O Comentarista da Palavra Abalizada

Luiz Cavalcanti. Crédito: projeto experimental O Comentarista da Palavra Abalizada

Um dos maiores nomes da crônica esportiva do estado é o de Luiz Cavalcanti.

O “comentarista da palavra abalizada”, alcunha surgida ainda na década de 1960, acompanhou durante muito tempo o trabalho do narrador Adilson Couto, na Rádio Jornal, compondo uma das transmissões mais populares do Recife.

Seu Lula, de 83 anos, começou a trabalhar no rádio em 28 e novembro de 1952, na cidade baiana de Ilhéus, onde nasceu. Chegou no Recife três anos depois, e até hoje permanece na cidade, com trabalhos em inúmeras rádios – atualmente na Olinda – e respeito absoluto de alvirrubros, rubro-negros e tricolores.

O vídeo de vinte minutos foi o projeto experimental em jornalismo de André Fontes e Ricardo Baroni, na Católica. Um resgate sobre o nosso futebol.

E o bordão clássico… Luiiiiiiz Cavalcaaaaantiii.

Luis Cavalcanti – O Comentarista da Palavra Abalizada from Ricardo Baroni on Vimeo.

7 Replies to “O Comentarista da Palavra Abalizada”

  1. Saudades do Luiz Cavalcanti, seus comentários abalizados fizeram escola e hj na nova geração temos Fred Figueiroa e Cassio Zirpoli em seu projeto podcast viciando os ouvintes que aguardam por suas opiniões e comentários !

  2. Aui quem escreve é o Luís Alves, pernambucano que mora em Brasília, torcedor do Santa Cruz.

    Tira-me uma dúvida:

    Gostaria de saber o nome da música tema de abertura dos Campeões da Bola da Super Rádio Clube de Pernambuco nos anos 80. Acho que é Terra Brasileira?

    Você poderia indicar um link para baixá-la?

  3. O melhor comentarista de PERNAMBUCO…

    Cabral Neto tá no caminho.

    BARBOSA FILHO foi disparadamente o PIOR.. “Comentarista” imparcial, fervoroso torcedor da minhoca colorida.

    BARBOSA FILHO comentando o jogo no pinicão, terminou o 1º tempo 2×0 pro leão e ele só comentava, só falava o que a sarna tinha que fazer em campo, e de forma desesperada.

    Me diverti muito quando BARBOSA FILHO soltou o microfone na mesa e abandonou o trabalho, na hora que BIZU, então jogador do PALMEIRAS fez 2 gols no time dele, lá dentro do pinicão e virou o jogo… A sarna ganhava do Palmeiras até os 40 do 2º tempo… Bizu fez 2 e virou… Acho que nesse dia BARBOSA TRICOLOR FILHO enfartou…kkkkk

  4. Pra quem conhece LUIZ CAVALCANTE e Conheceu Zé Santana, os melhores comentaristas que o rádio Pernambucano já teve, e hoje ouvir os meninos torcedores/comentaristas vermelho preto e amarelo, entusiasmados com o time da “coisa”, é dose ! A imprensa vermelho preto e amarelo de Pernambuco, há muito perdeu a credibilidade.
    VIVA Luiz Cavalcante.

  5. Atingiu a perfeição como comentarista.Nota 10 !

    Ele alem de profundos conhecimentos do futebol,das mazelas, dos bastidores..etc..ele ainda usava muitas vezes um feeling…q era dificil de dizer se nao era Premonicao..sobre os resultados dos jogos..e como o time viria para o segundo tempo!
    impressionante.
    O melhor de todos comentaristas q ja vi.

  6. Emocionante essa matéria com o Luis Cavalcanti, o comentarista da palavra abalizada. Em 1993 quando eu comecei a torcer para o Sport foi na rádio Jornal que pude escutar os comentários imparciais, precisos e inteligentes deste senhor. Parabéns aos responsáveis pelo vídeo, peço que continuem a homenagear estes que sem duvida fazem parte da história de outro da crônica esportiva de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*