A Cidade da Copa já deveria existir. Por enquanto, só no papel

Projeto da Cidade da Copa em 2014. Crédito: divulgação

A Cidade da Copa foi apresentada pelo governador do estado, Eduardo Campos, em 15 de janeiro de 2009. Um projeto faraônico, orçado em R$ 1,59 bilhão.

A construção de uma nova centralidade urbana na zona oeste da região metropolitana da capital pernambucana, a dezenove quilômetros do Marco Zero, teria um bairro de 40 mil habitantes, estádio de futebol, centro de convenções, hotéis, escolas, faculdade, centro de comando da polícia…

Tudo agregado em 270 hectares num rincão em São Lourenço da Mata.

O gasto, que na prática passaria dos dois bilhões de reais, entre recursos públicos e privados, seria aplicado em quatro fases distintas do projeto: 2014 (imagem acima), 2015-2019, 2020-2024 e 2025 (imagem abaixo).

Naturalmente, já estamos no limite do primeiro módulo. Confira as oito diretrizes e as respectivas subdivisões da primeira etapa, com prazo vencido.

1 – Arena Pernambuco e Arena Indoor
2 – Praça de Celebração e zonas de comércio, entretenimento e alimentação (72.000 m²)
3 – Centro de Convenções (9.500 m²) e hotel com 300 quartos
4 – Melhorias na área norte do Rio Capibaribe
5 – Campus Educacional
6 – Instalação de Segurança (Centro de Comando e Controle Integrado)
7 – Radial da Copa finalizada
8 – Grande loja de varejo ao longo da BR-408

Apenas a Arena Pernambuco e a Radial da Copa foram construídas.

Até o momento, a Cidade da Copa, na prática, não existe.

Projeto da Cidade da Copa em 2025. Crédito: divulgação

43 Replies to “A Cidade da Copa já deveria existir. Por enquanto, só no papel”

  1. e quem é que ainda confia em promessa política, especialmente sendo feita por eduardo campos. líder em promessas não cumpridas ou obras inacabadas, por assim dizer! fora 40

  2. A cidade do Recife contemporânea, tem o menor território dentre as capitais Brasileira. No entanto, conta com uma significativa quantidade populacional por grupo de pessoas vivendo na cidade. Para que houvesse equilíbrio quanto a essa dinâmica, o projeto da cidade da copa, seria essencial para oferecer melhores infra- estruturas e distribuição das diversas populações Recifenses por classes A,B,C,D. Todavia, faz-se necessário que haja parcerias no âmbito privado e governamental. Bons exemplos a serem seguidos, foram executados com projetos bem sucedidos em São Paulo com Alphaville e também Salvador. São bairros inteiros sendo construídos , num bum imobiliário nunca visto no estado. Pois bem, Cabe ao governo de Pernambuco, oferecer toda a infra-estrutura, incentivos fiscais, necessário para que a área entorno do estádio Arena Pernambuco, possa se tornar uma realidade imobiliária sólida e bem sucedida. São Lourenço da Mata, é bem mais perto do que outras localidades pelo Brasil a fora. Caso se tenha atitude governamental, juntamente com a iniciativa privada, não a por que temer o fracasso do projeto cidade da copa. Se usarem de criatividade e fizerem novos bairros, aproveitando de forma equilibrada, assim como, respeitando meio-ambiente. Todos os benefícios serão bem vindo ao cidadão Recifense.

  3. Aproveito a oportunidade para parabenizar o “Comentarista leo” pela sua visão e comentários inteligentes e bem humorados. Concordando ou não, respeito uma opinião desprovida de rancores e recalques! Abs.

  4. Putz….Quanta mentalidade “Provinciana” em relação a Localização a “cidade da Copa”!! “Muito longe…”, ” Vai atender só a classe D/C…” “Deveria ser no Arruda..”(imagino como ficaria o transito, já ruim, na localidade).Só pra informar, nas Grandes Metrópoles, Brasil/Exterior, existe uma migração natural para “fora” do Centro, São Paulo há 20 Anos atrás lançou um Empreendimento Privado “distante” do Centro(+/- 60km), Alphaville, Loteamento Classe AA , no lançamento virou Piada, hoje já está no Alphaville 15!!! Sucesso que virou Franquia e está sendo construído um modulo perto da PE-232,e espalhado pelo Brasil a fora!! Também é bom lembrar que o TIP(Rodoviária) foi Privatizada e estava caminhando para um grande fracasso, e com este Projeto audacioso e com a Construção de mais uma estação do Metro, dentro da Cidade da Copa irá revitalizar o toda área!! E falando em “distancia”, conheço alguns “Paulista” que estão trabalhando no Polo de Suape e preferiram morar em Gravatá/Vitória, etc. Algumas obras com Parceria com o Governo, irá impulsionar a migração de Todas Classes(A/B/C/D), Centro de Convenções, maior e bem Localizado, cortado pela PE-232 e PE 480, e BR 101, 10km do Aeroporto!!! Faculdades, Hospitais, Centro Comercial, Empresariais, Residências para todas as classes. Reafirmo…A Arena TIMBU é apenas a Cereja do Bolo, vem apenas para Complementar um Projeto audacioso e com a Visão de quem olha para frente!! Só para Titulo de Informação , Recife tem uma Área PEQUENA!!! Termina na Igrejinha de Boa Viagem, Termina no CEASA, Termina na Ponte da Caxangá, Termina na Escola da Marinha(Olinda),etc. Crescer pra onde?? Acordaaaaaaaaaaaaaaa Província!!

  5. Desde o começo da proposta da construção desta “Arena”, lancei a idéia da mesma ser no Arruda. Os argumentos eram bem plangentes, a construção de um novo bairro supervalorizado, próximo ao centro eliminação de uma área degradada (aliais várias), construção de um centro esportivo e de lazer, um novo shopping reorganizando o comércio local, tudo com o retorno imediato. Hoje, mesmo antes do início da copa já se percebe a desvalorização dos imóveis, justamente pelo atraso das prometidas obras, pela imobilidade enfrentada e principalmente pela falta de pespectivas, antes, durante e depois, os recentes jogos na Arena, já nos mostraram o quantitativo de público esperado (e olhe que há hoje uma curiosidade em conhece-la).

  6. Gente, por favor, está faltando conhecimento dos fatos. É preciso conhecer a proposta para depois comentar.

  7. Investir fortuna em SLM ?? Que retorno garantido a iniciativa privada vai ter?? Haja vista, que a região é de predominância das classes D e C. Tanto é que investimento na cidade da “Copa”, só vende se for Minha Casa, Minha Vida. Não adianta viver de ‘utopia’ querer mostrar um pseudo-aquecimento econômico na localidade. Algo que ainda não existe.. e nem os mais gabaritados economistas garantem ao certo uma previsão quando isso vá acontecer. A cidade tende a ser um: ‘grande conjunto habitacional’ de nível popular, isso sim.. Cidade moderna, luxuosa e com infraestrutura super ‘moderna’, só no papel, na maquete pra ficar bonito aos olhos da população.. O desenvolvimento em SLM tende a ser gradativo, saindo da linha da pobreza, para um sub-desenvolvimento apenas naquele perímetro entorno do Estádio. Tende sim.. a beneficiar mais a cidade de Camaragibe, do que propriamente SLM. Até por que não adianta o governo abrir os caminhos.. e a gestão local não colaborar, ficar administrando de forma precária e sem planejamento.. Enfim, esperem pouco, não esperam algo de alto padrão. Tipo: um shopping a nível Rio Mar, nem um Campus estilo ao que se faz na iniciativa privada, e nem condomínios de alto luxo. É coisa simples.. mas q vai dar moradia a muita gente que vive de aluguel ou tá começando a vida agora no trabalho braçal, terceirizado e operante da indústria (a grande classe trabalhadora). Isso sim.. vamos pensar pelo menos em dar moradia digna a esse povo. Mas vamos deixar de lado a ‘utopia’, a megalomania dos projetos ‘fantasiosos’, que isso é conversa de político e de empresário atrás de possíveis investidores e clientes. Porém até agora de investidor.. só vi gente da gente, pois estrangeiro nenhum, nem turista.. tá afim de arriscar no ‘incerto’.

  8. Quanto ao projeto original fantasioso ou não, se vai ou não ser construido conforme organograma divulgado, sem dúvidas, passa ser uma incógnita, além de cunho político partidário. Sem desejo de profetizar, o pior pode está por vir é essas terras serem ocupadas de forma descontroladas por favelas. Algo comumente visto em terrenos devolutos em Recife e região metropolitana. O descaso na gestão pública com áreas onde surgem favelas com profundos problemas socioeconômicos, assim como, falta de dignidade para com seus ocupantes, sem direito a moradia, saúde, educação, transporte e segurança. Isso sim, cabe atenção de todos Recifense, que urgem por melhorias em todos aspectos.

  9. Se a projeção é para 2100, deveriam colocar como nome dessa cidade fictícia ,cidade pós-copa e nunca cidade da da copa.

  10. Cocadinha de sal,

    Sem problemas, tranquilo. Quanto ao 2020, já estava no post, pois faz parte do terceiro módulo: de 2020 a 2024 (no link há imagem de como ficaria esta etapa).

    Abraço.

  11. Caro e nobre Jornalista Cassio Zirpoli , realmente li o post “en passant”. realmente vc tem razão, mas também com toda humildade dos grandes profissionais, corrigiu e inclui “2020” na reportagem, no mas, mantenho minha opinião!

  12. “Faltou ao nobre Jornalista informar que a Previsão para a ‘CIDADE DA COPA’ ficar Pronta, será para o Ano de 2020!!”

    Cocadinha de sal,

    Acho que você não leu o post… Não vejo outra hipótese.

    Será que não está claro que o projeto foi dividido em quatro fases (2014, 2019, 2024 e 2025)? As imagens de simulação, aliás, foram divulgadas pelo próprio governo do estado.

    Há sim uma versão da Cidade da Copa em 2020. No entanto, a primeira imagem desta postagem se refere ao módulo que deveria estar pronto em 2014. Está no texto.

  13. Quem leva um forum democratico para o lado pessoal, entende?

    todos aqui estão lendo vc…e vendo q vc nao tem conteudo
    so faz atacar..xingar..querendo me humilhar..!
    nao faça isso!

    argumente!,participe!,discorde! enriqueça o debate!!

    Da maneira q voce fala.. esta se comportando como se fosse um mediocre! nao sei se vc é isso–

    so isso.??

    mais um mediocre??

  14. Senhores, plagiando um Filme de terror, Jack o Estripador, vamos por parte! – A Arena Itaipava é apenas a cereja do bolo de um Mega Empreendimento PRIVADO!! O local foi escolhido a “dedo”, uma enorme área “desabitada” sendo cortada por duas Rodovias estadual, PE 232 e PE 480, e nas proximidades da BR 101(5km). Com a visão Governamental será construído um Novo Centro de convenções, sei que todos sabem a importância deste empreendimento, e o Gov. do Estado entrará com toda Infraestrutura, Luz, agua, saneamento, Estradas Vicinais, Faculdades Estaduais e federais, Hospital,UPA,etc..Agora o pulo do gato!!! A Construção da ‘Cidade da Copa” é toda PRIVADA, ou seja, o interesse maior da sua construção não e do Gov. do Estado, e sim das Empreiteiras que ganharão “Rios de Dinheiro”, que não questiono nem recrimino, acreditou no ousado projeto e investiu, que colham os Lucros, nada mais justo! Faltou ao nobre Jornalista informar que a Previsão para a “CIDADE DA COPA” ficar Pronta, será para o Ano de 2020!! Quem viver verá!! Pernambuco dando um salto para o Futuro….

  15. Alguém poderia por gentileza banir o “Leo” dos comentários? Já temos Leos demais no trânsito, nas filas, e etc. Um aqui não dá pra aguentar mais!

  16. Primeiro :a ênfase ,a metafora..são recursos validos na linguagem escrita ou falada.

    Sou Pernambucano,nasci aqui,moro aqui,trabalho aqui..e
    sejam todos bem vindos!!!..
    seja do amapa,amazonia,acre..roraima,rio de janeiro brasilia..isso aqui é muito bom!! carnaval vem aí..!!
    divirtam-se e nao fiquem stressados..
    heheheh
    êsse é o clima amigos..ninguem precisa xingar ninguem..

    Tambem espero estar aqui,e poder dizer que a Referida Cidade esta em pleno andamento.e inaugurada!(quando tiver dinheiro do governo FEDERAL)
    Imagino que a Odebrech ja tenha garantido essa obra…nao tenho certeza
    Essa construtora constroi cidades maiores do que esta.. em canteiros de Obras de usinas hidroeletricas.e Bla,blabla,bla…(Itaparica,Xingo…etc.)e outras grandes obras..
    Um trator de uma Obra dessas o Pneu é maior do que um onibus…kkkk
    Para estas construtoras..uma Obra desse porte..é café pequeno..(uma pequena cidade…) tendo recursos.ja definidos..

    .tenho experiencia..ja vi muita Obra desse porte…

    saudações para todos..todos.mesmo!!!!
    Vou ficar recolhido apartir de agora..pois acho q ja falei tudo..
    fui!!!!>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>!!!!
    Ponto final.(eu ia colocar ” PT.SDS”.. mas,algum recalcado iria logo dizer q sou do PT…putz!!!!)

  17. Cidade da Copa, sera que alguem acredita nisso ?. Morei em Pernambuco recentemente e vi o projeto do TIP, no qual constava conjuntos residenciais e varias outras obras, quase nada foi feito, e ficou aquela rodoviaria no meio do mato, vergonha para o Recife. A Cidade da Copa sera a mesma coisa, ao terminar o evento futebolistico sera esquecido. Quanto a arena, servira para que eu nao sei, pois os dois times que tem torcida terao seus estadios e nao irao jogar la. Se comecarem a botar jogos dos times do sudeste la, acabara o futebol pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*