Copa do Nordeste cada vez maior, agora com 20 clubes

Nordeste

A inclusão de Piauí e Maranhão na Copa do Nordeste era prioridade. Corrigir o erro histórico na composição seria um passo a mais na maturidade do torneio.

Alijados no “mapa” da CBF, tendo que disputar a Copa Norte, os dois estados serão integrados ao Nordestão a partir de 2015. Enfim, a região será plenamente integrada futebolisticamente.

A notícia já havia sido dada por algumas fontes, como as federações estaduais e pelo canal detentor dos direitos de transmissão, o Esporte Interativo.

Restava saber a readequação estrutural. Com 16 clubes, o regional atual distribui três vagas para Pernambuco, três para a Bahia e duas para os demais estados. De antemão, nenhuma federação será sacrificada.

O Nordestão deve passar a ter 20 clubes na primeira fase, entrando dois times piauienses e dois maranhenses – sem convites a times de outras regiões. A informação partiu do próprio presidente do Esporte Interativo, Edgar Diniz, que esteve na Ilha para acompanhar o primeiro Clássico dos Clássicos do ano.

Ao blog, ele confirmou a intenção (e necessidade) de contar com a região inteira.

“A conversa já existe há muito tempo. Não dava mais para aceitar esses dois estados fora. A ideia é aumentar a estrutura da Copa do Nordeste”.

O regulamento seria basicamente o mesmo, com fase de grupos, quartas de final, semifinal e final. São duas propostas na mesa:

1) 4 grupos de 5 times, com 94 partidas e 14 jogos para ser campeão
2) 5 grupos de 4 times, com 74 partidas e 12 jogos para ser campeão

A diferença está número de datas do torneio. No primeiro modelo seriam necessárias 16. No segundo, o número atual, de 12, seria mantido. Porém, neste, apenas três dos cinco vice-líderes passariam da primeira etapa.

A CBF ainda não confirmou de forma oficial a modificação da Copa do Nordeste, mas trata-se de algo já costurado entre clubes, federações e investidores.

Desde já, o apelido Nordestão passa a ser legítimo, no número de estados e clubes presentes…

27 Replies to “Copa do Nordeste cada vez maior, agora com 20 clubes”

  1. Não concordo em sair do Brasileirão e sim fazer um Nordestão séries A e B e transformar os estaduais (falidos em todo o país) em Copas (Copa Alagoas, Sergipe, Bahia e etc) que dariam acesso a série B do Nordestão. Estou colhendo dados para um pequeno relatório e convidando amigos que se interessam pela causa. Nele, consta as provas fundamentais para a tese: dados de média de público dos estaduais e do Nordestão 2013 e 2014, provando que atrai mais torcedores devido ao encontro dos grandes clubes do nordeste; atrairia mais patrocinadores e mais verbas; os times nordestinos se preparariam melhor para os brasileiros, visto que o nível do campeonato seria maior que dos estaduais, dando condições aos nossos times de brigarem pelo titulo nacional e não em evitar rebaixamentos (serie A). As séries A e B seriam de 20 clubes. O sistema teria rebaixamento para série B e para as Copas, permanecendo na B os rebaixados da A (2 ou 4 times) mais os melhores da B que não ascenderam, limitando a 11 times. Os 9 restantes seriam os campeões das Copas (estaduais). Assim, quem participasse do nordestão, não participaria das copas e a serie A seria dois grupos ou pontos corridos, uma vez que teríamos agenda de janeiro a maio, quando começa os brasileirões. Já a série B, que, provavelmente teria times com verbas menores, poderia ser grupos por região próxima, dois grupos de 10 ou pontos corridos também. A ideia é fazer como as séries C ou D do brasileirão por conta dos custos e também porque a maioria dos clubes menores do nordeste participam dessas séries, logo já se habituariam ao sistema do brasileirão. A premiação seria em dinheiro, vagas na Sulamericana, copa do Brasil e etc. Assim como algumas vagas da copa do Brasil para a série B e Copas.

    -Tudo isso é simples de montar e acredito que em 2016/2017 já poderíamos estar dessa forma.

    -Pretendo enviar esse relatório para a CBF, Esporte Interativo (midia ajuda a comprar a briga) e todas as federações do nordeste.

    -Poderíamos fazer um abaixo assinado online sobre o tema para levantar a ideia.

    -Acredito ser uma ideia boa e não tenho interesse nenhum em levar fama por tal, penso apenas que nordeste unido é nordeste forte! E só assim nossos grandes clubes serão realmente grandes, atraindo mais torcedores, mídia, verbas e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*