventos de rua e ficam gritando o caza,caza,cazu.rsrsrsr

  5. PORQUÊ?,OS CHORÕES DO ÇANTA-CRUI,TODA VEZ FALAM,A MESMA COISA,QUE NÃO FORAM NAS AREAS HUMILDES,DA CIDADE,ATÉ PARECE,QUE POR LÁ SO TEM TRICOLOR É ?,POR ACASO LÁ NÃO TEM RUBRO-NEGRO ?
    QUER,DIZER QUE NÃO EXISTEM TORCEDORES DO SPORT NAS FAVELAS?PAREM DE CHORAR SEUS INFERIORES.KKKKKKKK

  6. Tem um famoso radialista de futebol, de Caruaru, que diz sem sombra de dúvidas que o Santa Cruz tem a maior torcida na respectiva cidade. Mas isso é uma avaliação pessoal dele! Parece que as parabólicas, tão conhecidas e usadas no interior do Nordeste, estão rendendo bastante para os times do eixo Sudeste/Sul do país. Uma pena para nós, nordestinos!

  7. A pesquisa era para ser feita da seguinte forma.

    Você já foi a um estádio de futebol ? Se sim, informe seu time de coração.

    Caso contrário, não participaria da pesquisa. Está latente que apenas os torcedores de poltrona responderam essa pesquisa.

    Torcida que vai a campo, só tem uma aqui em Pernambuco.

  8. O SPORT sempre em 1o! As pequenas torcidas sempre vão reclamar. Quando é Ibope, dizem que foi comprada, Data Folha, idem, quando é qualquer outra é porque não tem credibilidade. SPORT a MAIOR e MELHOR torcida em qualquer lugar!!!!!

  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    EU QUERO É NOVIDADE, QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM O SPORT É O MAIOR DO NORTE, NORDESTE E CENTO-OESTE. PELO SPORT TUDO!!!!!!!!! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.DÁ-LHE LEÃOOO!!!

  10. Uma vergonha saber q 75% do público pesquisado ñ tem nem o ensino médio completo.

    Agora ñ sei pq a turma chia tanto quando é revelado o resultado de alguma pesquisa.
    Pô sou tricolor, mas sou consciente q a torcida da coisa é maior. Até o início da década de 90 era pau a pau, mas depois de anos desastrosos do Santa junto com os melhores anos da coisa é aceitável q os jovens pendam mais para o time do mangue e, consequentemente, tenha disparado na frente.
    Em relação aos clubes de SP e RJ é até normal q tenha muitos torcedores nas cidades do interior, a TV ajuda muito nessas horas. Ñ a toa o Flamerda tem a maior torcida do Brasil, pois sempre foi o queridinho da maior emissora do Brasil, e agora temos o Cúrintia como outro queridinho,

  11. só que bota fé nesse tipo de pesquisa e vc cassio zirpoli, nem os torcedores da coisa tão botanto fé, realmente fico perplexo com a qualidade e o tipo de pesquisa abordada por vc

  12. Acredito que estão equivocados! Aonde um time o sul tem maior torcida em Caruaru? Isso só está acontecendo pelos mandos de jogos do SANTA CRUZ em Caruaru… Nós temos a maior torcida de Pernambuco e a MELHOR do BRASIL!!!!!!

  13. Elton Muniz, eu sou torcedor do Sport e sou de Recife e concordo totalmente com você. Como Pernambucano que sou e conheço Caruaru, essa pesquisa deveria ser jogada junta com essa empresa no vaso sanitário e depois dar descarga. Porque todo chefe de equipe, quando vai finalizar um trabalho, ele tem a obrigação de verificar os números se fazem sentido e não pegar os relatórios e vomitar como se fossem números que merecessem credibilidade. Oh, que empresa vagabunda é essa “Instituto Plural “.

  14. Essa pesquisa foi muito mal feita. Corinthias com 13%, isso não existe. Que o Sport tem a maior torcida, até ai tudo bem, mas o Central ficar atrás de corinthias e santa cruz, isso tira a credibilidade da empresa. Essa empresa de pesquisa pegou um grupo de estagiários e mandou pra ruas, igual aquelas pessoas que entregam panfletos no sinal, pois querem se livrar o mais rápido possível dos panfletos. Por Caruaru ser uma cidade polo e ter muita gente de outros Estados da região, seria lógico que o flamengo ficasse em primeiro lugar entre os clubes de fora do Estado, mas bem abaixo de corinthias, palmeiras, são Paulo, seleção brasileira, isso é uma prova que essa pesquisa esculhambou com a credibilidade da empresa. Era para os seus diretores pegarem o resultado, analisar, ver que não fazia sentido os números, jogar no lixo, contratar novos funcionários e fazer uma nova pesquisa.

  15. Apesar de outras pesquisas publicadas aqui no Blog do Cássio terem gerado dúvidas embasadas, essa para mim foi a pior de todas. Pode até ser que o time do mangue seja o primeiro, afinal modinha existe em qualquer lugar, seja capital ou interior, mas colocar santa cruz e central atrás desse time paulista é , no mínimo, uma heresia.

  16. Onde foram pesquisar isso? Porque não foram nos bairros mais humildes? NUNCA que a torcida do Sport, Santa e Corinthians são maiores que a torcida do Central em Caruaru. NUNCA! Porque não pegaram 40 pessoas de cada bairro pra fazer a pesquisa? Da até nojo ver uma coisa dessas.

  17. rapaz sou torcedor do sport! o sport como sempre em primeiro no quesito torcida mas a do corinthians em 2 ??? que fosse a do central! mas do corinthians?

    isso não é coisa de Pernambucano (2)

  18. o time mais sujo da história esta em segundo, isso não é coisa de Pernambucano…

    vergonha da porra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*