Cartilha, confraternização e as mesmas ações do MPPE contra as uniformizadas

Cartilha do Torcedor, produzida pelo Ministério Público de Pernambuco

De tempos em tempos, uma mesma medida é tomada pelo Ministério Público de Pernambuco para tentar parar a violência protagonizada por supostos integrantes das torcidas uniformizadas nos jogos de futebol.

O promotor José Bispo decidiu entrar com uma ação solicitando o afastamento das principais facções dos clubes pernambucanos, por um ano. A medida valeria para os estádios na Região Metropolitana do Recife.

A ideia está longe de ser inédita…

A última recomendação do tipo aconteceu em 2012. Relembre aqui.

A própria FPF tomou uma decisão semelhante em 2013. Durou quatro meses.

Ou seja, teremos uma velha novidade, que já se configurou em um paliativo. Seguimos sem avanço no problema central, com investigações e punições de fato aos infratores.

Em 2010, o Ministério Público de Pernambuco já havia lançado uma cartilha de comportamento dos torcedores, com objetivo de informar de forma clara e objetiva os direitos e deveres das pessoas que frequentam os estádios.

A cartilha, com tiragem de 25 mil exemplares, não teve tanto efeito.

Curiosamente, naquela ocasião, o mesmo José Bispo fez uma grande confraternização no MPPE com integrantes das principais uniformizadas, Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico.

Essa dualidade do órgão e de seus representantes também faz diferença

Em vez de cartilhas e recomendações provisórias, bem que o Ministério Público poderia insistir na ideia do cadastro dos membros. E olhe que que as estimativas apontam para até 190 mil membros…

3 Replies to “Cartilha, confraternização e as mesmas ações do MPPE contra as uniformizadas”

  1. essas cartilhasinhas,não resolvem nada e mais um imenso gasto,e perda de tempo.o que resolveria essa baderna,era impor leis severas,e regras duras,tolerância zero. enquanto isso não acontece,o caos e a baderna,vai dando forma a frágil legislação do pais.

  2. CONSIDERO ESTA MEDIDA DO MPP UM PALIATIVO. MAS O QUE MAS ME CHOCOU EM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO FOI A PRESENÇA AGORA DE MANHÃ NO BOM DIA PERNAMBUCO DA GLOBO DO PROMOTOR JOSÉ BISPO, ELE CITAVA AS MEDIDAS QUE TALVEZ SEJAM TOMADAS POR UM ANO E COMO ELE DISSE SE TUDO DER CERTA ATÉ AS 13 HORAS DE HOJE PARA O CLÁSSICO DE LOGO MAIS. DE REPENTE JORNALISTA MARY LANUNCE QUE REPUTO COMO EXCELENTE SOLTA ESTA PÉROLA” MAS PROMOTOR O SENHOR ACHA QUE SÃOP NECESSÁRIAS ESTAS MEDIDAS? E OLHANDO PARA A CÃMERA ELA DISSE, GENTE VÃO TER PAZ. MEU DEUS ESA SENHORA PARTICIPA TODO DIA DAS REPORTAGENS SOBRE FUTEBOL COM O JORNALISTA RODRIGO RAPOSO E ME SAI COM UMA DESSA. JÁ NÃO BASTA O QUE O IDIOTA DO HUGO ESTEVES FEZ.É VERGONHOSO PARA PERNAMBUCO TER UMA TELEVISÃO ASSIM.E VMO VER SE O MPP ACATA A DECISÃO DO POMOTOR. MAS COMO DISE O JORNALISTA EDNALDO SANTOS ESSA SEMANA, EXISTE ALGO DE PODRE NESTE ANGU GANGS ORGANIZDAS E AUTORIDADES. TENHO DITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*